10 Filmes sobre viagens para te inspirar a conhecer lugares incríveis

Filmes sobre viagens costumam estar entre os favoritos de quem busca histórias inspiradoras, paisagens exuberantes ou novas culturas. Por isso, confira as nossas dicas de filmes!

Filmes sobre viagens

Filmes sobre viagens costumam estar entre os favoritos de quem busca histórias inspiradoras, paisagens exuberantes ou novas culturas. Isso porque o cinema se apresenta como um excelente canal para quem quer dicas sobre lugares ou experiências em viagens. A sétima arte, muitas vezes, é responsável por trazer uma perspectiva diferente de passeios, seja para férias em família, uma viagem em casal ou mesmo um roteiro de diversão entre amigos.

Por isso, preparamos essa lista com alguns dos filmes mais legais que você pode assistir quando o assunto é viagem. Na seleção, há filmes que retratam histórias verdadeiras ou fictícias, algumas para rir, outras para se emocionar. De modo geral, os longas relacionados brincam com as possibilidades dos mais diversos destinos, o que garante uma viagem que começa no próprio sofá, com direito a pipoca!

Boa leitura!
casal assistindo filme

 

Filme: Na Natureza Selvagem (Into the Wild) – 2007

Gênero: Aventura, drama, biografia

Essa lista precisa começar com Na natureza selvagem por ser um dos filmes sobre viagens, mais tocantes e tristes. Ou seja, você irá se emocionar com a história real de Christopher McCandless neste road movie clássico. Na história, o personagem interpretado por Emile Hirsch acaba de sair do ensino médio e decide fazer uma viagem rumo ao Alasca, numa jornada sobre coragem, desapego e autodescoberta.

Ainda que a mensagem seja simples, a direção foca em cenários paradisíacos e numa trilha sonora, a cargo do vocalista do Pearl Jam Eddie Vedder, bastante emotiva.

Assistir Na natureza selvagem é pensar sobre a paixão de viajar como válvula de escape do mundo conturbado que vivemos.

 

Filme: Eurotrip – 2004

Gênero: Comédia, aventura

Eurotrip é um dos filmes sobre viagens que poderiam ser apenas mais uma comédia americana, mas ele vai além porque coloca amigos em uma viagem pela Europa. Isso, claro, gera uma imensa identificação para qualquer pessoa que já pensou em fazer um mochilão por vários países, arriscando inclusive alguns perrengues e muita diversão.

Ainda que apresente uma visão um tanto exagerada e cheia de clichês de Londres, Amsterdã, Paris, Bratislava, Berlim e Roma, a película garante muitas risadas.

Para isso, basta que você desconsidere o politicamente correto e se divirta com cenas absurdas e um humor que pode até soar como pastelão.

 

Filme sobre viagens: Comer, rezar e amar (Eat, pray, love) – 2010

Gênero: Romance, drama

Assim como Na natureza selvagem, o filme Comer, rezar e amar aposta na viagem para que a personagem possa redescobrir os prazeres da vida. Nele, Elizabeth Gilbert (Julia Roberts) perde o marido e começa a ter conflitos profissionais que a levam a um momento de decisões. Ou seja, o que poderia ser uma viagem em casal, se torna uma viagem solitária, em que ela decide deixar tudo para trás e buscar novas experiências em países como Itália e Índia.

Além de paisagens exuberantes e uma atuação magnífica da protagonista, Comer, rezar e amar irá te fazer pensar sobre o que realmente é importante. E como o contato com outras culturas pode fortalecer ideias a respeito do que precisamos de verdade.

 

Filme: O impossível (The impossible) – 2012

Gênero: Drama, suspense, história real

A intenção de “O impossível” é apresentar como foram os eventos do tsunami no sudeste asiático, que aconteceu em 26 de dezembro de 2004. Para isso, o filme apostou em belas cenas iniciais, gravadas em praias da Tailândia que, com a força da natureza, foram devastadas por uma onda gigante.

Mesmo que cheio de cenas fortes e uma angustiante busca pelos sobreviventes, o filme se faz necessário para renovarmos a esperança de que não há mal que dure para sempre. E que todos devemos buscar nosso final feliz, por mais trágico que seja o momento.

 

Filme: Diários de motocicleta (The motorcycle diaries) – 2004

Gênero: Biografia, drama, aventura

Diários de motocicleta utiliza dos cenários montanhosos e belos da América do Sul como pano de funda para uma viagem de moto do jovem estudante de medicina, que anos depois, seria conhecido por Che Guevara.

Em uma viagem cheia de aprendizados e experiências, a identidade latino-americana vai se construindo no coração do revolucionário, mas o filme vai muito além de qualquer posição política. Isso porque reconstrói um cenário onde a cultura e a natureza são os verdadeiros professores sobre a pluralidade de vários povos.

 

Filme: Mamma Mia – 2008

Gênero: Musical, comédia romântica

Junte todos os estereótipos, clichês e situações comuns nas comédias hollywoodianas. Após isso, acrescente as canções de um dos quartetos pop mais famosos do mundo e coloque um cenário paradisíaco da Grécia e pronto: essa é a receita de Mamma Mia!

Porém, o resultado final é irresistível. Talvez não seja um filme sobre viagens, mas certamente se torna impossível não querer conhecer as ilhas gregas (e sair dançando Abba) após assisti-lo!

Filme ideal para uma tarde em família ou mesmo uma sessão pipoca com os amigos!

 

Filme: Forrest Gump, o contador de histórias – 1994

Gênero: Drama, comédia

É impossível fazer uma lista de filmes sobre viagens sem incluir o clássico Forrest Gump. Isso porque a película passa pela história de 4 décadas dos Estados Unidos, observados pelos olhos de um cidadão ingênuo que, ainda assim, participa dos momentos mais importantes para os norte-americanos. Por exemplo, a Guerra do Vietnã e o movimento hippie. Neste caso, Forrest Gump se torna um filme sobre viagens que recontam a história por outra perspectiva.

E no meio de cenários e momentos históricos, temos uma obra de arte disfarçada de filme!

 

Filme sobre viagens: Sideways, entre umas e outras – 2004

Gênero: Drama, comédia

Mais um filme sobre autodescoberta, Sideways figura nesta lista por contar de forma introspectiva e simpática a viagem de dois amigos, em busca de conforto e aprendizado.

O filme é um tratado sobre amizade, e apresenta com sinceridade e dor, dois personagens que decidem viajar pelas principais vinícolas da Califórnia para redescobrir amores e solucionar problemas. A dica é degustar o filme como se aprecia os bons vinhos. Ou seja, com curiosidade e calma, sendo capaz de observar os detalhes que ele vai deixando pelo roteiro.

 

Filme: Central do Brasil – 1998

Gênero: Drama

Da seara nacional, um clássico atemporal que merece sempre ser (re)visto.

Central do Brasil narra a história de Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, e que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Um de seus “clientes” se torna o menino Josué, que procura pelo pai e vai fazer com que Dora a acompanhe país adentro, numa viagem encantadora ao coração do país.

Ainda que o interior do Nordeste seja apresentado de forma bruta e triste, o filme é um passeio pelas paisagens áridas de vários dos lugares mais belos do Brasil.

 

Filme: Bourne (2002-2016)

Gênero: Ação, suspense

Para fechar a lista, não temos um filme sobre viagens e sim quatro. Isso porque a quadrilogia sobre um homem sem país e sem passado começa de forma instigante, com a descoberta de um chip implantado sob sua pele, vários passaportes falsos, uma arma e muito dinheiro.

A partir disso, viajaremos com Jason Bourne numa franquia que tem Paris, Roma, Praga, Londres, Madri, Nova York, Berlim, Washington, Las Vegas e Tenerife como plano de fundo.

Para os amantes de ação e também recomendado para quem não dispensa cenários incríveis em filmes frenéticos!

filmes