Quantas vezes por dia dar ração a cães e gatos?

Saiba qual a porção correta para seu pet e qual a melhor forma de alimentá-lo com qualidade e de forma saudável
Quantas vezes por dia dar ração a cães e gatos

Quando um filhote chega em uma casa é sempre motivo de muita alegria e empolgação. É ótimo ver a animação do bichinho descobrindo novas coisas e começando as brincadeiras no novo lar.

Mas há sempre os detalhes que todo tutor precisa conhecer antes de receber seu novo amiguinho: como fazer a educação sanitária, as vantagens da ração natural, quais vacinas aplicar e quando… É um aprendizado novo todo dia.

E hoje a questão que você vai desvendar é a frequência de alimentação do seu cão ou gato. Separamos dicas desde o desmame até quando ele estiver idoso. Acompanhe agora.

Filhotes comem mais vezes

Quando o filhote começa o processo de desmame, é preciso introduzir alimentos pastosos e incentivar que o pet coma sozinho, apesar de sempre precisar da supervisão do tutor.

O ideal é apresentar uma ração de qualidade em uma mistura de água morna até que os grãos amoleçam e o bichinho consiga comer. Esse processo acontece a partir de 4 semanas de vida até ele conseguir comer a ração seca.

E, não se assuste, filhotes comem mais. Não em quantidade, mas em várias frações distribuídas ao longo do dia. O ideal para saber a porção certa é olhar as orientações no pacote de ração. Eles informam a quantidade diária a ser oferecida de acordo com a idade ou peso.

 

Quantas vezes cachorro deve comer por dia

Sabendo quantos gramas devem ser oferecidos ao seu cãozinho, conforme o peso, é importante saber em quantas vezes essa porção deve ser fracionada ao longo do dia. Especialistas orientam que a forma correta, seguindo a idade, é:

  • 2 a 4 meses de idade: alimentar de 5 a 6x ao dia;
  • 5 a 7 meses: alimentar de 2 a 4x ao dia;
  • 8 a 12 meses: alimentar de 2 a 3x ao dia;
  • A partir de 12 meses: alimentar 2 ao dia.

Se o cãozinho não quiser comer ou não fizer a refeição completa, o ideal é recolher o comedouro e guardar a ração em local onde ela permaneça fresca. Se você tentar oferecer um alimento que ficou exposto por muito tempo pode ser que ele tenha perdido a crocância e palatabilidade, tornando-se menos atrativo ao pet.

Quantas vezes gato deve comer por dia

Já os gatos têm outros detalhes em que diferem da alimentação dos cachorros. O único ponto que não muda é que, quando é filhote, os gatinhos precisam de pouca quantidade de comida, mas oferecidas muitas vezes ao dia. E, à medida que ele vai crescendo, isso muda. O certo para alimentar um gato é:

  • Até 12 meses: de 3 a 5 vezes por dia;
  • A partir de 1 ano de idade e até a velhice: 2 vezes ao dia;
  • Gato castrado: 2 a 3 refeições por dia.

Muitos tutores consideram os gatos muito independentes e cometem o erro de abastecer o comedouro uma vez e já oferecer a quantidade diária de uma vez. Isso não deve ser feito, especialmente em casos em que o gato é castrado, para evitar riscos à saúde e sobrepeso.

Fracionar as porções e recolher caso o gatinho não coma é uma forma de controlar a quantidade que ele come e sempre oferecer uma ração fresca. Além disso, fica mais fácil notar se seu pet está com algum problema e se alimenta menos do que o necessário.

Qual a melhor ração para oferecer

Oferecer uma alimentação sem transgênicos e componentes artificiais pode trazer muitos benefícios à saúde do seu animal de estimação, seja cão, seja gato.

Uma ótima opção é oferecer a ração natural. Ela é produzida com produtos naturais, como carnes frescas, vegetais, frutas e vitaminas. É garantia de nutrição com qualidade para seu pet! Alguns dos benefícios da ração natural são:

  • Não haver conservantes e corantes artificiais;
  • Não haver aromatizantes;
  • Melhor palatabilidade;
  • Oferecer elevada quantidade de carnes e proteínas;
  • Agradar os paladares mais exigentes;
  • Regular a função intestinal;
  • Proporcionar pelos mais brilhantes e macios;
  • Deixar as fezes com menor odor.

Sabendo qual o melhor tipo de alimentação e quantas vezes alimentar seu gatinho ou cão por dia fica mais fácil manter a saúde dele em dia e oferecer sempre o melhor. Afinal, eles merecem, não é?