Cuidados com a alimentação, 7 alimentos que contribuem para a sua saúde bucal

Para ter uma boa saúde bucal, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação e a higienização adequada, para que todo o organismo também funcione e fornecer as vitaminas necessárias.

Alimentação

Não é segredo para ninguém que a saúde bucal está diretamente ligada com a forma que nos alimentamos, afinal, todo o processo digestivo começa na mastigação.

Além disso, os alimentos interferem diretamente no nosso metabolismo e, se ele estiver em perfeito equilíbrio, a saúde bucal também será beneficiada.

Neste artigo, você vai encontrar uma lista com 7 alimentos que fazem total diferença na saúde bucal.

1- Maçã


A maçã, além de ajudar na hidratação, limpa os dentes e a gengiva devido às fibras e ao estímulo à produção de saliva.

Isso evita possíveis cáries que, se não forem tratadas a tempo, podem desencadear uma extração dental.

Além disso, é um alimento que evita a deterioração dos ossos, preservando a densidade dos ossos - o que também influencia na resistência dental.

Portanto, adicionar esse alimento no seu cronograma diário tem um impacto extremamente positivo ao pensar na lubrificação, resistência e higienização bucal.

Contudo, cabe ressaltar que em casos em que já houve a extração por não ser possível recuperar o dente, independentemente do motivo, é muito importante buscar por um profissional especializado para realizar o implante dentario preco medio de forma correta.

2- Brócolis


Diversos tratamentos visam proteger ou recuperar a esmaltação que pode ser danificada pelo consumo de alguns alimentos, bem como pela ausência do ferro e do cálcio. Contudo, uma mudança alimentar também pode auxiliar nesse contexto.

Afinal, essas substâncias estão presentes em abundância quando falamos do brócolis. Ou seja, ele também contribui diretamente na proteção do esmalte dos dentes

Por isso, ao preparar a sua refeição, não esqueça de adicionar esse poderoso componente.

3- Salmão


Agora falando de frutos do mar, o salmão, por sua composição ser rica em cálcio e vitamina D, é o aliado perfeito quando falamos da rigidez dos seus dentes e resistência óssea.

Afinal, esses fatores são muito importantes ao considerar diversos procedimentos, bem como a necessidade deles.

Isso ocorre, por exemplo, na prótese sobre implante dentario, que em um de seus processos demanda a fixação no osso maxilar.

Desse modo, o consumo de alimentos ricos nessas substâncias (cálcio e vitamina D), como o salmão, é muito importante para auxiliar na prevenção da perda dental e fragilidade óssea, além de melhorar a absorção dos demais nutrientes.

Para inseri-lo no seu cardápio, uma sugestão é substituir em alguns dias a carne bovina, por exemplo. Assim, tanto a saúde dos seus dentes como a do seu organismo estarão em perfeita harmonia.

4- Pera


A pera, quando ingerida com frequência, elimina as placas bacterianas responsáveis por provocar a gengivite e até o amarelamento dos dentes. Desse modo, ela pode contribuir para o clareamento dental.

Vale destacar que essa fruta não tem efeito semelhante a um tratamento de clareamento dental com moldeira, porém, pode auxiliar no clareamento e manutenção desse procedimento.

5- Gengibre


Devido aos nutrientes e antioxidantes presentes neste alimento, o gengibre é um grande aliado no combate ao mau hálito.

Além disso, a gengivite e outras inflamações também podem ser evitadas, pois ele ainda é composto por propriedades anti-inflamatórias.

6- Morango


O morango, além de ser o queridinho dos paladares ao redor do mundo, possui ação clareadora. Então, na próxima visita ao hortifruti, não esqueça de conferir a prateleira das frutas vermelhas.

Para aqueles que desejam ampliar ainda mais o efeito clareador, bem como para criar uma camada protetora e alinhada, é possível recorrer aos consultórios odontológicos, seja para realizar a profilaxia, o clareamento ou fazer a colocação de lente nos dentes.

Mais ainda, independentemente da alimentação ou dos procedimentos realizados, é primordial manter a visitação ao consultório de forma regular para a manutenção da saúde bucal.

7- Água


Para finalizar, a água. Os benefícios desse líquido para o corpo são diversos e indiscutíveis e, apesar de não ser um "alimento sólido” é preciso destacar seu impacto na saúde bucal.

Afinal, o principal fator para a saúde da cavidade bucal é a lubrificação que ela possui.

Para obter essa lubrificação, é preciso seguir as indicações da quantidade ideal de água consumida diariamente para suprir as necessidades do corpo, além de auxiliar na dissolução e eliminação dos alimentos e resíduos.

É importante ressaltar neste ponto que além da alimentação balanceada e seguir as recomendações profissionais, o seu cuidado e manutenção diários é essencial para a saúde bucal.

Além disso, visitar o seu dentista com frequência continua sendo a melhor forma de ter uma saúde bucal adequada, já que o especialista possui o conhecimento para te auxiliar e indicar os tratamentos mais indicados para a sua necessidade.

Por fim, o fio dental, a escova e a pasta de dente continuam sendo os melhores amigos para o seu dia a dia e saúde bucal.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.
Postagem Anterior Próxima Postagem