O que acontece se meu veículo sofre avaria no transporte

É muito comum reclamações de proprietários de carros a respeito de o seu veículo sofrer avarias durante o processo de transporte até outra cidade ou estado. O veículo sofre avaria no transporte causados por fatores internos ao local em que ele está sendo transportado, ou seja, não são danos causados por batidas ou outros meios externos, mas sim, danos advindos do próprio transporte e da maneira com que o veículo foi alocado no compartimento.

Veículo

São vários os fatores que podem causar essas avarias, como por exemplo o mal acondicionamento do veículo, inobservância das presilhas utilizadas, falta de preparo da equipe de armazenamento, entre vários outros.

Está implícito no contrato de transporte de veículos a responsabilidade do transportador em levar o bem de forma segura e entregá-lo da forma que foi encontrado. Portanto, ao contratar uma pessoa para fazer o transporte do veículo, alguns tipos de danos e avarias são de responsabilidade do transportador.

Neste artigo, iremos falar um pouco mais a respeito da responsabilidade desse transportador e o que acontece quando o veículo sofre avaria no transporte. Portanto, se você já passou por essa situação e deseja saber mais a respeito de quais atitudes tomar, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de todas as informações a respeito do tema.

O que são avarias e quais os seus impactos no transporte de veículos?


Avaria é o termo utilizado para definir pequenos danos que o carro pode sofrer na hora de ser transportado para outro lugar, como por exemplo transportar o veículo de uma cidade a outra, ou como é mais comum, transportá-lo entre Estados distantes pelo país. Para evitar que o dono do carro percorra todo esse trajeto, existem opções de transportadoras que fazem esse serviço e entregam o carro no local que o cliente desejar.

No entanto, durante esse transporte é possível que venham a ocorrer pequenos problemas que podem causar dano a integridade do veículo. A depender do tamanho da avaria, é possível classificá-las em pequenas avarias e grandes avarias. Cada uma delas pode ocasionar situações diferentes em relação à responsabilidade do transportador para com a carga.

Sobre as pequenas avarias


As pequenas avarias que ocorrem durante o transporte do veículo, como por exemplo arranhões, riscos ou pequenos amassados, que não atinjam diretamente a integridade e a funcionalidade do veículo, podem ser comunicadas diretamente ao proprietário do veículo, onde será possível realizar um acordo para tomar as devidas providências e sanar o problema. É preciso registrar a avaria por meio de fotos para que seja feito o devido orçamento e a melhor forma de resolver o problema junto ao dono do carro.

Em casos de maiores avarias, capazes de comprometer o funcionamento e utilização do carro, é necessário buscar uma equipe técnica especializada capaz de avaliar os danos causados ao carro e a extensão dos valores necessários para corrigir esse problema. Será feita uma vistoria e um laudo, a fim de detectar a extensão dos danos causados à estrutura do carro, assim como os reparos necessários para que o veículo volte a funcionar corretamente o mais breve possível.

Existem seguros contra avarias?


Não há opção de seguro direcionado a avarias causadas no transporte do carro. Isso pode ocorrer de forma alternativa, através da contratação de seguros adicionais, cláusula específica tratando a respeito desses possíveis danos e a cobertura básica. No entanto, é um valor adicional cobrado para esse tipo de seguro, portanto, poderá sair um pouco mais caro para o proprietário do veículo.

Quais os limites dessa cobertura?


Cada uma dessas coberturas possuem um determinado limite que precisa ser respeitado. Cabe ressaltar que o valor dessas coberturas adicionais é consideravelmente menor do que os seguros básicos. A linha de raciocínio que explica essa decisão é o fato de que esses danos são pequenos e jamais comprometem o funcionamento de todo o veículo, portanto, não há necessidade de se estipular um valor alto para esse tipo de cobertura.

Assim como os limites são definidos de acordo com a cobertura, as condições são igualmente. Cada uma delas é estipulada de acordo com a cobertura contratada pelo cliente, onde as taxas são negociadas individualmente. Em algumas situações, o valor da cobertura irá variar de acordo com a cobertura. Portanto, se o veículo sofre avaria no transporte, os valores relacionados a ela serão de acordo com as dimensões do dano sofrido, não se falando em valores fixos para todas igualmente.

O que o seguro contra avaria cobre?


  • Contaminação ou Contato com Outras Mercadorias que possam vir a danificar o veículo transportado;
  • Mancha de rótulo;
  • Oxidação ou ferrugem causados pela falta de cuidado do transportador na hora de transportar o veículos;
  • Molhadura por água doce ou de chuva;
  • Queda da mercadoria do veículo transportador, causando danos ao bem;
  • Amassaduras;
  • Arranhões;
  • Quebras de peças;
  • Entre outras coberturas usadas quando o veículo sofre avaria no transporte.

Negocie o valor da apólice


Antes de contratar uma apólice para cobertura de possíveis danos ao veículo, busque por outras opções de seguros disponibilizadas no mercado. Com isso, é possível negociar os valores de forma a se buscar as melhores condições e benefícios para o cliente. Algumas dessas apólices não cobram qualquer tipo de taxa adicional e aumentam o prêmio do seguro. Dessa forma, busque pechinchar com a seguradora, pois grande parte delas oferecem uma maior flexibilidade na hora da contratação desse serviço. Dessa forma, se o veículo sofre avaria no transporte, você poderá ficar tranquilo em relação a proteção dele, uma vez que todos os custos serão arcados pela seguradora.
 

Qual a diferença entre a cobertura básica e a adicional?


A diferença entre a cobertura básica e a adicional é bastante simples. Quando o veículo sofre avaria no transporte, é necessário utilizar a cobertura adicional, ou seja, uma cobertura que foi contratada para cobrir determinado dano ao veículo. Já na cobertura básica, o motivo da sua contratação é proteger o veículo contra qualquer tipo de avaria, desde um acidente de trânsito até incêndios, roubos e furtos.

Portanto, cobertura básica é aquela que cobre tudo, de forma geral, deixando de fora casos específicos. Já a cobertura adicional tem por objetivo proteger o veículo de determinado dano, que não esteja no rol da cobertura básica.

Como já mencionamos, as coberturas adicionais são mais caras que as demais, haja vista que o seu foco é em determinadas condições, assim como o valor é relativamente baixo, haja vista que essas determinadas condições são mais difíceis de ocorrerem. De acordo com o dano causado e sua extensão, os valores do prêmio podem aumentar ou diminuir. Dessa forma, quando o veículo sofre avaria no transporte, é possível utilizar meios que venham a diminuir esse prejuízo causado, através dos passos citados anteriormente.
Postagem Anterior Próxima Postagem