Wellness: como ter bem-estar com um dia a dia corrido?

Dicas para ter uma rotina saudável e cuidar da mente e do corpo.    

O wellness (“bem-estar”) é um estilo de vida que vem sendo muito buscado nos dias atuais. Se antes existia um “projeto fitness” com hábitos e objetivos mais específicos (dieta mais saudável, fazer exercícios físicos, ficar com o corpo magro e torneado), hoje, o estilo wellness traz uma proposta mais holística.

Partindo do ditado “mente sã, corpo são”, o wellness propõe uma rotina de promoção do bem-estar. Ele contempla os mais variados hábitos, como se alimentar de maneira saudável, usar roupas confortáveis e estilosas, ter um ambiente de trabalho agradável e até mesmo cuidar da vida afetiva.

A ideia de promover um estado geral de bem-estar está presente nas mais distintas tradições. O wellness é uma visão contemporânea do equilíbrio entre mente, corpo, sentimentos e alma, já presente na medicina tradicional chinesa, na Ayurveda indiana e na Grécia Antiga.

O principal objetivo desse estilo de vida é construir uma rotina que nutra seu corpo e sua mente com hábitos que promovam saúde em geral.

É importante lembrar que isso não se resume a começar uma dieta mais saudável e fazer exercícios físicos, mas a ter uma alimentação não restritiva aliada a atividades que você gosta de fazer e a um hobby desconectado da internet.

Feita a definição do estilo de vida wellness, vamos agora listar algumas sugestões para implementá-lo em sua vida:

1 – Bem-estar físico

O bem-estar físico não está relacionado a ter um corpo padrão ou a realizar procedimentos estéticos, mas sim a fazer as pazes com seu próprio corpo.

Portanto, as chaves para ter bem-estar físico são autoconhecimento e orientação profissional adequada.

Avalie suas peculiaridades, suas limitações e o que você gosta de fazer em termos de exercício físico. O importante é se divertir enquanto pratica a atividade, buscando se sentir bem.

Cuidado: ao agredir seu corpo com dietas hiper-restritivas e exercícios que você não gosta, seu bem-estar físico e mental ficarão abalados.

2 – Bem-estar emocional

Terapia, psicoterapia e psicanálise são métodos de higiene mental tradicionais, mas você também pode investir em yoga, meditação e mindfulness.

É importantíssimo separar um momento para organizar o turbilhão de pensamentos que normalmente atravessam nossas mentes sem percebermos, o que pode desencadear estresse, burnout e ansiedade — comuns para quem tem uma rotina corrida.

O bem-estar mental invariavelmente está conectado a um bem-estar intelectual e ocupacional, pois será afetado diretamente pelo seu ambiente de trabalho, seus hobbies, compromissos e responsabilidades.

É importante, portanto, tirar um tempo para tentar organizar e “limpar” sua mente para que você não somatize problemas.

3 – Bem-estar financeiro

Inegavelmente, a saúde financeira pode abalar os demais pilares da sua vida e impedir uma rotina de bem-estar completa.

Por isso, o bem-estar financeiro envolve mais que organização de gastos, sendo importante adquirir hábitos de consumo saudáveis desde cedo.

Um dos métodos que pode te ajudar nisso é o método Marie Kondo de organização. Segundo ele, para economizar, o ideal é ter um armário com menos roupas e acessórios, mas que sejam de qualidade, versáteis, e que você realmente use.

Para os gastos com comida, você pode planejar suas refeições do dia a dia, evitando recorrer a aplicativos.

Ao adotar um estilo de vida wellness, você tornará sua rotina mais inteligente, e várias áreas da sua vida irão melhorar: a organização e faxina da casa serão mais fáceis, os gastos supérfluos diminuirão, você irá comer de forma mais saudável, etc.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais