Que produtos de limpeza são essenciais?

A utilização dos produtos corretos garante higiene e saúde para você e sua família.

Produtos de limpeza

Os cuidados com o lar fazem parte da rotina de todos, sejam essas tarefas realizadas por profissionais contratados ou por nós mesmos. A manutenção diária (geralmente mais leve) e a semanal, em que se recomenda executar a limpeza pesada, são duas fases que garantem o cuidado de sua casa, assim como colaboram para a saúde e higiene de sua família.

Como os diferentes cômodos são configurados com diferentes materiais, o ideal é que tenhamos à nossa disposição diferentes produtos para o desempenho dessas tarefas. Alguns deles são bem específicos. Outros, mais gerais (também conhecidos como multiuso).

Se você ainda tem dúvidas sobre os produtos que você precisa para manter sua casa e roupas limpas e perfumadas, esta lista é para você. Vale lembrar, entretanto, que, caso você tenha móveis muito específicos, como uma madeira especial ou um objeto de arte em um metal diferenciado, é melhor pesquisar a maneira mais adequada de fazer a limpeza desses itens.

Detergente líquido


O detergente é um produto essencial. Por ser um produto de base neutra e ação leve, seu uso exige o auxílio de uma esponja. Isso quer dizer que não funciona muito bem se aplicado com um pano, por exemplo.

Além da louça, ele também poderá ser utilizado, de maneira geral, em superfícies engorduradas como azulejos e a tampa de vidro do fogão. Um cuidado a ser tomado é a sua mistura com outros produtos, quase nunca indicada por seu potencial de corrosão em certas associações.

Sabão neutro ou de coco


Possivelmente um dos produtos mais antigos dessa lista, o sabão em barra, neutro ou de coco, são uma verdadeira mão na roda e, por esse motivo, estão entre os itens mais importantes de se ter em casa quando o assunto é limpeza.

Sua ação é detergente e desengordurante, com a vantagem de serem menos abrasivos aos itens em que se aplicam. Por isso, além de poderem ser utilizados da mesma maneira que o detergente líquido, são especialmente indicados para a lavagem de roupas especiais à mão.

Sabão em pó


Produto básico de nossa lavanderia, foi desenvolvido para a lavagem de tecidos, desde roupas até calçados. Sua aplicação, entretanto, exige alguns cuidados. É sempre bom saber se a peça que será lavada tem indicação do uso do produto.

Por fim, apesar de ser uma prática comum, utilizá-lo para lavar pisos e azulejos não é recomendado, pois, a longo prazo, corrói o esmalte das placas e pastilhas do revestimento.

Amaciante


A ação de lavagem dos tecidos, com o tempo, vai danificando suas fibras e as deixando mais secas, o que confere à nossas roupas um aspecto de descuido. A ação do amaciante é retardar esse processo e proteger as peças na lavagem e secagem da roupa.

Álcool


Na forma líquida ou em gel, esse é um produto bastante versátil que funciona, de forma geral, como um desinfetante. Além disso, pode ser utilizado na limpeza de vidros e metais em uma solução de água, requerendo o auxílio de um pano limpo. Em superfícies emborrachadas, porém, ele não é indicado, pois danifica o material.

Água sanitária


Produto desinfetante e alvejante, é especialmente indicado para limpezas pesadas, desde azulejos a roupas. Seu poder abrasivo, entretanto, exige cuidado especial na aplicação em tecidos, uma vez que poderá manchá-las.

Desinfetante


Apesar de termos citado produtos com ação desinfetante em nossa lista, o propriamente dito é especialmente indicado para ser utilizado em banheiros, sobretudo por seu odor mais forte. Sua aplicação pode ser considerada a etapa final da limpeza, já que ele deve ser aplicado em superfícies que já estão limpas, devendo agir por dez minutos antes de sua remoção.
Postagem Anterior Próxima Postagem