É viável fazer empréstimo com garantia de imóvel para comprar casa de temporada?  

Possuir uma casa de temporada é algo que possui seus prós e contras. Enquanto uns consideram isso um sonho, outros acham uma péssima idéia. 

Assim, antes de saber se é viável fazer um empréstimo com garantia de imóvel com a finalidade de comprar uma casa de temporada, é fundamental responder: vale mesmo a pena possuir uma propriedade destas?

Para avaliar isso, é importante pensar em vários fatores, dentre eles, é claro, os aspectos financeiros. Mas, não só neles. Continue com a gente, e descubra as principais vantagens e desvantagens de comprar uma casa de temporada. 

Aproveite e boa leitura!

A casa de temporada é um objetivo comum

Muita gente, após realizar o sonho da casa própria, tem como objetivo comprar um segundo imóvel. Uma propriedade em um lugar agradável, onde se possa aproveitar seus dias de descanso com conforto e privacidade. 

Claro que, assim como tudo que envolve custos financeiros, a realização desse sonho deve ser muito bem analisada. Não que comprar uma casa de temporada não possa ser o sonho de alguém, mas, é necessário pesar os prós e contras antes de simplesmente adquirir uma destas. 

Ou seja, essa é uma decisão que traz muitas vantagens, mas, as desvantagens também vem inclusas.  A seguir, apresentaremos os principais fatores a considerar antes de tomar essa decisão. 

Começando por:

Benefícios de ter uma casa de temporada

Comprar um imovel, por si só, já traz um grande benefício que é a segurança de possuir um bem em seu nome. Isso é ainda mais vantajoso quando esta propriedade é um local para descanso e retiro desta rotina absurda em que vivemos dentro de uma cidade grande.

Além destes, dois benefícios são:

Disponibilidade sempre

Aqui falamos do conforto de ter uma propriedade em seu nome. Ou seja, ela é sua para vir quando bem quiser e entender. 

Isso significa que ao decidir tirar alguns dias de descanso você não precisa se preocupar com buscas prolongadas, filas ou reservas para conseguir um espaço para aproveitar esse momento.

Ou seja, você não fica refém de agenda. Quando precisar descansar, a única necessidade é arrumar as malas e encher o tanque do carro, se aprontando para pegar a estrada.

Além disso, outras situações são evitadas como orçamento da estadia, dificuldades para chegar ao local escolhido e mesmo possíveis falhas de comunicação com o proprietário do imóvel locado.

Oportunidade de bons lucros com aluguel

Atualmente, devido às plataformas de aluguel de imóveis, se tornou muito prático alugar sua casa de temporada e garantir um retorno financeiro para sua propriedade. 

Independente de onde ela esteja localizada, sempre é possível ter demanda de aluguel, especialmente em altas temporadas. Com isso, quem possui uma casa de temporada pode aproveitar e fazer deste um meio de gerar lucros, ao invés de somente despesas.  

Claro que isso também significa um investimento constante. Nesse caso, vale analisar se o retorno com aluguéis compensam os gastos ou se os preços são atrativos tanto para os interessados, quanto para os donos.

Vale lembrar ainda que, para que um imóvel esteja adequado para alugar, ele precisa de uma série de melhorias e certos diferenciais, como uma piscina ou área de lazer, por exemplo.

No entanto, vale sim a pena investir em infraestrutura não apenas para o benefício do proprietário mas também dos que locam o imóvel,  tornando o local rentável, principalmente em épocas movimentadas.

Desvantagens de comprar uma casa de temporada

Agora que você conheceu dois bons motivos para ter uma casa de temporada, é o momento de refletir um pouco sobre os possíveis empecilhos que podem vir atrelados a este tipo de propriedade. 

Duas destas desvantagens são:

Manutenção do local

A manutenção de uma casa de temporada é um custo que tem que ser considerado, pois ele é extremamente necessário. Geralmente, para deixar uma casa sempre pronta para uso, é preciso, no mínimo duas pessoas: um caseiro e alguém para fazer faxina.

Conte ainda com alguns casos que exigem a contratação de outros serviços como a limpeza de piscina ou manutenção de jardins e gramados. E esta é uma despesa necessária, caso contrário, seu imóvel acabará parecendo abandonado. 

Além disso, quando você precisar usar, o espaço estará desagradável e poderá gerar uma série de trabalhos, atrapalhando seu descanso.Um ambiente sem manutenção também será inviável para alugar. Dessa forma, o imóvel só trará prejuízos. 

Perda de valor do imóvel

Muitas pessoas compram uma casa para temporada sem planejar um retorno ou mesmo como mantê-la, alguns acabam mesmo deixando de frequentar o local. Em consequência, se tem uma propriedade deteriorada, com aparência de abandonada muitas vezes, até com impostos atrasados..

Logo, este apenas irá acumular diversos prejuízos, podendo até se tornar inviável para venda , visto que será preciso um grande investimento em reformas, assim como reaver as obrigações fiscais.

Ou seja, o imóvel  irá perder o valor devido ao desgaste temporal, entre outras consequências. Nesse caso, o mais recomendável é vendê-lo, evitando uma série de problemas futuros.

Afinal, é viável investir em uma casa de temporada?

Depois de avaliar os principais prós e contras, analise suas condições financeiras e os planos para manter o imóvel sem que este perca seu valor, e quem sabe até, dando algum retorno.

Ao entender seus objetivos e sua situação, você poderá constatar se, para você, vale a pena ou não comprar uma casa de temporada. 

E lembre-se que, se você precisar de um suporte inicial, deve optar por alternativas mais vantajosas de crédito, como o empréstimo com garantia de imóvel, oferecido pela CashMe.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais