Como se proteger de vírus e doenças em destinos com praia e piscina?

Curtir os dias quentes requer alguns cuidados para que evitar problemas de saúde.

Ninguém quer passar por problemas de saúde durante uma viagem de férias com a família, certo? Por isso, se você já está de olho nos pacotes de viagem para aproveitar os dias quentes da melhor forma, vale a pena estar atento aos cuidados essenciais para se proteger contra vírus, bactérias e outras doenças. Veja 5 cuidados essenciais para curtir sua viagem sem se preocupar!

5 cuidados necessários para se proteger de vírus e doenças nas viagens

Cuidados com a alimentação, distanciamento e proteção solar são alguns dos pontos essenciais para curtir os dias mais quentes sem estresse. Veja como se proteger de vírus e doenças em suas viagens com praia ou piscina.

1- Evite locais fechados

Locais sem ventilação são os que mais favorecem a disseminação de vírus, já que as partículas ficam mais tempo suspensas no ar. Por isso, durante as viagens, é interessante evitar locais fechados. Opte por restaurantes ao ar livre, de preferência com espaçamento maior entre as mesas. Aproveite os dias quentes para curtir do lado de fora com a família, evitando, assim, inúmeras doenças de transmissão viral.

2- Higienize sempre as mãos

Você sabia que a higienização das mãos com água e sabão é uma das principais medidas para evitar a transmissão de doenças? O ato é tão importante que a Organização Mundial da Saúde separa um dia especialmente para falar sobre esse cuidado simples, mas tão poderoso no combate a doenças. E isso não seria diferente na sua viagem em família. Lembre-se que várias pessoas já passaram antes pelo lugar em que você está, seja no avião ou no guarda-sol na beira da praia ou piscina.

3- Alimente-se em locais limpos

Todo mundo já ouviu histórias das famosas viroses e intoxicações após uma viagem. Muitos dos casos de contaminação viral em ambientes de praia e piscina acontecem durante as refeições. Além disso, há ainda a possibilidade de sofrer uma intoxicação alimentar por alimentos estragados ou mal preparados. Dessa maneira, escolher bem o local em que vai comer é essencial para evitar esse tipo de problema de saúde.

Avalie a limpeza do local, evite comer muito tempo depois do preparo dos alimentos e atente-se à higiene de talheres, copos e pratos. Lembre-se também de higienizar as mãos antes de comer.

4- Use protetor solar

A insolação é um dos problemas de saúde mais comuns durante os dias quentes, afinal, é fácil se distrair e abrir mão dos cuidados com a pele. Entretanto, esse é um dos principais pontos quando o assunto é viagem para praia ou piscina.

Lembre-se de sempre passar protetor solar antes de sair para se divertir, bem como reaplicar o produto quando necessário, sobretudo após entrar na água. Assim, você garante a proteção cutânea tanto contra insolação (que pode exigir até uma visita ao hospital) quanto para problemas de saúde mais sérios, como câncer de pele.

5- Troque as roupas de banho diariamente

Ficar muito tempo com roupas úmidas ou não trocá-las diariamente é receita certa para criar problemas de saúde com fungos e bactérias. Locais úmidos, escuros e abafados são propícios para a proliferação desses microrganismos, que podem gerar infecção urinária, candidíase, vaginose bacteriana, alergias e mais.

Esses problemas de saúde são mais comuns em mulheres, mas homens também podem ter problemas como infecções e alergias. Além de incômodo, também podem desencadear outras doenças mais sérias, podendo ser necessário procurar um médico após a viagem.

Proteger-se contra vírus e doenças em viagens de praia e piscina exige atenção de todos os presentes, e esses cuidados podem ser primordiais para evitar problemas de saúde mais sérios. Então, ao viajar para curtir os dias mais quentes, lembre-se de prezar pela sua saúde e dos próximos.