Conheça algumas bebidas exóticas feitas com café comuns no Brasil

Faz tempo que o café deixou de ser uma bebida de poucas variações, com alguns modos de preparo que variam sutilmente apenas por questões culturais. Hoje o grão já faz parte de um sem-número de receitas que misturam sabores, aromas e combinações incríveis. Então, para você conhecer e, quem sabe, experimentar, vamos apresentar algumas bebidas exóticas feitas com café pelo mundo.

Bom, exóticas é um modo de dizer. A verdade é que, nos países de onde vêm, essas receitas são comuns e bem aceitas. E até aqui no Brasil algumas delas já têm lugar cativo no coração e no paladar de alguns apreciadores de café. Ficou curioso para conhecer? Siga com a gente!

7 bebidas exóticas feitas com café

São inúmeras as bebidas exóticas feitas com café, da mesma forma que o volume de apaixonados pelo grão também é gigantesco. Mas selecionamos aquelas que de alguma forma são mais acessíveis para serem preparadas por aqui e que têm mais a ver com o gosto do brasileiro. Acompanhe!

1 – Expresso romano

O expresso vem da Itália e o país também é um produtor de cafés de qualidade. Por isso, nada mais justo do que um expresso exclusivo da capital do país, não é mesmo? É uma linha de pensamento válida, não fosse o fato de que o expresso romano não tem ligação direta nem com Roma, nem com a Itália. A bebida, na verdade, consiste no acréscimo de limão ao café. Pode ser uma rodela, a casca ou uma pequena dose do suco da fruta. O objetivo é deixar a combinação mais cítrica.

2 – Caipirinha de café

Pegando a mesma ideia do limão no café, mas trazendo para uma realidade bem brasileira, temos a caipirinha de café. Ela é feita com açúcar e 1 limão amassado, cobertos por 100 ml de cachaça e, após misturados, cobertos por 50 ml de café expresso e gelo. Refrescante, cítrico e bem a cara do Brasil!

3 – Pumpkin spice

Adicionar canela e chocolate ao café expresso já não é mais nenhuma novidade. Aliás, trata-se de uma mistura bem comum em diversos preparos, como o cappuccino brasileiro. Mas que tal variar um pouco nas especiarias utilizadas? Esta é a proposta do pumpkin spice, que acrescenta o cravo e a noz moscada sobre o café expresso misturado com abóbora. O sabor é forte e marcante. 

4 – Café irlandês

O café irlandês ― também conhecido como irish coffee ― é mais uma opção dentre as bebidas exóticas feitas com café que contêm álcool na mistura. Aqui, o café expresso é incrementado com açúcar, chantilly e uma dose de uísque. Para honrar o nome da receita, é legal utilizar preferencialmente uísque irlandês.

5 – Café vietnamita

O leite condensado é um velho companheiro na mesa dos brasileiros, não é verdade? O nosso brigadeiro, por exemplo, é feito com ele. Por isso, talvez não cause estranheza um preparo que misture café com este ingrediente. Pois esta é justamente a base para o café vietnamita. Além desses dois itens, é preciso acrescentar uma gema de ovo na xícara. E aí, ficou interessado na mistura?

6 – Café havaiano

Ok, esta não é exatamente uma daquelas receitas de bebidas exóticas feitas com café realmente estranhas. Mas resolvemos acrescentar porque ela pode ser, no mínimo, curiosa. É que o café havaiano nada mais é do que café com leite. A diferença é que o leite é de coco. Quer ousar mais? Então experimente este preparo frio!

7 – Kaffeost

Deixamos este para o final porque talvez seja o mais complicado de se preparar pela dificuldade de encontrar um dos ingredientes. Porém, ele é realmente exótico e o sabor é extraordinário. O kaffeost é típico da Finlândia e consiste em despejar café por cima de um cubo de queijo no fundo da xícara. O problema é que não é qualquer queijo: trata-se do leipäjuusto, produzido a partir do colostro, que é o leite de vacas que deram à luz recentemente.

Do básico ao exótico, escolha o melhor café

Experimentar bebidas exóticas feitas com café pode ser incrível. Mas seja deste modo, seja provando seu café comum do dia a dia, a regra básica é escolher um café de qualidade. Só ele é capaz de garantir o sabor e o aroma que você merece para uma experiência positiva e marcante. Por isso, tenha sempre este requisito em mente e aproveite!

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais