Conheça a relação entre vencimento e liquidez

As aplicações com liquidez diária são aquelas em que o investidor pode solicitar o resgate do valor aplicado e de seu respectivo rendimento (proporcional ao tempo de aplicação) a qualquer momento. As aplicações com liquidez no vencimento o investidor receberá o valor aplicado mais rentabilidade na data de vencimento informada no momento da compra.

O que é liquidez?

Liquidez trata-se da possibilidade e/ou facilidade de resgatar o valor investido e o seu lucro no momento em que assim desejar. 

É extremamente grande o número de pessoas, que têm dificuldade de fazer uma reserva financeira e resgatam o capital investido ao sinal do primeiro menor imprevisto que acontecer. 

Adivinha: é por esse motivo que a maioria das pessoas não conseguem ficar ricas. Liquidez não é um tipo de investimento e sim uma característica dos investimentos.

Você sabia que um a liquidez de um investimento pode ser mais importante do que a rentabilidade?

A liquidez do investimento, seja ela diária ou não, é a capacidade da sua aplicação se reverter em dinheiro na sua conta corrente. Quanto maior a agilidade deste processo, mais liquidez seu investimento possui.

Mas em qual caso a liquidez é mais importante do que a rentabilidade? Em todos. Experimente precisar do seu dinheiro e não ter acesso a ele. Nessa situação, não importa se o dinheiro está rendendo 120% do CDI se você não tem acesso a ele.

O que é liquidez diária?

Para quem investe em curto prazo, essa é a principal característica deste método. Um investimento possui liquidez diária, quando o processo de início de resgate e compensação na conta corrente ocorre em 24 horas. 

Existem dois investimentos de renda fixa e algumas dezenas de tipos de fundos de investimento que disponibilizam de uma liquidez diária.

Esses investimentos de renda fixa são o Tesouro Selic e os CDBs de curto prazo. Ambos possuem um rendimento próximo a 100% do CDI, o que corresponde basicamente a taxa básica de juros.

Um investimento com liquidez diária é uma ótima opção para você guardar a sua reserva de emergência.

O que é vencimento?

O prazo de vencimento é a data em que ele vai “acabar” e o dinheiro voltará para você somado com a rentabilidade. 

Quando for criar uma carteira de investimentos completa e claro que rentável, é importante estar sempre atento ao prazo das aplicações para que sejam sempre compatíveis com seu planejamento financeiro.

Muitos investidores não dão a devida atenção ao prazo de vencimento dos investimentos e focam apenas em sua rentabilidade e cometem erros graves nos investimentos.

Existem pessoas que ficam em pânico só de pensar em ter o dinheiro “preso” em algum lugar, mas não é bem assim que funciona.

O primeiro passo é você definitivamente entender a importância dessa estratégia! Escolher o prazo certo é essencial para que você monte uma carteira adequada para conseguir alcançar todos os seus objetivos pessoais.

Relação entre vencimento e liquidez

O que de fato determina o tempo em que você poderá ter seu dinheiro em mãos é a liquidez e não necessariamente o vencimento.

Pensando apenas no acesso rápido ao seu dinheiro, talvez você pode chegar a pensar que produtos com liquidez diária sejam melhores. Mas o fato é que, quanto maior o vencimento de um produto de renda fixa, maior tende a ser a rentabilidade dele. 

Dica: não invista pensando em tirar o dinheiro!

Não é uma boa ideia você aplicar o dinheiro já pensando em tirá-lo. Esse imediatismo pode te trazer muitos prejuízos! Planeje-se para, sempre que possível, retirar a sua aplicação só no dia do vencimento e ter a rentabilidade total.

Deseja realizar um investimento mas não tem dinheiro?

De maneira geral, se deseja realizar um empréstimo para investir em renda variável o indicado é que faça deixando algo como garantia, como seu imóvel ou carro, por exemplo.

Desta maneira você pagará menos taxas de juros, terá um crédito maior e terá parcelas que cabem em seu bolso. 

Se deseja saber mais a respeito do empréstimo, contate nossos especialistas e eles responderão a todas as suas dúvidas. A Cashme trabalha com as melhores taxas e aceita seu imóvel como garantia no empréstimo home equity, as menores taxas de juros é nossa equipe quem oferece.

A Cashme pode te ajudar a acabar com suas dívidas ou até mesmo te guiar através de empréstimos fáceis, seguros e com as melhores taxas e prazos do mercado para realizar investimentos. Fale com um de nossos consultores ou faça uma simulação agora e confira nossas ofertas!

Assim como a vida pessoal, a vida financeira também é feita de escolhas. Essa é uma escolha! Se você preferir a comodidade da liquidez diária, precisa aceitar que vai ganhar menos rendimento. Se você quiser ganhar mais dinheiro, precisa se planejar para deixar aquele dinheiro “preso” por um tempo em alguma aplicação com liquidez no vencimento.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais