O que acontece se fizer o pagamento mínimo do cartão?

O que acontece se fizer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como funciona esse serviço de pagamento disponibilizado pelas empresas credoras, além de conferir o que acontece com o limite do cartão de crédito.

Para quem deseja um aliado financeiro vantajoso, o cartão de crédito é uma das melhores opções, pois com ele é possível adquirir os itens desejados realizando o pagamento do valor total em parcelas menores.

No entanto, quando os clientes encontram problemas para efetuar o pagamento das parcelas, com objetivo de evitar que o prejuízo seja maior, as empresas credoras disponibilizam o serviço de pagamento mínimo de fatura. Serviço esse que pode ser tentador, mas envolve o pagamento de juros.

Como funciona Pagamento mínimo

Muitas pessoas se questionam o que acontece se fizer o pagamento mínimo, mas para entender as consequências de acionar o serviço, antes é preciso conhecer como o mesmo funciona:

O pagamento mínimo é um tipo de crédito rotativo que funciona como um empréstimo, no caso, o cliente tem a opção de efetuar o pagamento do valor mínimo da fatura, no entanto, o restante do valor da fatura é lançado para o próximo mês, acrescido de juros, multas e IOF acumulativos.

Para realizar o cálculo que define o valor de pagamento mínimo, as empresas costumam utilizar 15% do valor que foi gasto no cartão do cliente no mês anterior, 15% do valor de compras realizadas no mês vigente mais algumas taxas, como mencionado no parágrafo acima.

No entanto, o cliente também pode efetuar o pagamento de um valor maior que o mínimo, a fim de evitar a cobrança de taxas com valores altos. Por exemplo, se a fatura tem o valor de R$ 2.000 e o cliente opta por pagar R$ 1.000 ao invés do valor mínimo, os juros e multas serão menores.

De acordo com a proibição do Banco Central, o serviço de pagamento mínimo de fatura não pode ser realizado por meses seguidos, a fim de evitar que o consumidor adquira uma dívida impagável por conta do crédito rotativo. No caso, após efetuar o pagamento do valor mínimo, o cliente deverá pagar a próxima fatura com o valor restante, somente após isso (30 dias) poderá utilizar o serviço novamente.

O que acontece se fizer o pagamento mínimo do cartão?

Como você pode observar no tópico anterior, ao realizar o pagamento mínimo, no próximo mês o consumidor terá que arcar com o pagamento do valor restante da fatura mais os juros acrescidos. Como consequência, o valor a ser lançado para o próximo mês irá comprometer o limite do seu cartão.

Sendo assim, o limite será liberado conforme o consumidor efetua o pagamento da fatura. Caso, não consiga arcar com fatura do próximo mês, será possível realizar o parcelamento de fatura, mas se atrasar o pagamento da mesma, o seu nome ficará restrito diante dos órgãos de proteção ao crédito e o cartão será cancelado. Por isso, se perder o boleto ou não se lembrar da data de vencimento, basta solicitar a segunda via de fatura.

Para limpar o nome, você terá que entrar em contato com a credora e renegociar a dívida, no entanto, o valor dos juros será maior. Por isso, evite utilizar o pagamento mínimo do cartão, a não ser que seja uma situação de emergência e tenha certeza de que conseguirá pagar a fatura com valor maior no próximo mês.

O que acontece se fizer o pagamento mínimo do cartão