Tabela de precificação: entenda a importância dela para seu negócio

A tabela de precificação é uma espécie de documento que registra valores de serviços e produtos. Com ela é possível alcançar equilíbrio financeiro e manter seu negócio saudável financeiramente.

Em outras palavras, ela guia o profissional na cobrança mais adequada de um produto ou serviço, gerando previsibilidade, competitividade e coerência nos valores praticados.

Benefícios da tabela de precificação

São vários os benefícios da tabela de precificação, veja os mais importantes:

  • Maior exatidão: com ela os valores definidos são sempre praticados, mantendo a exatidão do que deve ser cobrado e minimizando erros e desvalorizações;
  • Mais produtividade: tendo todos os preços tabelados fica mais rápido apresentar o valor ao cliente, proporcionando produtividade na elaboração de orçamentos;
  • Maior competitividade: compare valores praticados pela concorrência, pondere suas experiências e diferenciais e defina valores mais adequados, gerando assertividade do seu negócio no mercado.

Como elaborar uma tabela de precificação?

Qualquer pessoa que saiba usar Excel ou outro software de planilhas poderá elaborar sua tabela de precificação. É necessário pensar quais são os valores conforme serviço ou produto.

Na criação dos preços considere os valores praticados pela concorrência, seus custos, o tempo na criação dos produtos, sua margem de lucros, para chegar aos valores finais.

Crie uma tabela simples no computador: abra o software de planilhas (Excel ou similar). Na coluna (vertical), abaixo da letra “A”, digite seus serviços ou seus produtos. Na “B”, coloque os valores na frente de cada produto ou serviço digitado abaixo da coluna “A”.

Agora, veja como criar a tabela de precificação simples no celular: no seu aplicativo de bloco de notas, clique na opção inserir tabela. Digite seus serviços ou produtos na primeira coluna, e na coluna ao lado insira os valores mais adequados na frente.

Alguns sites possuem formatos pré-definidos para tabelas, o que é um diferencial e gera um toque profissional à sua tabela caso você precise apresentar aos seus clientes.

Se julgar importante, faça um esboço manual primeiro, assim terá mais segurança na hora de criar a planilha.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu como é importante ter uma tabela de precificação definida, os benefícios que ela pode proporcionar ao seu negócio e gerar mais segurança ao seu negócio.

Aprendeu também o que considerar na precificação (custos, margem de lucro, etc) e como gerar uma tabela simples através do seu computador ou celular.

Post anterior: O que é cartão corporativo: esta modalidade pode ajudar seu negócio

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais