Como fazer relatórios incríveis: conheça estas dicas

Como o objetivo de expor um resumo de atividades realizadas, o relatório é um dos documentos mais importantes, tanto nas empresas, quanto nas instituições de ensino. De estrutura simples e linguagem objetiva, os relatórios podem variar no grau de complexidade, afinal, como mencionamos, suas áreas de atuação são diversas. 

Apesar de ser muito comum, muitas pessoas ainda se questionam sobre alguns tópicos relacionados aos relatórios, e pensando nisso, separamos aqui em nosso artigo alguns pontos que podem ser interessantes e que merecem destaque. Assim, para ficar por dentro e entender melhor, continue a leitura. 

O que é um relatório?

A princípio, vale destacar que o relatório é um gênero textual, que geralmente, costuma ser usado para a realização de determinadas atividades. 

Em relação ao tamanho, o relatório não exige um número de linhas, contudo, ao pensarmos que ele é um resumo das atividades, devemos preenchê-lo de forma completa, com todas as especificações necessárias, para que a pessoa que o receberá consiga compreendê-lo. Apesar disso, é fundamental que você seja direto, evitando, então, uma linguagem muito longa. 

E por falar em evitar linguagem longa, o ideal é que a linguagem utilizada seja bem objetiva, com o uso de termos simples que permitam que a pessoa que irá recebê-lo consiga ler e entender as informações. Ao dar preferência para esse tipo de linguagem, você estará garantindo uma maior fluidez e compreensão dos dados. 

Outro ponto importante é que o relatório precisa conter formalidade, sendo assim, utilizar a variação padrão da linguagem é fundamental, no entanto, não se esqueça de prestar atenção nas acentuações e nas pontuações. 

A estrutura do relatório 

Com relação a estrutura, a primeira coisa fundamental é o título, o qual deverá fornecer uma noção geral dos pontos que serão relatados, bem como a introdução deverá explicar de forma resumida qual foi o fator que motivou a elaboração do relatório. 

As referências também devem fazer parte do relatório e devem ser destacadas logo após a introdução, indicando quais textos foram base para a elaboração do relatório, quais são os dados da atividade, fontes, dentre diversas outras informações que permitirão uma maior compreensão do relatório.

O desenvolvimento e a conclusão, que são as partes mais importantes do relatório, afinal, é através deles que você trará a ideia inicial e encerrará o assunto. 

Por último, mas não menos importante, outro ponto que pode fazer parte da elaboração de um relatório são as sugestões. Nesse caso, elas são opcionais, mas caso você opte por utilizá-las, você deverá apontar todas as medidas que você considera cabíveis para que o problema possa ser solucionado da melhor maneira possível, sem causar nenhum dano, seja em âmbito profissional ou em âmbito estudantil. 

Os tipos de relatórios

Agora que você já sabe o que é um relatório e sabe como é a estrutura de um, é interessante destacarmos que os relatórios existem em diferentes tipos, e cada um deles conta com algumas peculiaridades. 

Confira a seguir como ele pode ser dividido:

  • Auditoria: individual ou coletivo;
  • Complexidade: simples ou complexo;
  • Atividade: parcial ou completo;
  • Semântica: econômico, científico, político, administrativo e técnico. 

Dicas para montar relatórios incríveis

Após entender um pouco mais sobre o que são os relatórios, sobre qual é a estrutura de um relatório e sobre quais são os diversos tipos existentes de relatórios, separamos nos tópicos a seguir algumas dicas relacionadas a como montar um relatório incrível. Veja.

Monte uma capa apresentável 

Não que seja necessário em todo relatório, no entanto, montar uma capa fará com que seu relatório fique ainda mais completo. Nesse caso, você deverá priorizar uma capa bem elaborada, onde possa conter as principais informações relacionadas ao assunto que será discorrido no relatório, bem como as informações relacionadas a sua identificação, para que as pessoas possam saber por quem o relatório foi redigido. 

Tenha conhecimento sobre o assunto 

Outra dica fundamental para que você consiga elaborar um relatório é ter conhecimento sobre o assunto. Nesse caso, além de deixar o seu relatório muito mais completo, com diversas informações, você estará pronto para responder qualquer tipo de dúvida associada à elaboração do relatório, bem como saberá responder todas as dúvidas sobre o tema discorrido. 

Sendo assim, realizar pesquisas antes e durante a elaboração do seu relatório é fundamental e fará com que você esteja ainda mais preparada. 

Além disso, hoje em dia existem várias tecnologias capazes de te ajudar a conseguir obter mais informações, como, por exemplo, o Power BI Desktop, que é uma ferramenta muito poderosa, e o melhor de tudo, gratuita. 

Faça uma estruturação dos dados

Em terceiro e último lugar, outra dica super importante para que seu relatório fique ainda mais incrível é investir em uma estruturação de dados. Nesse caso, no momento da pesquisa você irá anotar todas e qualquer informação referente ao tema, e em seguida, se organizar para redigir essas informações em seu relatório, de modo que as pessoas que irão ler, consigam compreender o que está sendo transmitido. 

Por fim, ao levar algumas dessas dicas em consideração, você com certeza conseguirá investir em uma elaboração de relatório muito mais incrível e completa.

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