Ano Novo, Vida Nova, 5 Hábitos Saudáveis Para Adotar em 2022

Os meses de dezembro e janeiro, normalmente são utilizados pelas pessoas para o planejamento, seja em relação à vida pessoal e/ou profissional.

E neste contexto, adquirir hábitos saudáveis é algo que está nos planos de muita gente.

Até porque, quem cuida da saúde vive mais e melhor!

Sendo assim, levando isso em consideração, nós separamos no artigo de hoje os principais hábitos saudáveis que você deve adotar esse ano (e continuar adotando nos próximos) para viver bem, com mais saúde, disposição e bem-estar.

Veja!

Hábitos saudáveis para adotar em 2022

1. Beber água

O primeiro hábito saudável que você deve adotar em 2022 (e nos próximos anos também), é beber água, porém, de maneira adequada.

E como seria isso? Bom, diversas pessoas só bebem água quando lembram ou quando estão com sede, e isso é um problema, pois o ideal é ir ingerindo esse líquido ao longo do dia, mesmo que você não esteja com sede.

O indicado, de acordo com especialistas em saúde, é que adultos bebam, pelo menos, dois litros de água por dia – coisa que muita gente não faz.

Por isso, comece 2022 cuidando da sua hidratação – ainda mais por causa do verão, estação do momento e que vai até o dia 20 de março.

E para tornar esse hábito mais simples e natural em sua rotina, tenha sempre com você um squeeze ou uma garrafinha.

Dessa forma, sempre que precisar você poderá enchê-la em um bebedouro ou em um purificador de água que estiver disponível. 

O importante é não ficar sem beber água.

Além disso, considere o uso de um aplicativo ou de alarmes em seu smartphone para lembrar você de tomar água. Muitas pessoas utilizam essas “estratégias”.

Ah! E só para ressaltar, esse primeiro hábito é o mais fácil dos cinco que separamos neste artigo. 

Portanto, procure começar por ele para se manter focado e motivado, ok?

2. Fazer uma atividade física

A prática de uma atividade física, é algo reconhecido mundialmente por ser benéfica para a saúde e o bem-estar.

Contudo, mesmo assim ainda há muitas pessoas que não se exercitam durante a semana – o que, claro, é um problema para quem está em busca de mais qualidade de vida.

Sendo assim, para não ser mais um que leva uma vida sedentária, procure se exercitar regularmente, ou seja, pelo menos três vezes durante a semana, por exemplo, segunda, quarta e sexta, e entre 30-50 minutos diários.

O ideal é que você faça alguns testes e encontre uma atividade que você realmente goste de praticar. Assim, será mais fácil de incluí-la em seu dia a dia e será mais difícil de você parar e desistir.

O que acontece com muitas pessoas, é que elas perdem a motivação e o foco ao se exercitar, simplesmente porque fazem algo que não gostam, que não dá prazer e nem vontade de praticar.

E com tantas opções de atividades físicas hoje em dia, com certeza você encontrará uma que irá te satisfazer. 

Pode ser ir para a academia, correr, caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta, praticar calistenia, praticar crossfit e assim por diante.

3. Alimentar-se bem

De todos os hábitos saudáveis que separamos neste artigo, este terceiro costuma ser o mais complicado para a maioria das pessoas.

Isso porque, por conta da rotina corrida, da praticidade, da comodidade, entre outros aspectos, grande parte das pessoas não dá a devida atenção para a alimentação.

E com isso, desenvolvem quadros de obesidade, diabetes tipo 2, colesterol alto, gastrite, hipertensão, entre outros problemas de saúde.

Portanto, para evitar essas e outras complicações, procure se alimentar bem em sua rotina.

E como seria isso? Comer bastante? Não, comer de maneira adequada, ou seja, consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas, proteínas, fibras, cálcio e nutrientes.

Alguns exemplos são: frutas, legumes, verduras, vegetais, grãos, ovos, carnes magras e peixes.

Além disso, faça todas as refeições, bem como alguns lanchinhos saudáveis ao longo do dia. Não fique mais de três horas sem comer.

Crie consciência sobre o quê e o quanto você se alimenta. 

Agora, para saber o que é de fato melhor para você, o ideal é consultar um nutricionista. Então, aproveite esse início de ano para fazer isso.

4. Cuidar do sono

Se você não dorme bem, ou seja, não consegue descansar e nem ficar em repouso entre sete e oito horas por dia, saiba que a sua saúde e, consequentemente, a sua qualidade de vida, estão sendo afetadas.

Isso porque, noites mal dormidas impactam o seu humor, a sua memória, a sua concentração e os seus níveis de produtividade.

Portanto, para cuidar melhor da sua saúde e do seu bem-estar, não deixe de cuidar do seu sono em 2022.

Procure, de fato, relaxar e evite ficar levando preocupações e problemas para a cama. Resolva-os ao longo do dia e, assim, você poderá encostar a cabeça no travesseiro tranquilamente.

Além disso, atente-se para o ambiente. Deixe-o o mais confortável, silencioso, escuro e agradável possível na hora que for dormir.

5. Cultivar hobbies e relacionamentos

Por fim, mas não menos importante, procure, além dos quatro hábitos saudáveis que já te apresentamos, cultivar seus hobbies e seus relacionamentos.

Isso porque, você deve ter momentos em sua rotina para fazer o que gosta. E deve também ter momentos para aproveitar com seus amigos e familiares.

Não viva isolado, sem o convívio com outras pessoas, e muito menos apenas em função do trabalho.

O ideal é equilibrar a vida pessoal e profissional, de modo a conseguir usufruir de cada uma da melhor forma possível!

Além disso, invista em novos hobbies, se desafie e aprenda coisas novas. Desenvolva habilidades.

Assim, seguindo essas dicas e esses hábitos, você estará no caminho certo para ter uma vida melhor e mais saudável em 2022!

Hábitos Saudáveis