A importância de cuidar da saúde bucal durante o verão

Manter os dentes saudáveis requer cuidados especiais ao longo da vida. Além disso, em determinados períodos é preciso estar mais atento, como para garantir a saúde bucal durante o verão e poder tomar uma bebida gelada ou chupar um sorvete sem problemas com sensibilidade.

Importância de cuidar da saúde bucal

Por ser uma época relacionada a férias, encontro com amigos e familiares, momentos de relaxamento quanto aos alimentos consumidos, é preciso tomar alguns cuidados para que os dentes não saiam prejudicados.

O consumo de muitas bebidas com corantes, como sucos e refrigerantes, podem causar manchas na superfície dos dentes, assim como alimentos que são consumidos muito gelados, como sorvetes de massa e picolés.

Aliás, a falta de cuidados com a saúde bucal durante o verão pode resultar em problemas futuros.

Por isso, é importante ter sempre à mão os acessórios para uma assepsia decente, incluindo:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

As farmácias e drogarias disponibilizam esses equipamentos em pacotes fechados, que podem ser transportados em bolsas e mochilas, sem ocupar muito espaço e com ótimo custo-benefício.

Alimentos ajudam na limpeza bucal

Por ser uma estação do ano em que a liberdade tem diversos significados, como pés nas areias da praia, ou muita diversão na piscina, é preciso tomar alguns cuidados quanto à alimentação.

Inclusive, para isso, deve-se levar em consideração que nem sempre os apetrechos para a higiene bucal não estão à disposição.

A ingestão constante de bebidas alcoólicas, pelos adultos, e sucos e refrigerantes pelos demais, substitui até mesmo o consumo de água mineral, o que não é indicado.

Afinal, a água contribui para a manutenção da higienização natural da cavidade oral. Além disso, as demais bebidas podem conter pigmentos que prejudicam a estrutura, além de contribuir para a acidez na boca.

Mais ainda, por ficar por um longo período sem uma escovação adequada, a superfície dos dentes pode conter o acúmulo de resíduos alimentares próximos à gengiva, resultando em gengivite. Isso também pode ser evitado com o consumo da água e a higienização correta.

O sangramento é um sintoma que pode ser percebido quando os dentes não estão sendo tratados adequadamente, assim como o surgimento de mau hálito.

Em outros casos, a presença constante do açúcar pode acarretar em cáries, causando dor de dente e, em casos específicos, a necessidade de um tratamento de canal.

Para reduzir a produção de um biofilme que ocasiona a gengivite e remover de forma momentânea os alimentos presos aos dentes, é preciso consumir alimentos como maçã, cenoura ou queijo branco.

No momento da mastigação, o esmalte dos dentes recebem um atrito que ajudam na remoção do biofilme, assim como na limpeza, mesmo que de maneira parcial.

Verduras e legumes devem ser inseridos no cardápio de alguma forma, para que ajude na saúde bucal e na digestão, já que muitos alimentos consumidos em períodos de férias são gordurosos ou repletos de açúcar e corantes.

Corantes podem provocar manchas

A bebida alcoólica também é uma grande vilã quando se trata de cuidados com a saúde bucal. O consumo exagerado provoca a desidratação do organismo, ocasionando a famosa ressaca.

Dessa forma, a produção de saliva é reduzida e, sem essa proteção natural, é possível que sejam desenvolvidos problemas como a própria cárie, a erosão dentária, a periodontite e, em alguns casos, a mancha na superfície dental.

Assim, as pessoas que se sentem incomodadas com a aparência física podem precisar de um clareamento a laser valor variável, de acordo com as condições dos dentes e o número de sessões necessárias para um tratamento adequado.

Esse tipo de procedimento deve ser feito em uma clínica odontológica devidamente equipada, pois o profissional responsável deve acompanhar a evolução do tratamento periodicamente.

Estética odontológica antes das férias

O verão tem data marcada para início, meio e fim. Para as pessoas que querem estar com um sorriso bonito nessa época do ano, o planejamento odontológico pode ser feito ao longo do ano, mesmo que seja a visita periódica para o dentista e verificar se está tudo em ordem.

Para as pessoas que querem os dentes alinhados, a utilização de um aparelho invisivel pode ser verificada.

Na prática, esse é um acessório que utiliza tecnologia avançada para corrigir dentes tortos e ajudar na mastigação e respiração.

Esse tipo de equipamento é desenvolvido de maneira personalizada, reduzindo o incômodo que outros modelos de aparelhos dentários causam na imagem. Além disso, eles podem ser removidos no momento da escovação, facilitando a higiene pessoal após as refeições.

Caso o paciente esteja tentando fazer a substituição de dentes que foram perdidos por causa da cárie, ou por acidente, o investimento deve ser focado no implante dentario valor que depende do número de peças que serão colocadas na boca.

Tomando todos os cuidados ao longo do ano, a alegria contagiante do verão pode contar com sorrisos espalhados pelas praias, à beira da piscina, na roda de amigos e familiares.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.