Conta PJ

Conta PJ: que diferença ela faz no seu Imposto de Renda?

Conta própria para a empresa é essencial para o crescimento do negócio      

Ao começar um negócio é importante buscar formas de separar as finanças da empresa de suas finanças pessoais. E um dos passos mais simples e importantes para isto é a criação de conta PJ. Essas contas são indicadas para empresas, de qualquer segmento ou porte, inclusive para MEIs (microempreendedores individuais).

É importante ter isso em mente para que a empresa não se misture com a sua vida pessoal. Assim, você pode ter uma ideia de como declarar previdência e imposto de renda, de forma separada, para aproveitar os benefícios que a conta PJ pode lhe oferecer.

O que é um conta PJ?

A conta PJ (pessoa jurídica) é uma conta bancária criada para empresas. Por isso, a conta PJ possui mais funcionalidades do que uma conta pessoal, como por exemplo, a emissão de boletos de cobrança por link de pagamento, entre outros benefícios.

E abrir uma conta PJ é bem simples! Basta que a empresa esteja inscrita no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e pronto! Existem atualmente contas PJ de bancos tradicionais e também as contas digitais PJ.

Com a empresa formalizada no CNPJ, independente do segmento e porte, ela pode abrir uma conta PJ. Então, seja uma multinacional a um MEI, é possível abrir uma conta PJ.

Quais são os principais benefícios de uma conta PJ para uma empresa?

Ter uma conta jurídica não é uma obrigação para nenhuma empresa, mas ela traz diversos benefícios não só em funcionalidades, mas também em questões mais complexas como o imposto de renda e a contabilidade geral do negócio. Confira abaixo alguns dos principais benefícios que uma conta PJ traz para uma empresa:

Facilitar a contabilidade da empresa

O primeiro passo para a administração de um negócio é realizar a separação das finanças da empresa de suas finanças pessoais. E uma conta PJ facilita a contabilidade da empresa, sendo essencial para a separação da vida pessoal.

Muitas empresas só podem pagar fornecedores com conta PJ, muitos clientes também precisam de nota fiscal para fazer negócio, entre outros pontos, então essa é uma forma de tornar a contabilidade mais simples.

Com a conta PJ, todas as entradas e saídas do negócio estão no mesmo lugar, então é muito mais fácil organizar despesas e tributos e prever receitas para ter uma empresa financeiramente organizada.

Permite uma declaração de imposto de renda mais organizada

Ter uma conta PJ facilita a declaração do imposto de renda, tanto de pessoa física como de pessoa jurídica. Dessa forma, o seu contador pode criar informe de rendimentos com diferentes finalidades e conseguir otimizar o preenchimento da declaração de imposto de renda da pessoa física e da empresa.

Essa é uma forma de permitir uma declaração de imposto de renda mais organizada, dentro do prazo e com os dados corretos. Assim, nem a empresa e nem a pessoa física corre o risco de cair na “malha fina” da Receita Federal.

Conta aberta em poucos minutos e 100% online

Com o crescimento das fintechs, as contas digitais chegaram forte no mercado financeiro nos últimos anos. E isso facilita bastante a vida dos empreendedores. Hoje em dia, é possível encontrar contas PJ 100% online, que podem ser abertas em poucos minutos com apenas alguns cliques.

Diferente do processo convencional, que requer uma lista de documentos e dias para aprovação, uma conta PJ online pode ser criada em apenas 5 minutos. Além disso, há a facilidade de realizar todas as movimentações pela internet, monitorando toda a vida financeira da empresa pela tela do smartphone.

Acesso facilitado a crédito para a empresa

Abrir uma conta PJ também é importante para facilitar o acesso a crédito para empresas. Atualmente, existem diversas linhas de crédito voltadas para empresas de diversos segmentos e portes, mas ter uma conta de empresa é necessário para ser aprovado em uma linha de crédito.

Todo negócio depende de investimentos e a obtenção de crédito é bem importante para o crescimento. Uma conta PJ facilita tudo, já que é possível ter crédito em poucos minutos, já que o empreendedor terá como comprovar o histórico financeiro da empresa e pode ter acesso a condições ainda mais vantajosas de crédito no mercado.

Quais são as principais funcionalidades que uma conta PJ oferece para uma empresa?

A conta PJ traz diversas funcionalidades importantes para a administração da empresa. Em contas digitais, não há burocracia, o empreendedor pode comandar as finanças da empresa pelo aplicativo do banco com alguns cliques.

Fora isso, é possível emitir boletos de cobrança, prover da mesma segurança de contas pessoa física e a possibilidade de ter um cartão de crédito e débito sem anuidade. Além disso, dependendo da instituição financeira é possível ter acesso a diversas oportunidades de investimento para fazer o dinheiro da empresa render com segurança.

Uma conta PJ não é algo obrigatório, mas é essencial para que qualquer empresa possa crescer no mercado. Então, a dica é pesquisar bastante, escolher uma instituição e melhorar a organização das finanças da sua empresa com uma conta personalizada para o negócio.