Tratamentos estéticos dentais que você precisa conhecer

Tratamentos estéticos dentais que você precisa conhecer!

Você sabia que a relação da odontologia com a estética vai muito além da saúde bucal? Isso acontece porque os dentistas também realizam tratamento estéticos dentais em seus consultórios ou clínicas particulares para promover mais saúde mental e bem-estar.    

O sorriso de uma pessoa está ligado, além da saúde bucal, com a parte estética e a autoestima. Assim, problemas com o sorriso podem gerar desconfiança, queda da autoestima e dificuldades sociais mais graves caso não sejam tratados.

Justamente por isso que os dentistas também optam por oferecer tratamentos relacionados aos dentes para melhorar a sua qualidade e levar para seus pacientes o sorriso desejado.

Neste artigo, falaremos muito sobre essa relação, apontando alguns tratamentos estéticos que são bastante procurados, como eles são feitos e a importância das clínicas e consultórios para realizar esses processos com segurança e qualidade. Confira!

O que é estética dental?

Para começar, precisamos explicar mais precisamente do que se trata a estética dental.

Os dentes são estruturas localizadas na boca e são fundamentais para a mastigação de alimentos e influenciam, inclusive, na fala. Mas, além disso, são itens indispensáveis de estética, pois são os formadores do sorriso.

Nesse sentido, a estética dental é uma área especializada da odontologia que visa proporcionar tratamentos estéticos de qualidade para melhorar o sorriso das pessoas.

Em muitos casos, as pessoas procuram por esses tratamentos apenas para melhorar sua imagem, e não tem problema nisso.

Contudo, em outras situações, os tratamentos estéticos dentais também podem ser aplicados de modo a contribuir com a funcionalidade do sorriso, sendo autorizados pela ANS.

Assim, são essenciais, principalmente quando a pessoa sofre ou sofreu com algum problema estrutural de ruptura ou quebra dos dentes.

A seguir, mostraremos quais são os principais procedimentos estéticos para os dentes, explicando como eles funcionam e no que eles podem ajudar.

Clareamento dental

Um dos tratamentos mais procurados pelas pessoas e, por isso, um dos mais comuns no ramo da odontologia estética é o clareamento dental. Por isso, ele também continua em constante aprimoramento.

Muitos problemas podem afetar a qualidade do dente, incluindo sua coloração. Naturalmente, todo mundo deseja ter um sorriso branco e bonito, recuperando a cor original dos dentes após a incidência de manchas.

Ao longo da vida, alguns hábitos podem ser prejudiciais nesse sentido, modificando a tonalidade dos dentes, tais como:

  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo excessivo de alimentos açucarados;
  • Uso de drogas;
  • Vício em tabaco.

Além disso, essa tonalidade pode ser transformada de forma natural, justamente por conta da alimentação ou pelo avanço da idade.

O processo de clareamento dental pode ser feito tanto em clínicas particulares, ou com convênio, bem como na residência, mas sempre com a supervisão de um dentista especializado.

Aparelho transparente

O uso de ferramentas para correção de algum problema dentário mais estrutural, como a mordida ou a separação dos dentes, é fundamental para melhorar a saúde bucal das pessoas e, consequentemente, sua qualidade de vida.

Além disso, essas ferramentas podem ser usadas como um tratamento estético, justamente para melhorar a qualidade do sorriso, fazendo pequenas reparações. Esse é o caso do aparelho ortodôntico.

Você muito provavelmente já observou alguém utilizando um aparelho dentário. Eles são confeccionados em diferentes modelos e formas, também podendo ser usados para diversos tipos de tratamentos.

O aparelho fixo, por exemplo, é um dos casos mais marcantes, pois é bastante chamativo, principalmente por seu aspecto metálico e uso de “borrachinhas” para torná-los mais atrativos.

Nesse sentido, o aparelho transparente é uma dessas ferramentas odontológicas que podem ser utilizadas nas duas situações, tanto para correção de algum problema na mordida, como para melhorar a estética dentária das pessoas.

Esse aparelho se assemelha com os os tradicionais aparelhos fixos, mas possuem uma coloração transparente, o que o torna quase imperceptível.

Dessa forma, ele surge como uma opção de tratamento estético interessante pois, além de resultados positivos, não interfere tanto na visibilidade do sorriso no dia a dia, enquanto as pessoas estão utilizando.

Lente de contato dental

Mais uma opção interessante de tratamento estético é a lente de contato dental. Como o próprio nome indica, é uma lente, uma fina película que é posicionada sobre os dentes.

São elementos finos que podem ser produzidos por impressora 3D. É bastante utilizada para processos estéticos de mudança nos dentes, tanto para alargamento, aumento no comprimento e fechamento de espaços entre eles.

A coloração também pode ser melhorada, conforme o aspecto desejado e, inclusive, considerando a harmonização. Assim, além de mais alinhado, é possível ter um sorriso mais “branquinho”.

Implante dentário

Por fim, há um tratamento que, muitas vezes, serve como uma solução imprescindível para o sorriso: o implante dentário.

Os implantes são elementos utilizados para fixar próteses, substituindo alguma parte do corpo que foi perdido. É comum encontrarmos pessoas que utilizam próteses corporais, principalmente na perna.

O dentário funciona da mesma maneira: é posicionado para fixar as próteses dentárias que irão substituir algum dente que foi perdido.

As pessoas podem utilizar isso como uma forma apenas estética, por exemplo substituindo um dente por um dente de ouro. Isso é comum e bastante pessoas têm essa ideia por uma questão de status.

Em outros casos, ele também atua em momentos de necessidade, substituindo os dentes que foram perdidos por causas naturais ou descuidos no trato com os dentes.

Portanto, são diversos os tratamentos estéticos que podem ser realizados pelos odontologistas, incluindo processos na face.

Contudo, para que sejam efetivos e considerem não só a beleza, como também a saúde e funcionalidade dos procedimentos, é crucial contar com um profissional especializado e devidamente credenciado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.