O que são águas termais e onde encontrar

O que são águas termais e onde encontrar?

Com benefícios para o organismo humano, águas termais atraem turistas para diferentes cantos do país.

As piscinas e fontes de águas termais são atrações em diferentes cantos do planeta. Uma vez que elas proporcionam benefícios para a saúde humana, muitos turistas procuram destinos em que elas estejam presentes para poderem relaxar enquanto se banham.    

Para quem tem planos para viajar pelo Brasil à procura de locais que tenham águas termais, é importante saber que há opções nos diferentes cantos do país.

No texto abaixo, entenda melhor o que elas são, quais são seus benefícios para a saúde humana e alguns dos destinos brasileiros com águas termais.

O que são águas termais?

São chamadas de águas termais as águas que, seja pela ação de vulcões ou pelo processo de geotermia (o calor interno da própria Terra), são aquecidas abaixo da superfície.

Quando elas brotam no solo, as temperaturas que elas registram são de cerca de 36,5ºC a 37,5ºC — acima da temperatura do corpo humano.

Inclusive, a temperatura pode ser ainda maior dependendo da região em que elas nascem. Além de serem aquecidas, essas águas apresentam grandes quantidades de minerais, que trazem benefícios para a pele e o organismo humano. Entre eles estão zinco, magnésio, selênio, potássio e cálcio.

Como elas são aquecidas?

O processo de aquecimento das águas acontece de duas formas: a geotermia e a vulcanização. O primeiro caso é responsável pelas fontes termais no Brasil.

Nele, a água da chuva é absorvida pelo solo até grandes profundidades. Lá embaixo, ela recebe calor das rochas.

À medida em que ela vai se aprofundando, a temperatura e a pressão aumentam, o que a torna mais quente. Isso ocorre até um ponto em que a pressão é tão alta que a empurra novamente para cima, forçando-a a encontrar brechas no solo e formar as fontes termais.

Esse é um processo que leva anos para ficar completo. Inclusive, a água é tão rica em sais minerais justamente por ficar tanto tempo em contato com as rochas subterrâneas.

Já o segundo caso ocorre quando a presença de um vulcão ativo aquece as águas ao redor. Nesse cenário, a concentração de ferro é ainda maior do que no aquecimento via geotermia.

Quais são os benefícios para a saúde?

O contato do corpo humano com as águas termais gera uma série de benefícios para o organismo. Elas auxiliam no tratamento de alergias e outras doenças cutâneas, repõem os sais minerais que se perdem durante a transpiração do corpo e hidratam a pele.

Elas também desempenham um efeito terapêutico no organismo, aliviando dores musculares (e mesmo crônicas) e relaxando os músculos.

O contato com as águas termais auxilia na diminuição da pressão arterial, no tratamento de problemas nas articulações, como nevralgias e artrite, e também na renovação das células da pele, favorecendo o rejuvenescimento.

Quais os locais com águas termais no Brasil?

O Brasil conta com alguns locais que têm a presença de fontes termais. Um deles é Rio Quente, no estado de Goiás, que conta com águas aquecidas e cristalinas, perfeitas para quem está a fim de um passeio em que possa relaxar e ter um tempo para si.

Outro ponto dessas águas e que também se encontra em Goiás é a cidade de Caldas Novas, que fica localizada na maior estância hidrotermal do mundo.

A cidade conta com mais de 200 piscinas termais que apresentam temperaturas capazes de chegar aos 70ºC. É uma garantia de um passeio confortante e proveitoso.

As águas termais também estão presentes em outros pontos do Brasil. Um deles é Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul.

A região da cidade é rodeada por uma bela paisagem, que apresenta vales, mata nativa e montanhas. O parque de águas termais do município fica às margens do lago Uruguai e é um dos principais pontos turísticos do estado.

Já para quem procura um local assim na região nordeste, o destino indicado é Mossoró, no Rio Grande do Norte. O grande complexo aquático da região, o Planeta Água, tem 12 piscinas termais interligadas que apresentam uma temperatura de até 58ºC.

Na região sudeste, um dos principais pontos é a paulista Águas de Lindóia. As águas termais que saem do solo vão direto para o balneário da cidade.

Aqui, elas são utilizadas de variadas formas: em piscinas, hidromassagens, duchas escocesas, toboáguas e serviços terapêuticos.