Existem benefícios em investir em casas para vender?

Pretende investir em casa pra vender? Entenda tudo a respeito dos benefícios em comprar um imóvel para vender e lucrar


Existem benefícios em investir em casas para vender

Não sabe no que aplicar dinheiro agora que a poupança está rendendo bem menos? Há vários tipos de investimento que servem como opção à renda fixa. Uma boa saída é investir em casas para vender.

Há formas mais fáceis de adquirir retornos nesse tipo de transação – como comprar somente terrenos ou juntar um grupo de amigos e familiares para conseguir fazer a compra. Quer entender mais sobre isso? Continue lendo o post!

 

Vale a pena investir em casas para vender?

Antes de pensar se vale a pena ou não investir em residências para vender, é preciso que você entenda se prefere aplicar dinheiro em fundo imobiliário ou imóvel físico.

Os fundos imobiliários (FIIs) vêm atraindo as pessoas que investem. A aplicação financeira chegou, em outubro de 2019, a marca de 500 mil cotistas Pessoas Físicas.

Os FIIs são uma maneira de investir em residências com custos menores e maior liquidez. As cotas de fundos são comercializadas na bolsa de valores a partir de R$ 100.

Em contrapartida, investir em um imóvel para vender possibilita conseguir maiores retornos, embora também ofereça um risco maior e requer mais planejamento.

Nessa categoria, a liberdade de escolha do lugar e tipo de imóvel pertence a pessoa que faz o investimento (enquanto em um FII isso é decidido pelo gestor). Um ponto negativo é o alto volume de capital necessário, principalmente se você pensa em construir um imóvel para aluguel.

Em ambas as situações, a meta deve ser alcançar um retorno maior do que o que conseguiria ser obtido no mercado financeiro.

 

Alugar ou vender: o que é melhor?

Se você pensa em investir em imóveis, leve em consideração a seguinte questão: é mais vantajoso comprá-los para vender ou alugar.

As pessoas na região em que o investimento será feito tem preferência em comprar ou alugar imóvel? É preciso considerar a demanda para escolher a alternativa que pode oferecer bons retornos.

Ademais, pensa em seu objetivo financeiro. Tanto construir um imóvel, como reformá-lo tem um alto custo. O aluguel é uma maneira de capitalizar o investimento por um grande tempo, garantindo dinheiro para objetivos de longo prazo – como uma reserva para viajar. Comprar um imóvel para vender é mais recomendado para quem precisar alcançar retornos mais rápidos.

 

Como investir em casas para vender?

Investir em residências para vender é um pouco complicado, ainda mais se for para construir um imóvel do zero. Confira abaixo as principais formas de aplicar dinheiro em imóveis para a venda.

1- Terrenos

Comprar terrenos é a maneira mais simples de adquirir retorno com a valorização do mercado imobiliário. A vantagem é que não há gastos com construção ou reformas.

A aquisição é realizada quando há expectativa de aumento de preço no entorno. No longo prazo, caso o esperado se realize, é possível vender o terreno para compradores, e também para construtoras. Elas normalmente pagam quantias relevantes para viabilizar empreendimentos.

Construir um imóvel no terreno e depois vendê-lo pode ser uma alternativa para intensificar retornos, ainda mais se for possível construir mais de um imóvel no local. Nesse caso, todos os custos com a compra, construção e vendas devem ser anotadas por quem aplica o dinheiro.

Ademais, é preciso trabalhar com prazos estimados para alcançar o retorno do investimento, de maneira a não contar com o dinheiro investido por um longo tempo. Eventuais adversidades no andamento da obra podem imobilizar o capital por mais tempo do que o esperado, por isso precisam ser considerados no planejamento.

2- Imóveis usados

Imóveis usados normalmente tem uma grande vantagem: boa localização. Esses imóveis provavelmente foram construídos há anos, até mesmo décadas, onde não tem mais espaço para novos empreendimentos, como nas grandes capitais.

Uma boa estratégia é procurar imóveis antigos que estão desvalorizados por precisarem de reformas e comprar o local com o intuito de reformá-lo. Dessa maneira, conseguirá revendê-lo por um valor maior.

Um jeito de aumentar ganhos alcançados com a venda e reforma de imóveis usados é procurar quem precisa vender o imóvel rapidamente. Tornando possível adquirir o imóvel por um preço menor do seu valor de mercado.

3- Segurança

Se você está disposto a investir em casas para vender, é preciso conhecer bem onde está entrando. Vai comprar um imóvel ou terreno usado? Confira se o empreendedor ou a construtora é confiável. Busque órgãos nos quais seja possível conferir número de reclamações, como o PROCON.

Dessa forma, você evita de entrar em uma furada e levar prejuízo – com contratos que não possuam validade ou estejam com pendências judiciais, por exemplo.

Na hora de comprar um terreno, pode acontecer de o lote ter características que aumentem o gasto de uma eventual obra, como caso precise drenar o solo. Por isso, ao investir em um imóvel para vender, é recomendado contar com um profissional. Procure suporte de uma imobiliária, um arquiteto e um advogado.