O que é um fluxo menstrual normal?

Se você já se perguntou se o seu fluxo menstrual é mais intenso do que o comum e quais podem ser os efeitos disso sobre a saúde, confira mais sobre o tema!
O que é um fluxo menstrual normal

A menstruação é um processo biológico em que a parede do útero sofre uma descamação quando não há fecundação do óvulo. A menarca (primeira menstruação) marca o início da vida fértil e evidencia a necessidade de cuidados íntimos que garantam a saúde e a reposição do ferro perdido com o sangue eliminado na menstruação (através da alimentação, por exemplo).

O comum é que a menstruação ocorra uma vez por mês e sua duração pode variar muito entre uma mulher e outra. Muitas também têm dúvidas sobre qual seria o fluxo menstrual considerado normal, já que um fluxo muito intenso pode originar problemas como a anemia e ser sinal de questões no aparelho reprodutor.

Se você tem dúvidas sobre isso e busca produtos capazes de absorver melhor o seu fluxo menstrual, como a calcinha absorvente, veja mais sobre esse assunto.

Ciclo menstrual

É preciso ter em mente que o fluxo pode variar muito de mulher para mulher e depende do momento de vida em questão (o fluxo menstrual costuma ser mais intenso na puberdade e reduzir quando a mulher está perto da menopausa). O mais comum é que um ciclo menstrual dure uma média de 28 dias e, a menstruação, entre 3 e 8. A perda sanguínea por ciclo é geralmente entre 30 e 80 ml.

No que se refere à coloração, o sangue pode ser marrom escuro nos primeiros dias e, durante o ciclo, essa cor vai ficando mais clara (vermelho vivo), apresentando ou não coágulos de sangue. No fim da menstruação, é comum que a cor do sangue vá ficando mais escurecida novamente.

Quantidade

O fluxo menstrual pode apresentar três classificações: leve, moderado e intenso. É mais comum que o ciclo tenha os dois primeiros dias de fluxo mais intenso e os outros sejam mais leves.

O que diferencia um fluxo intenso e um leve é que, no primeiro, essa perda sanguínea não diminui com o passar dos dias e pode se manter durante toda a menstruação. Mulheres com fluxo mais intenso precisam de absorventes noturnos para dormir (ou colocar um absorvente interno e outro externo durante a noite), a fim de evitar vazamentos durante o sono.

Quando investigar?

Se o seu fluxo menstrual sempre se manteve intenso durante todos ou a maior parte dos dias, não é necessário investigar. Apenas é preciso ficar mais atenta sobre a taxa de ferro no organismo, já que um fluxo intenso promove maior perda desse mineral durante a menstruação.

Um fluxo menstrual disfuncional pode indicar a ocorrência de problemas mais delicados como pólipos, miomas e endometriose (quadro clínico caracterizado pelo crescimento fora do útero do tecido que normalmente o reveste), além de disfunções da tireoide, diabetes ou o efeito de medicamentos que podem impactar a ação hormonal.

É recomendado procurar um(a) ginecologista caso você tenha percebido que o seu fluxo aumentou muito de repente. Se você está grávida e teve sangramento, é indicado procurar assistência médica imediatamente.

Outra informação importante sobre o sangue menstrual é que ele não deve ter odor muito intenso ou desagradável. Esse cheiro é produzido quando o sangue entra em contato com o oxigênio do ar. É recomendado investigar em caso de você sentir um odor forte, já que isso pode indicar uma infecção provocada por bactéria.

A saúde ginecológica é fundamental para a saúde do corpo como um todo. Por isso, é importante ter bons itens voltados para os cuidados íntimos. Além de ser reutilizável e oferecer mais conforto que os absorventes tradicionais, a calcinha absorvente te ajuda a verificar como está a coloração do seu sangue menstrual.

Vale ressaltar que ter um fluxo menstrual intenso não é necessariamente sinônimo de problemas e saúde, sendo apenas preciso estar preparada para cada ciclo menstrual.