Aprenda a cuidar da saúde do seu cão adequadamente

Todos já ouviram a frase : o cachorro é o melhor amigo do homem, há quem concorde e há também aqueles que não acreditam,mas uma coisa é verdade: a amizade de um cão com um humano é verdadeira. 

Eles não costumam se importar com classe social, bairro de residência, orientação sexual, etnia e muitas ou muitas outras coisas que utilizamos para nos rotular dentro da espécie, os animais principalmente os cães estão presentes no dia a  dia da nossa espécie há centenas de anos.

Anteriormente eram utilizados por conta de suas habilidades, de caça ou proteção servindo mais como uma  ferramenta do que como um companheiro, mas com o passar do tempo a relação foi se estreitando, e percebemos o que estava na cara, eles são fofinhos e excelentes amigos.

Adiantando muito essa história, chegamos aos dias de hoje, em que quase ninguém pensa em um cão como uma ferramenta ou ajuda, são procurados apenas como uma boa companhia, carinho e afins.

Essa cultura de maior carinho é extremamente benéfica a todos, principalmente com o fenômeno atual dos pais de pet, que são pessoas que criam e cuidam de seus animais de estimação como se fossem um filho, com brinquedos, carinho, casinhas, roupas, acessórios, comida de qualidade e tudo o que tem direito.

Por mais que haja muitos críticos a esta forma de ver e lidar com um pet, cabe a cada um decidir como vai tratar o seu animal e se é para criar um cão, que seja da melhor forma, com muito carinho brinquedos para que ele se sinta amado e querido.

Foi-se o tempo em que para ter um animal bastava um lar e comida, hoje em dia todos possuem consciência da importância de uma boa alimentação equilibrada além de rotina de exercícios e visitas periódicas ao veterinário.

Sendo assim, se você é um pai de pet ou então está simplesmente cuidar da rotina de seu animal para que ele possa viver de forma longa e saudável veio ao lugar correto, este artigo é inteiramente dedicado para cuidar da saúde pet e você vai aprender tudo para que ele tenha uma vida muito saudável e de qualidade.

Alimentação adequada

O primeiro passo não poderia ser diferente, por mais que um cão não seja exatamente como humano, na verdade possuem maior resistência e algumas peculiaridades, eles igualmente precisam de uma alimentação balanceada, que consumam todos os seus nutrientes, vitaminas e minerais necessários para o organismo.

Apenas com uma alimentação correta, você o dono dele vai poder notar muitas melhorias em outros aspectos como saúde, aparência, vigor físico e muitas outras coisas.

Muito importante é alimentá-lo de forma que esteja alinhado a sua ração com as necessidades de cada animal, existem rações com diferentes como filhotes, grandes raças, pequenos justamente para que não haja déficit algum.

Há casos também que o animal possui alguma deficiência ou problema individual, com isso o mais indicado é que procure o apoio de um profissional da área, e se for a situação vai te indicar o uso de suplementos como atlantis ômega 3.

Que reúne em uma só cápsula tudo o que o seu cão necessita.

Atividades físicas

O sedentarismo é uma das maiores causas de problemas de saúde e morte de animais de estimação.

Vale lembrar que os cães não são feitos para morarem em apartamentos, com pouco espaço em uma vida parada e sem exercícios, toda a sua evolução se deu de modo que os caçadores ativos eram mais bem recompensados.

E colocar sobre eles uma rotina monótona, sem exercícios e passeios pode abalar muito a sua saúde física e mental.

Eles necessitam de exercícios para se desenvolverem, fortalecer a musculatura, garantir o bom funcionamento do organismo e até mesmo melhorar o sistema imunológico.

Práticas simples de exercícios rotineiros livram o animal de sérias doenças como obesidade, diabetes e cardiopatias, além de melhorarem muito a saúde mental.

Visitas ao veterinário

Os animais de estimação são como nós humanos, necessitam de uma rotina de exercício, alimentação balanceada e de tempos em tempos é necessário ir a um especialista de forma preventiva para ver se está tudo certo.

Os exames periódicos são muito simples, apenas de rotina para ver se não há algo de errado, devem ser feitos uma vez por ano em cães durante a infância e vida adulta, mas ao passar dos oito anos, quando chegam na idade de idoso, devem ficar mais frequente, pois, estão mais propícios a doenças e estão mais fragilizados para lidar com elas por contra própria.

Esteja também atento ao calendário de vacinação para que não deixe nem uma dose atrasar ou até mesmo a vermifugação.

A saúde preventiva deve partir do dono do animal, e é necessário um cuidado constante para não enfrentar maiores problemas.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais