5 looks incríveis com oxford, o sapato da vez

Unissex, o modelo fica bem com looks formais e informais, ou seja, vai bem em qualquer ambiente; Veja ideias para combinar
looks incríveis com oxford, o sapato da vez

Dizem que o famoso sapato com amarração em seu próprio corpo foi inventado há séculos e que ele ficou conhecido como Oxford após se popularizar entre estudantes nesta cidade, na Inglaterra. Fato é que, independentemente da história, esse é um dos modelos de sapato mais famosos do mundo.

Em outros países, ele é conhecido por outros nomes. Nos Estados Unidos, por exemplo, é chamado de Bal-type ou Balmorals. Na França, de Richelieu.

É indiscutível que esse é um calçado que atravessa gerações e está outra vez em alta. Mas a verdade mesmo é que ele é um clássico e, como tal, nunca realmente sai de moda.

O oxford, inicialmente, era usado só pelo público masculino, mas já faz tempo que as mulheres também aderiram ao modelo. Um dos motivos é que ele fica bem com quase qualquer tipo de roupa, sempre dando um toque de elegância ao look.

Os queridinhos do momento são os sapatos estampados, que deixam qualquer composição mais cool e cheia de estilo. Esses são os preferidos delas, mas também há opções ótimas com estampas para eles, itens perfeitos para produções mais descoladas.

Já os clássicos, pretos ou em cores neutras, são elegantes e combinam até mesmo com os ambientes formais. E também podem dar uma quebrada nos visuais mais coloridos. Fizemos uma lista repleta de looks perfeitos com esse tipo de sapato para você se inspirar.

Com terno/terninho

Sapato oxford e terno são uma dupla que não tem erro. O calçado costuma ser mais confortável que os tradicionais sapatos sociais e não perde em nada para eles em termos de elegância. A dica é combinar a cor do sapato com o terno, pelo menos no mesmo tom.

Esse look também fica perfeito para as mulheres em composições com terninho, independentemente se ele é com calça ou saia. Essa é uma das grandes vantagens do modelo: fica bem com tudo. No caso delas, o sapato também pode ser de uma cor diferente do restante: preto com terninho todo branco, por exemplo.

Com jeans e camiseta

Essa é outra dica unissex. Sabe aquele look básico com jeans e camiseta? O oxford pode entrar para deixá-lo um pouco mais elegante. Por conta da versatilidade, pode combinar com calça, short ou saia, dá certo com todos!

Se a camiseta for de cor neutra, a dica é investir nos modelos de oxford estampados ou coloridos, que vão deixar o look com mais personalidade. Já se você vai usar camisetas estampadas, a aposta certeira é um oxford liso. O mix de estampas também pode ficar legal, mas exige cuidado com a harmonização.

Com jeans e camisa social

Seu ambiente de trabalho é formal, mas nem tanto? O oxford fica perfeito com jeans e camisa social, look que também pode servir para aquela balada mais chique. Se o dia estiver mais frio, complemente o visual com uma jaqueta de couro ou até mesmo um blazer, criando uma composição sofisticada.

Com vestidos

Mais uma vez a versatilidade do oxford entra na dica: ele combina com praticamente qualquer tipo e comprimento de vestido. Os estilos mais formais vão ficar ainda mais elegantes e os estilos informais vão ganhar um pouco mais de elegância.

A regra das cores é a mesma das camisetas. Mas, se o vestido é todo estampado, um mix pode deixar o visual pesado. O melhor mesmo é usar os sapatos estampados só com os vestidos mais lisos ou com poucos detalhes.

Com shorts

Nos dias quentes, o oxford também pode ser usado com shorts, de praticamente qualquer tecido ou estilo. Ele entra justamente para deixar o visual mais “arrumadinho”.

Preste atenção se o short não é esportivo demais para o seu modelo de sapato. Os calçados mais informais, como os estampados, vão bem até nesses casos.