receitas para dias quentes

3 receitas para dias quentes

Pratos e bebidas simples ajudam a aliviar o calor.  

O verão é a estação favorita dos brasileiros. É o momento em que muitas famílias fazem aquela viagem planejada ou simplesmente tiram alguns dias para descansar.

No hemisfério sul do planeta começa oficialmente no dia 21 de dezembro e vai até a última quinzena de março.    

O calor elevado não traz só alegria. Também exige de nós muita atenção e cuidado. Entre as recomendações mais conhecidas estão beber bastante líquido para se refrescar e hidratar.

É preciso, ainda, não se esquecer do protetor solar e, para aqueles que vão à praia, evitar expor-se ao sol entre as 10 horas da manhã e as 3 da tarde.

As temperaturas elevadas, combinadas a uma maior realização de atividades ao ar livre, também pedem comidas leves, que não pesem no estômago e deem bastante energia.

Deve-se dar preferência a frutas, legumes e vegetais, além de deixar frituras de lado.

Comer bem no verão é mais fácil do que você imagina. Só é preciso um pouco de vontade e alguma criatividade. Com a última, nós te ajudamos. Confira 3 receitas que são puro frescor e energia para os dias quentes.

Salada tropical

Engana-se quem pensa que saladas precisam ser sem graça. Existem diversas receitas com muito sabor e sustância que são a cara do verão.

A salada tropical é uma delas. O segredo, aqui, é fazer um mix de folhas frescas e acrescentar outros ingredientes que te agradem.

Para o mix de folhas, base dessa receita, separe 2 folhas de alface crespa, 2 folhas de alface romana, 2 folhas de alface roxa, duas folhas de couve kale e 2 folhas de couve manteiga.

Corte todas da forma que preferir. Uma ótima dica para acrescentar mais textura ao prato é fazer cortes diferentes em cada tipo de folha.

Tendo todas cortadas, misture bem em uma tigela e está pronta a base da sua salada. Agora, para deixá-la genuinamente tropical, acrescente frutas e vegetais refrescantes.

Vale tomate, pimentão, laranja, manga, cenoura e o que mais seja de agrado do seu paladar. O toque especial fica por conta dos molhos e pastas. Nesse caso, vale a pena explorar culturas de outros países.

A guacamole mexicana, por exemplo, pasta à base de abacate, combina muito bem com esse tipo de salada. O molho árabe tradicional, que mistura alho, limão, sal e azeite, também é uma ótima pedida.

O mix de folhas pode ficar até 3 dias na geladeira, coberto. Os outros ingredientes, contudo, devem ser preparados somente em quantidades que serão consumidas imediatamente.

Suco Turbina-Bronzeado

Nada melhor que se refrescar no verão e ainda dar aquela ajuda para a nossa pele manter o bronzeado. Nossa segunda receita é a combinação perfeita desses dois desejos.

Desenvolvido pela nutricionista Kamila Melo, o Suco Turbina-Bronzeado combina alimentos que são fontes de betacaroteno, substância que ajuda a manter a coloração da pele, além de hidratá-la profundamente.

Para uma porção individual, você precisará de 1 laranja, ½ cenoura, ½ beterraba e 350 ml de água de coco. O modo de fazer não poderia ser mais simples: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Nada de açúcar ou adoçante, certo? O suco deve ser consumido imediatamente e a qualquer hora do dia, mas, de preferência, longe das principais refeições. Se o dia estiver muito quente, acrescente algumas pedrinhas de gelo.

Sorvetes veganos de morango e chocolate

Calor e sorvete andam de mãos dadas. A temperatura sobe já imaginamos uma taça com bolas geladinhas e cheias de sabor.

Sorvetes industrializados, porém, são feitos com ingredientes químicos, gorduras hidrogenadas e vários outros componentes sem qualquer valor nutritivo. Saldo negativo para a saúde.

Existe, contudo, uma solução gostosa para aqueles que se preocupam com isso: o sorvete vegano à base de banana, também conhecido como sorbet. Vamos aprender a fazer os mais consumidos no Brasil.

Congele 12 bananas de um dia para o outro. Bata-as no liquidificador até que formem um creme homogêneo. Feito isso, divida a porção em duas partes iguais.

Em uma, acrescente cacau em pó orgânico e vá provando até que esteja do seu gosto. Na outra, bata 200g morango até atingir consistência de vitamina e cor homogênea.

Por fim, leve as duas de volta ao congelador, em recipientes separados, e deixe congelar por mais 24 horas. Você se surpreenderá com o sabor caseiro e natural.