10 museus diferentes para conhecer pelo Brasil

Viajar é uma ótima pedida para quem quer relaxar e aproveitar os dias de férias. Nesse sentido, conhecer atrações culturais do destino é um passeio que não apenas ajuda a se distrair, mas ao mesmo tempo traz diversão e conhecimento. Contudo, nem sempre os museus podem reter atenção, principalmente se viaja com crianças. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 10 museus diferentes para conhecer pelo Brasil. 

1. Museu WEG, Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Essa é a quinta maior economia de Santa Catarina, abrigando muitas empresas importantes, além de oferecer excelente qualidade de vida. Como consequência, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul, a fim de encontrar o imóvel ideal. Uma das principais empresas da cidade é a WEG e para comemorar o aniversário de 53 anos, o museu em sua homenagem foi reaberto. Aqui você vai encontrar um acervo incrível da fábrica de motores elétricos, além de poder conhecer os processos geradores de energia, suas aplicações no cotidiano, etc. 

2. Museu da Moda, Canela, Rio Grande do Sul

Aqui, o visitante faz uma viagem até cerca de 2 mil anos a.C. e percorre 4 mil anos conhecendo tudo sobre o vestuário feminino. O espaço é composto por diversos manequins, que vestem desde as tradicionais togas gregas até roupas típicas do Brasil. Além disso, ele conta com peças e utensílios desse universo que foram garimpados em antiquários de diferentes cantos do mundo. 

3. Museu do Caju, Fortaleza, Ceará

Esse com certeza é um dos museus mais curiosos do Brasil e até mesmo do mundo. O objetivo não é apenas divulgar a fruta típica do Ceará, mas também ajudar a comunidade local com os artesanatos e alimentos vendidos no museu, que são produzidos por um grupo de idosos e deficientes físicos. 

4. Museu dos Brinquedos, Belo Horizonte, Minas Gerais

O acervo conta com a coleção da idealizadora, com brinquedos de seus 10 filhos e 22 netos. A família continua com o projeto até os dias de hoje, abrigando mais de 5 mil peças que vão desde o final do século XIX até os dias atuais, com jogos, fantoches, bonecas, carrinhos e eletrônicos. 

5. Museu da Tatuagem, São Paulo, São Paulo

O Museu da Tatuagem em São Paulo surpreende positivamente seus visitantes. Ainda que não seja algo palpável, o acervo do local conta com diversos itens interessantes, fotos, máquinas e histórias que representam essa cultura. Inclusive, por mais que pareça algo recente, ela teve início na pré-história e o museu conta mais sobre isso. 

6. Museu da Cachaça, Lagoa do Carro, Pernambuco

É fato que a cachaça é um dos grandes legados brasileiros para o mundo e na pequena cidade de Lagoa do Carro você vai encontrar mais de 12 mil garrafas. Elas estão divididas por estado e o acervo está em constante expansão. Além de apreciar os rótulos, você vai aprender mais sobre a história dessa iguaria e até mesmo provar uma dose ou outra. 

7. Museu de Ciências e Tecnologia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Focado em ciência e tecnologia, esse museu conta com uma coleção muito interessante, com fósseis e objetos encontrados em escavações arqueológicas. Inclusive, o acervo é alvo de estudo de diversos pesquisadores e universidades de todo o mundo, sendo que os visitantes podem conhecer ainda diversos animais e plantas. 

8. Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo

O amor do brasileiro pelo futebol não é novidade e isso foi materializado em 2008 dentro do estádio do Pacaembu. São vídeos, fotos e gravações que mostram a história do esporte e sua evolução no Brasil. Em diversos lugares, encontram-se jogadores, técnicos, locutores e pessoas ligadas ao esporte sendo homenageadas, além de abrigar a primeira biblioteca pública voltada ao futebol. 

9. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco

Esse foi considerado um dos melhores museus do mundo, contando com um acervo incrível com pinturas e esculturas europeias dos séculos XV a XVIII. Um dos destaques é a ala dedicada ao Brasil Holandês, contando sobre a época em que Pernambuco foi ocupada pelas forças holandesas. Além disso, são mais de 3 mil peças da seção de armas brancas, com armaduras medievais autênticas. 

10. Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Esse é considerado um dos museus mais incríveis e inovadores do mundo e não abriga exposições, obras de arte ou artefatos antigos. Na verdade, ele nos ajuda a refletir sobre os caminhos da Terra e da humanidade, mostrando todas as mudanças que aconteceram no planeta provocadas pela ocupação humana. Além disso, mostra os desafios que ainda serão enfrentados em um prédio com arquitetura incrível. 

Então, agora que você conhece alguns dos museus mais interessantes e diferentes do Brasil, já pode escolher qual irá visitar em sua próxima viagem. Lembre-se de ter um bom planejamento, pois assim pode conhecer muitas atrações com calma, além de garantir a melhor experiência de viagem, esteja você sozinho, com a família ou amigos.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais