Quais os principais benefícios oferecidos pelos cartões de crédito?

Será que vale a pena usar a forma de pagamento? Conheça seus principais benefícios e avalie se ela é adequada para você.

Quais os principais benefícios oferecidos pelos cartões de crédito

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que atrai a atenção de muitos consumidores. Se usado de forma inteligente e com planejamento adequado, ele pode ajudar a manter o controle dos gastos, além de proporcionar descontos em compras e participação em programas exclusivos.

Começar com o acesso a um cartão sem anuidade é uma excelente opção. Nessa escolha há diversos outros benefícios que os clientes de cartões de crédito podem aproveitar. Confira os principais.

Anuidade zero


Muitos cartões de crédito não cobram anuidade dos seus clientes. Esse benefício pode fazer toda a diferença, tendo em vista que, em algumas situações, a cobrança de valores recorrentes é expressiva.

A dica para o consumidor que já usa cartão de crédito é verificar na fatura se essa cobrança está sendo feita. Em caso afirmativo, entre em contato com o seu cartão de crédito e solicite o cancelamento da cobrança de anuidade.

Caso a operadora não queira cancelar a cobrança, é possível procurar outras alternativas de cartões ou instituições bancárias que não exigem o pagamento de taxas anuais ou mensais.

Programa de recompensas


A maior parte dos cartões de crédito do mercado oferecem aos seus clientes os chamados programas de recompensa. Eles incluem, por exemplo, sistemas de cashback, milhas que podem ser utilizadas para compra de passagens aéreas ou trocadas por produtos, cupons de descontos em lojas parceiras, entre outras.

O objetivo é incentivar os consumidores a utilização do cartão; desta forma, quanto mais usarem, mais benefícios devem receber. Para quem pretende usar o modelo de pagamento com frequência expressiva, os programas costumam compensar.

Benefícios de cada bandeira


A bandeira do cartão de crédito é outro ponto que deve ser observado pelo consumidor, já que cada uma oferece aos clientes alguns benefícios exclusivos. Além da bandeira, a categoria também pode trazer vantagens diversas aos usuários. Confira algumas das mais populares:

  • serviço de concierge;
  • acesso a salas VIP em aeroportos;
  • seguros;
  • assistências;
  • descontos e cupons em empresas parceiras; e,
  • programas de fidelidade com pontuação.

Segurança em compras online


Quem gosta de fazer compras virtuais pode encontrar no cartão de crédito outro ponto positivo: a praticidade. O cartão permite realizar e efetuar o pagamento de forma instantânea, diferentemente do boleto bancário, que demanda processos mais longos para que a transação seja aprovada.

Além disso, alguns bancos oferecem aos usuários a possibilidade de gerar cartões online para compras exclusivas pela internet, o que é uma segurança extra para quem tem medo de ter o cartão clonado e os dados roubados.

Pontuação no score de crédito


Outro benefício que poucos consumidores conhecem é a possibilidade de aumentar a pontuação no score de crédito. Esse parâmetro de crédito é um sistema de pontuação que permite às empresas verificar se uma pessoa é boa pagadora.

Diferente do cadastro de inadimplentes, ele é um índice positivo, que ajuda a identificar se um indivíduo tem bons hábitos financeiros. Este número costuma ser avaliado na concessão de financiamentos, empréstimos e até na emissão de cartões de crédito.

O que muitas pessoas não sabem é que o pagamento de contas em dinheiro físico não gera dados para o banco do score de crédito. As instituições financeiras e bureaus de crédito usam como referência para determinar a pontuação no score a base de dados de pagamentos de contas como a fatura do cartão de crédito.

Por isso, quanto a pessoa só faz pagamentos em dinheiro físico e cartão de débito, essas informações não chegam às entidades. Ao fazer uma compra parcelada com o cartão de crédito e pagar as faturas em dia, esses dados financeiros chegam às instituições como prova de que o consumidor é bom pagador.

A dica para quem está pensando em começar a usar o cartão de crédito é investir em educação financeira, conhecendo bem as possibilidades quanto ao uso do sistema e aproveitando os benefícios de acordo com seus objetivos financeiros pessoais.
Postagem Anterior Próxima Postagem