Decoração de banheiro: como incorporar elementos em madeira ao ambiente?

Saiba como incluir esse tipo de material na decoração do seu banheiro.

Mesmo existindo uma grande variedade de materiais e revestimentos no mercado, a madeira ainda continua sendo a opção preferida de muitas pessoas na hora de decorar os cômodos da casa.
Isso porque, além de ser super fácil de combinar, ela também traz um ar de aconchego e elegância para a decoração. E, embora muitos não saibam, a madeira também pode ser introduzida na decoração do banheiro, seja em pisos, portas ou até mesmo em um simples móvel para guardar a sua toalha de banho de algodão.

No entanto, se você deseja trazer a madeira para o banheiro da sua casa, é preciso prestar atenção e tomar alguns cuidados na hora de escolher o tipo, uma vez que os banheiros são espaços naturalmente úmidos e, por esse motivo, não é qualquer madeira que pode ser utilizada. Sendo assim, para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas informações e dicas de como criar uma decoração de banheiro utilizando a madeira. Confira!

Tipos de madeira

Como dito anteriormente, os banheiros são ambientes úmidos por natureza. Em razão disso, é recomendado usar madeiras mais resistentes e que consigam suportar bem a umidade. Entre as madeiras que se enquadram nessas características, podemos citar a de Ipê, Cumaru, Sucupira, Jatobá, Itaúba, Garapeira e Teca.

Elas costumam ser a melhor opção para ambientes como o banheiro, pois possuem uma maior durabilidade e não sofrem nenhum tipo de variação de densidade ao perder ou ganhar umidade. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo fazendo uso de uma madeira adequada, é extremamente importante protegê-las com vernizes ou impermeabilizantes.

 

Use a madeira na bancada

Se você deseja que a madeira esteja presente no seu banheiro, mas não quer nada exagerado, uma boa dica é investir apenas em uma bancada de madeira. Assim, será possível trazer aquele estilo mais rústico para a sua decoração sem perder a elegância. A bancada pode ser feita tanto com tons claros de madeira como com tons escuros, pois ambos combinam com vários tipos de decoração.

Piso

Quando o assunto é piso de madeira no banheiro, a primeira coisa que você deve ter em mente é que esse tipo de revestimento não pode, em hipótese alguma, ser utilizado no box, pois, devido à quantidade de água que cai durante o banho, ela não reagirá bem.

No entanto, é possível utilizar piso de madeira em outros ambientes do banheiro, onde o chão não recebe contato direto com a água. O único cuidado a ser tomado é no momento de escolher o tipo de madeira, sendo recomendada a preferência por um tipo natural e resistente.

Nesse caso, uma dica bastante interessante é combinar o piso de madeira com uma decoração mais clara, para criar um contraste harmônico. Sendo assim, tente dar preferência a cores como azul claro, bege e branco, por exemplo, pois elas irão ressaltar a cor rica e natural da madeira.

Madeira nos detalhes

Outra ideia interessante para quem pretende decorar o banheiro com madeira é introduzir esse material nos detalhes, seja em nichos, prateleiras ou até mesmo em uma moldura no espelho.

Normalmente, os nichos e prateleiras são os mais indicados para isso, pois além de contribuírem bastante para o visual do ambiente, eles também possibilitam uma organização mais funcional no cômodo, ainda mais se o espaço for reduzido. Nessa mesma direção, caixas organizadoras em madeira também funcionam bem.

Além disso, outra vantagem de introduzir a madeira apenas nos detalhes é que não demanda qualquer obra mais complexa, como acontece na instalação de pisos e da bancada, por exemplo.