Entenda o mundo do empréstimo consignado. Saiba tudo

Milhares de brasileiros precisam de crédito para pagamento de suas contas, urgências, compras, etc… O empréstimo consignado se torna uma alternativa para esses casos.

Então entenda tudo sobre esta linha de crédito continue a leitura conosco, tudo será detalhado. O empréstimo pode ser uma boa opção para aqueles que estão precisando de dinheiro rápido, no entanto, é muito importante analisar e aprender acerca deste assunto para não se afundar em dívidas.    

Cada banco apresenta suas condições, além de existir modalidades de crédito, como é o caso do empréstimo consignado.

O que é empréstimo consignado?

O consignado é uma linha de crédito destinada a um grupo seleto de pessoas, como por exemplo:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores CLT de empresas privadas e públicas.

É preciso ficar atento à forma de pagamento desse tipo de empréstimo. Pois, ele não é como os demais. Basicamente, as parcelas serão descontadas diretamente do Benefício do INSS ou folha de pagamento do cliente. Assim, diminuindo a inadimplência.

Uma das melhores vantagens dessa modalidade é sua taxa de juros mais baixa quando comparada com as outras linhas de crédito do mercado.

Como funciona?

Funciona de forma bem simples. Após sua solicitação, o contratante recebe o seu dinheiro, a partir disso parcelas começam a serem descontadas da folha de pagamento ou benefício do INSS do cliente.

É preciso que você entenda que nessa modalidade existe um limite de crédito. Ele será concedido seguindo a renda mensal.

De acordo com a Lei N° 10.820 o limite máximo da parcela não pode ultrapassar 35% do salário. Mas também é importante ressaltar que 5% desse limite só poderá ser usado no cartão de crédito.

Cartão este sujeito a análise de crédito, por isso só é cedido a algumas pessoas.

Documentação necessária para a contratação do empréstimo consignado

Será necessário os seguintes documentos para a contratação desta linha de crédito:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residências. Porém, é importante que ele seja atual;
  • Comprovante de renda.

É bom saber também o tipo de empréstimo consignado será solicitado, pois ele muda de acordo com o tipo de contrato de trabalho, como por exemplo:

  • Empréstimo consignado privado

Este tipo é destinado aos trabalhadores de empresas privadas que trabalham sob o regime CLT.

  • Crédito consignado INSS

Este crédito é destinado a aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

  • Empréstimo consignado para servidores públicos

Por fim, o empréstimo consignado para os servidores públicos. Este se destina a servidores federais, municipais e estaduais, mas é preciso verificar com o órgão empregador se essa modalidade de empréstimo pode ser liberada.

Prazos para pagamento

Outra vantagem do empréstimo consignado são seus prazos maiores e mais flexíveis para pagar. Já que o tempo para pagar o crédito é maior, as parcelas se tornam menores e cabem no seu bolso.

Para aposentados e Pensionistas do INSS o prazo máximo para pagamento do empréstimo é de 84 meses (7 anos) e dos servidores federais de 96 meses (8 anos).

As demais categorias podem ter prazos mínimos e máximos fixados por regras específicas.

Limites de crédito

O banco irá avaliar o contracheque ou extrato do benefício para aprovação do crédito. O valor a ser liberado dependerá também da margem consignável disponível do cliente, porém, o limite de crédito não pode ultrapassar a margem consignável.

O empréstimo consignado é uma boa opção aqueles que procuram juros baixos, para emergências, compras, pagamento de dívidas ou até mesmo viagens.

No entanto é preciso verificar e analisar qual instituição financeira lhe oferece as melhores condições, para ai sim ver o que é melhor para você e tomar a decisão.

Bom, agora que você entende um pouco sobre o Mundo do Consignado se precisar de crédito procure sua instituição financeira.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais