Como economizar gasolina? 6 dicas para driblar os preços!

Quem trabalha todos os dias e precisa utilizar seu veículo sabe: o preço do combustível está pesando no bolso e trazendo muita dor de cabeça. Não à toa, uma das buscas mais feitas nos últimos tempos é “como economizar gasolina?”.

É claro que não há como fugir totalmente desse gasto, mas é possível economizar de várias formas. Algumas práticas são bem simples, basta que a pessoa seja estratégica nas atitudes.

Fato é que não existe nada de ruim que não tenha saída, sempre existem opções. Por isso, preparamos esse artigo com 6 dicas de como economizar gasolina e driblar o preço do combustível. Confira!

6 dicas para economizar gasolina na cidade

Não é de hoje que as pessoas estão tendo dificuldades para lidar com os preços altos na bomba de gasolina. Além disso, não basta apenas abastecer. É preciso também trocar o óleo, fazer a manutenção de pneus e muito mais. 

A boa notícia é que algumas ações podem colaborar para aprender como economizar gasolina. Mas, não se preocupe. São coisas simples e possíveis de serem realizadas.

Para entender as dicas que iremos te dar, saiba que todas se resumem na atenção aos detalhes. Isso quer dizer que todas as partes do veículo são importantes e precisam ser cuidadas.

Então, confira todas essas dicas que separamos para você economizar ao máximo a gasolina do seu veículo:

1. Calibre os pneus

Em todos os manuais de veículo você pode encontrar as indicações sobre a calibragem dos pneus. E essas recomendações não são apenas para a segurança, mas também para um melhor desempenho e economia com o veículo.

A calibragem errada dos pneus pode fazer com que o motor precise fazer mais força e, consequentemente, gaste mais combustível. Acredite: um pneu sem a calibragem correta pode provocar consumo de até 20% mais de gasolina.

2. Carregue pouco peso

Muitas vezes, os condutores acabam colocando muito peso dentro do carro. O que a maioria não sabe é que isso influencia muito no gasto de combustível. Quanto mais peso, mais força precisará ser feita pelo carro. Consequentemente, mais combustível será gasto.

Para ter uma ideia, uma carga superior a 10 ou 12 quilos já tem uma influência. Portanto, uma dica para saber como economizar gasolina é sempre que possível, conduzir o carro com menos peso

3. Troque o óleo do motor

Muitas pessoas não associam o lubrificante do motor ao consumo de combustível, mas ele pode sim influenciar. Então, é importante sempre trocar o óleo e usar um lubrificante de qualidade.

Um óleo muito mais grosso que o recomendado pelo fabricante, por exemplo, vai exigir mais esforço do motor para fazer o lubrificante circular. Como consequência, o gasto com combustível vai aumentar.

4. Evite acelerar com o carro parado

Outro mau hábito dos condutores é acelerar o carro, mesmo que levemente, quando está parado. Isso é fruto da nossa pressa, principalmente em semáforos. Porém, saiba que essa simples atitude influencia (e muito) no gasto da gasolina.

Pense por um instante em quantos semáforos você para diariamente. Ou mesmo quantas vezes conserva o mau costume de acelerar em momentos desnecessários. Então, saiba que isso não ajuda em nada na economia de combustível que tanto buscamos.

5. Evite o ar-condicionado

Não é segredo que o ar-condicionado é um grande vilão quando o assunto é como economizar gasolina. Isso porque aquilo que era uma necessidade, passa a ser um vício. 

Há pessoas que não abaixam mais o vidro de seus carros, por exemplo, e deixam o ar-condicionado ligado o tempo todo. Se é o seu caso saiba que, além de não ser muito saudável, causa muito prejuízo ao seu bolso.

Por isso, sempre que for possível, recorra a outras alternativas, como abrir o vidro do carro ou se proibir de utilizar esse recurso em alguns dias da semana. Tenha certeza que isso vai colaborar muito na economia de combustível.

6. Acelerar e frear

Muitas pessoas ignoram a forma como dirigem e, com isso, danificam várias partes de seu veículo e geram gastos desnecessários. Em outras palavras, muita gente não considera que uma máquina só funciona bem se for bem pilotada.

O ato constante de frear e acelerar, por exemplo, precisa ser feito da maneira correta. Então, não faça uso desnecessário do acelerador e do freio. Assim, poderá economizar na gasolina quando realmente precisar retomar ou ganhar velocidade.

Conclusão

De todas essas nossas dicas que lhe preparamos, uma coisa principal precisa ficar na sua mente: atitudes simples fazem muita diferença para aprender como economizar gasolina!

Não são grandes mudanças no mecanismos num veículo, mas simples atitudes de quem o conduz. Então, não vacile! Comece agora mesmo a utilizar essas maneiras bem simples de fazer render a gasolina do seu carro!

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais