10 ideias para fazer uma renda extra em sua casa

10 ideias para fazer uma renda extra em sua casa

Pagar todas as contas em dia tem sido um desafio para milhares de pessoas. Uma das maneiras de ter mais conforto nas finanças é buscar formas de conseguir uma renda extra.

Nesse sentido, existem várias atividades que podem servir para ganhar mais dinheiro ao longo do mês, inclusive ideias que exigem pouco ou nenhum investimento inicial.

Quer saber como fazer para ter uma renda extra? A seguir, conheça 10 ideias que você pode colocar em prática!

1. Venda de itens usados

Ao longo dos anos, compramos várias coisas: roupas, eletrodomésticos, calçados, livros, enfim. E muitos desses itens não são usados com frequência.

Ao invés de deixar produtos parados em casa, você pode selecionar o que não usa mais (mas está em bom estado) para vender.

Para isso, utilize plataformas de vendas ou grupos de usados da sua cidade, que ajudam a chegar até potenciais clientes.

2. Delivery de moto ou carro

Se você tem uma moto ou um carro, pode utilizar o veículo para realizar o transporte de diferentes produtos, atuando no ramo de delivery.

Para fazer entregas, você precisa se cadastrar em apps que realizam o serviço. Além disso, no caso da motocicleta, um baú para moto de qualidade faz toda a diferença.

Uma dica é optar por bauletos em PEAD, um tipo de plástico super resistente, que permite uma vida útil maior para o baú de moto. Além disso, esse material também ajuda a proteger os produtos transportados de diferentes condições climáticas.

3. Transcrição de vídeos

Você sabia que plataformas como o YouTube exibem com maior frequência os vídeos que possuem legendas?

Pensando em uma política de inclusão, o YouTube dá benefícios para os usuários que legendam seus vídeos. Como essas pessoas nem sempre tem tempo para desenvolver as legendas, é comum terceirizarem o serviço.

Você pode buscar trabalhos para transcrição de vídeos entrando em contato com os produtores de conteúdo, especialmente aqueles que são populares, mas ainda não possuem uma equipe profissional formada.

4. Consertos de roupas

Você sabe fazer pequenos consertos em roupas, como bainha, costurar um botão ou fazer um ajuste? Saiba que você pode ter uma renda extra aproveitando essa habilidade!

Essa é uma atividade que sempre tem uma boa demanda, afinal, quem não tem uma peça no armário precisando de um ajuste?

Utilize as redes sociais para divulgar seus serviços e considere abrir um ponto no Google Meu Negócio para aparecer nas buscas.

5. Hotel para cachorros

Quem mora em uma casa e gosta de animais, pode considerar disponibilizar seu espaço para receber cachorros de estimação.

Hoje, já existem aplicativos em que os tutores podem deixar seus animaizinhos em casas parceiras em troca de um pagamento diário.

Esse é um bom momento para investir no ramo pet. De acordo com dados da Euromonitor Internacional, o setor de cuidados com os animais cresceu 87% no Brasil nos últimos cinco anos.

6. Passeios guiados

Para os residentes de cidades turísticas, uma boa dica é oferecer passeios guiados a pé pelos principais pontos da sua região.

Muita gente oferece o chamado Walking Tour, onde diariamente, o guia encontra os interessados no passeio em um ponto específico. Ao longo do passeio, o guia dá detalhes sobre os pontos turísticos visitados, e é pago ao final do trajeto.

Você pode usar as redes sociais e ferramentas do Google para divulgar o serviço.

7. Assistente virtual

Atuar como assistente virtual significa realizar um serviço administrativo para empresas que terceirizam funções, como agendar compromissos, organizar demandas, enfim.

Você pode encontrar vagas de assistente virtual pela internet e, normalmente, as empresas oferecem treinamentos para ambientar o profissional.

É uma forma de fazer uma renda extra que pode ser feita em casa, no seu computador.

8. Suporte online

Seguindo a ideia de funções administrativas, outra possibilidade é atuar como atendente de suporte online.

Nesse caso, empresas contratam profissionais para responder chats de plataformas online, especialmente de serviços de telefonia ou energia, que possuem uma grande demanda de atendimento.

9. Venda de fotos

Quem tem habilidade em tirar boas fotografias pode fazer uma renda extra ao vender esses registros em plataformas online.

Existem vários sites que comercializam fotografias em alta qualidade, para diferentes finalidades. Com uma boa câmera e um olhar criativo, seus registros podem render uma graninha a mais!

10. Palestrante

Por fim, quem tem habilidades de comunicação e conhece com profundidade algum assunto, pode oferecer serviços como palestrante.

Existem portais online onde você cadastra sua proposta de palestra e aguarda pelo convite de alguma empresa ou pessoa interessada. A palestra pode ser feita online, por plataformas como o Zoom.

Como você viu, ideias para fazer uma renda extra não faltam quando mantemos a mente aberta para as possibilidades que existem.

É importante sempre levar em consideração as condições que você tem hoje: tanto de conhecimento, quanto de equipamentos ou investimento.

Depois de escolher uma ou mais formas de renda extra, lembre-se que você vai precisar dedicar um pouco do seu tempo para conseguir realizar as atividades.

E com empenho e tempo, essa renda extra pode até se tornar a sua renda oficial!