Não faça uma reforma antes de ler esse texto

Sabemos que a palavra “reforma” pode causar arrepios em muitas pessoas, só de pensar a casa toda cheia de poeira, quebradeira para todos os lados, dores de cabeça, imprevistos, atrasos na obra, entre outras coisas. Por outro lado existem aqueles que adoram uma boa reforma, dar uma repaginada no visual do lar. 

Seja para um para outro aqui neste artigo vamos trazer algumas dicas de reforma que podem contribuir muito para conseguir ter uma reforma um pouco mais tranquila e sem tantos problemas, porém devemos lembrar que se trata de uma obra e obras podem atrasar e ter imprevistos, as dicas que vamos dar pode ajudar nesse processo, para que você se planeje melhor e consiga contornar imprevistos da melhor maneira possível sem entrar em desespero. 

Como tudo em nossa vida é preciso ter um planejamento para ter uma noção maior do que precisa ser feito, com as reformas não é diferente e necessita bem mais de um plano, ainda mais quando se trata da parte financeira, é preciso ter um controle, dessa forma garante que tudo saia dentro dos conformes e você não estoure demais o seu orçamento.

Então se você está prestes a fazer uma reforma e não sabe muito bem como fazer o planejamento dela, veja abaixo algumas das principais dicas que vão fazer você ter mais sucesso em sua obra com segurança

Planejamento antes da obra

Assim como já dissemos anteriormente é preciso ter um planejamento antes mesmo de começar a obra de fato, é essencial que reformas tenham um plano, muitas podem dizer que isso é uma besteira, mas ter um plano é o ponto principal entre uma obra cheia de problemas e uma obra bem sucedida.

Então, nada melhor que ao pensar em reformas você saiba quais serão os cômodos a serem reformados ou se será a casa toda, faça um estimativa de quanto tempo essa obra deve durar, qual é o seu orçamento para isso ao definir tudo isso você está pronto para começar uma reforma bem planejada financeiramente e administrativa também. 

Profissionais qualificados

Depois do planejamento essa é a segunda coisa mais importante a ser pensada, pois ela tem uma ligação direta com o item anterior, para ter uma obra bem sucedida e entregue no prazo estipulado é crucial que você tenha profissionais qualificados e bem avaliados para que tudo isso aconteça.

Muitos optam por fazer a contratação de profissionais que cobram mais barato, porém é como o ditado diz “o barato sai caro” e neste caso pode custar muito caro para o dono da obra. 

Então, é essencial que faça a contratação de profissionais de confiança e que de preferência tenha alguma indicação, tenha uma reunião frente a frente com esse profissional para que ele entenda qual é o seu projeto e dê sua opinião profissional, pesquise por obras que ele já tenha feito, saiba que os contratados são bem equipados e terão todas as ferramentas necessárias para garantir que sua reforma seja realizada da melhor forma possível.

Faça pesquisas

É importante fazer uma grande pesquisa antes de sair comprando materiais na primeira loja que aparecer na sua frente, para essa etapa você precisa ter muita paciência. 

Neste momento a pesquisa será sua melhor aliada, procure sempre materiais com um bom custo benefício, ou seja, que tenha um preço bacana e com qualidade, pois de nada adianta comprar materiais de segunda linha e começar a ter dores de cabeça no meio da obra com material de má qualidade. 

Garantindo materiais de qualidade vai evitar que você gaste além do esperado, em outras palavras, não vai ser preciso gastar duas vezes com o mesmo material por uma imprudência. 

É importante que você chame os profissionais até o local da obra para que ele faça as contas aproximada de quantos tijolos, tintas ou piso cerâmico serão necessário, por exemplo, assim você não compra a mais ou a menos, outra ponto interessante é descobrir qual é a melhor época para fazer obras, momento em que os materiais barateiam e também procure comprar em lojas de confiança. 

Acompanhe a obra e esteja preparado para eventuais imprevistos 

Muitos podem até seguir todas as etapas para ter uma obra de sucesso, porém é preciso ter muito discernimento para não perder as rédeas ao decorrer da obra. Então, para que você não enfrente esse tipo de problema é importante fazer visitas frequentes na obra e se reúna com os profissionais contratados deixe tudo bem claro sobre como você deseja que o projeto fique, para que nada saia do seu controle.

Esteja sempre atendo para que a reforma esteja saindo de acordo com o que foi combinado, no entanto, mesmo com todo um planejamento, estejam preparados para imprevistos, uma boa dica é não marcar a obra para dias chuvosos ou investir em uma quantidade um pouco maior de material do que o necessário caso precise.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais