Cuidados necessários ao comprar um imóvel

Comprar imóvel e realizar o sonho da casa própria. Sem dúvida alguma, esse é o desejo de muitos brasileiros, mas nem sempre comprar um imóvel é tão fácil assim, pois estamos falando de algo de muito valor, por isso é preciso saber quais cuidados são necessários para comprar um imóvel. 

Comprar um imóvel

É claro que quem busca adquirir imóveis precisa pensar no tipo que deseja comprar, no valor, nas formas de quitação do débito, porém ainda é necessário avaliar os documentos que envolvem a aquisição, a localização dele, sua valorização e demais aspectos.

Localização e vizinhança são dois itens a serem avaliados por quem quer comprar imóvel


Dentre os cuidados necessários para comprar imóvel, aparece a localização e a vizinhança. Pensar nesse aspecto é de fundamental importância. Por isso é preciso visitar o local onde se pretende morar em diferentes horários, incluindo a noite.

Verificar ainda a existência de casas noturnas, bares, boates, restaurantes e outros tipos de comércio que podem atrapalhar a sua tranquilidade é muito importante! Como estamos falando de localização e vizinhança, é necessário que o comprador observe ainda o trânsito, a existência de empreendimentos que possam gerar poluição e, ainda, ruídos como aeroportos e se empresas de internet e manutenções atendem a região, por exemplo.

Dê uma volta pelo bairro, pois essa ação simples, fará com que você conheça a infraestrutura e o que há nas proximidades.

Pensar no seu orçamento também é um cuidado mais do que necessário, pois comprar imóvel exige um investimento e muitas vezes longo, por isso avaliar bem suas condições financeiras é necessário.

Se o imóvel for na planta, algumas vantagens como pagamento parcelado da entrada e pagamento do restante apenas quando entregar as chaves são comuns, mas além de observar isso, é preciso ainda considerar como mencionado anteriormente, a localização do bairro e a infraestrutura.

Quem quiser em bairros mais nobres, deve saber que será preciso para comprar imóvel um pouco mais de investimento.

Saiba quais são os documentos necessários para comprar imóvel


Outro cuidado importante diz respeito a documentação do imóvel. Seja um imóvel novo ou usado, é necessário prestar muita atenção em todos os documentos que envolvem tal aquisição.

Por isso, é preciso observar: a certidão negativa de ônus e o IPTU, pois esses documentos asseguram que o imóvel está livre de débitos com a prefeitura e de dívidas; o título de propriedade deve estar registrado, ter a averbação da construção bem como o registro de imóveis, declaração negativa de débitos condominiais, quando o imóvel pertencer a um condomínio e mais a planta baixa e o famoso “Habite-se”.

Se o móvel que a pessoa quiser comprar ainda estiver na planta, a dica é estudar a planta. Essa ação possibilitará entender bem o que o imóvel oferece e se ele atende as suas necessidades.

Para comprar imóvel é preciso ainda que o comprador apresente seus documentos pessoais, incluindo impostos de renda e certidões negativas. O vendedor precisará apresentar o mesmo que o comprador, caso seja pessoa física. Em caso de pessoa jurídica, é preciso apresentar: cópia do CNPJ; contrato social/estatuto social; documentos registrados na Junta Comercial e certidões negativas.

Não se esqueça que ao comprar um imóvel, é importante verificar a presença de pragas no interior do imóvel, como, baratas, escorpiões e formigas. Caso ocorra alguns destes animais é interessante contratar uma dedetizadora para realizar o serviço antes de você se mudar pra lá.

Se a aquisição for feita com uma construtora ou incorporadora, o comprador deve buscar referências, com o objetivo de assegurar que a empresa é idônea e tem credibilidade. Será preciso ainda ter um contrato de compra e venda e nele, deverá ser definida a forma de pagamento. 
Postagem Anterior Próxima Postagem