Tipos de esportes mais praticados no Brasil

Você sabe quais são os tipos de esportes mais praticados no Brasil? Independente da modalidade, nós brasileiros amamos praticar esportes. Ainda que o mais conhecido seja o futebol, o Brasil também possui uma forte tradição em outras práticas esportivas.

Ou seja, no campinho de terra, ou em uma quadra profissional, os esportes fazem parte da rotina brasileira. Além de praticar, nossa população gosta muito de assistir. Ou até mesmo apostar em sites especializados, como o 22Bet.

Nesse caso, é bom que você saiba quais são os 10 tipos de esportes mais praticados no Brasil. Continue lendo para saber um pouco mais sobre cada uma dessas leituras.

Quais são os tipos de esportes mais praticados no Brasil? 

Primeiramente, há várias pesquisas que identificam como funciona a prática de esportes no Brasil. Em suma, a principal delas é o Atlas do Esporte no Brasil. Uma vez que, essa pesquisa mapeou todo o comportamento dos brasileiros em relação às atividades físicas em nosso país.

De forma geral, esse é o estudo mais completo feito no Brasil. Ele mostra não somente quais são as principais práticas esportivas do país, mas também todo o contexto de cada uma delas. 

Então, se você se interessa por esportes, vale conferir essa lista. Agora, confira os 10 tipos de esportes mais praticados do Brasil:

1. Tipos de esportes mais praticados: Futebol

Antes de tudo, não tem como fugir da paixão nacional. De fato, o futebol é o esporte mais praticado pelos brasileiros.

Estamos falando de um esporte inglês, criado em 1863, que se tornou muito popular mundialmente. Principalmente, na Europa e na América do Sul.

Assim, é um esporte coletivo e de contato. Afinal, ele não faz parte somente da vida esportiva dos brasileiros, mas também da cultura do país.

2. Vôlei

Em segundo lugar na lista, aparece o vôlei. Mais um esporte muito tradicional, não só entre a população, mas também profissionalmente. Além disso, nosso vôlei recebe destaque mundial.

Por ser um esporte versátil, praticado em quadras ou na areia, é uma prática muito popular entre homens e mulheres.

Em resumo, o vôlei foi criado nos Estados Unidos em 1895. Porém, acabou se tornando popular no Brasil na década seguinte, sendo muito praticado até os dias de hoje.

3. Tênis de Mesa

Mais um esporte muito popular no Brasil é o tênis de mesa. Chamado popularmente como ping-pong, o esporte inglês também já rendeu várias medalhas para o Brasil em competições internacionais.

Dessa forma, é um esporte que se destaca pela agilidade e também por desenvolver a coordenação motora dos atletas.

4. Natação

Já a natação é um dos esportes mais completos e está bem colocada na preferência dos brasileiros. 

Trata-se de um esporte bem antigo, criado na Grécia. Além disso, possui quatro formas de praticar. Sendo eles: peito, borboleta, livre e costas. Por fim, também já rendeu fama para o Brasil em competições internacionais.

Em relação aos benefícios, é um dos melhores esportes. Isso porque possui a capacidade de trabalhar várias partes do corpo. 

5. Tipos de esportes mais praticados: Futsal

O futsal também aparece na lista de esportes mais praticados no Brasil.

Sendo uma variação do futebol, criada no Uruguai, o futsal também ganhou os brasileiros. Então, ele é praticado em quadras, em vez de um gramado, com 5 jogadores em campo.

Aliás, é um esporte que exige muita habilidade. Principalmente por acontecer em um campo menor do que o do futebol no gramado.

6. Capoeira

Mais do que um esporte, a capoeira é parte da origem cultural brasileira. No entanto, o estilo de artes marciais foi se tornar um esporte oficial apenas em 1930. 

Em suma, a capoeira é uma combinação entre arte marcial e dança, que era praticada pelos escravos brasileiros em suas comunidades.

7. Skate

Recém-integrado nos jogos olímpicos, o skate já se destaca no Brasil há anos. 

Afinal, ele ganhou as ruas das grandes cidades brasileiras. Além disso, possui uma comunidade que combina a prática esportiva com um estilo de vida específico.

O skate surgiu nos Estados Unidos, porém ganhou popularidade no Brasil nos anos 90.

Por fim, esse é um esporte que combina exercício físico com arte, ao fazer manobras plasticamente belas.

8. Surfe

Outra prática esportiva amada pelos brasileiros, especialmente aqueles que vivem no litoral, é o surfe.

Trata-se de mais um esporte que trouxe muito sucesso para o Brasil em competições internacionais. Uma vez que, nossos atletas são mundialmente conhecidos.

De origem americana, o surfe se tornou muito popular no Brasil em cidades como Santos e Rio de Janeiro. Nesse esporte, o praticante também trabalha com manobras radicais e movimentos rápidos.

9. Judô

Agora temos o judô, outra arte marcial muito praticada no Brasil. 

Vale destacar que a luta de origem japonesa envolve não só a prática esportiva, mas também todo um estilo e filosofia de vida. 

Isso por o judô ser uma prática que trabalha o corpo e a mente. Além disso, estabelece códigos morais bem definidos e uma ideologia de respeito e fortalecimento do espírito.

10. Tipos de Esportes mais praticados: Atletismo

Por fim, temos o atletismo. Mais um esporte extremamente antigo que teve origem na Grécia Antiga.

Entenda que o atletismo pode ser praticado com a corrida, saltos, revezamentos, arremessos, entre outros estilos. No geral, todos eles promovem o fortalecimento corporal.

Pronto, você já conhece os esportes mais praticados no Brasil. Lembrando sempre que praticar esportes é bom para a saúde do corpo e da mente. Dessa forma, melhora a qualidade de vida e ajuda na socialização. 

O que achou dos tipos de esportes mais praticados no Brasil? Você pratica algum deles? Deixe seu comentário.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais