Áreas da gastronomia

Áreas da gastronomia: conheça as melhores áreas para atuação

O ramo da gastronomia é um dos mais cobiçados da atualidade, contando com diversas áreas para atuação no mercado de trabalho. Confira as melhores!

Um dos setores que mais oferece oportunidades é as áreas da gastronomia, por meio de cursos de culinária, confeitaria, panificação, entre outros, é possível ter seu próprio negócio ou trabalhar em uma das muitas opções que essa área possui, como bares, restaurantes, padarias, buffets.

Engana-se quem pensa que a gastronomia sofre com a crise econômica atual do país, que teve grande influência e piora devido a pandemia do coronavírus. Entretanto, essa área ao invés de queda, teve crescimento, principalmente negócios de delivery. A previsão é que até 2024, o delivery tenha uma alta de 180%

Assim, se você quer conhecer as áreas da gastronomia que pode atuar, acompanhe a leitura deste post e confira!

O que posso trabalhar dentro da Gastronomia?

As áreas da gastronomia oferecem muitas oportunidades, já que é possível escolher entre muitas opções que o mercado brasileiro e internacional necessitam. 

Com isso, ao realizar um curso nas áreas da gastronomia, você pode atuar em diversos tipos de estabelecimentos e negócios voltados para alimentação, como:

  • Bares
  • Restaurantes
  • Lanchonetes
  • Hóteis
  • Hospitais
  • Indústrias
  • Clubes
  • Buffets

Além disso, as oportunidades em cargos da gastronomia não param por aí, atualmente até concursos públicos oferecem vagas destinadas a esses profissionais. 

O que é ramo da Gastronomia?

A gastronomia possui diversos ramos de atuação, não é somente como chef de cozinha que o formado na área pode atuar, as opções são desde confeitaria até consultoria. Ou seja, há oportunidades para todos os perfis de profissionais que se formam em cursos de gastronomia.

Personal Chef

Atualmente, o personal chef é um dos ramos de atuação mais procurados da gastronomia. O profissional pode atuar como autônomo, ser dono do seu próprio negócio e atender clientes dos mais diversos setores e até a domicilio.

O serviço do personal chef consiste em montar cardápios específicos para eventos, grupos de profissionais e até para famílias. 

Segurança alimentar

A segurança alimentar é outro ramo que o profissional de gastronomia pode atuar, sendo importante para garantir que os alimentos sejam preparados e entregues ao consumidor de forma segura, evitando contaminações e problemas à saúde.

Além de garantir que os alimentos estejam seguros para serem consumidos, o profissional desse ramo da gastronomia também atua com a distribuição de alimentos apropriados a um grupo determinado de pessoas. 

Gestão de estabelecimentos

A gestão de estabelecimentos é outra opção para o profissional de gastronomia. Ao invés de trabalhar na área operacional, atua na parte gerencial do negócio, sendo imprescindível conhecimentos em ambas as áreas para garantir que o restaurante, buffet ou outros estabelecimento gastronômico atue da forma correta. 

Para atuar na gestão de estabelecimentos, além de cursos na área da gastronomia, é recomendável realizar formações em gestão e administração de negócios e empreendedorismo. 

Desenvolvimento de produtos

A área de inovação em produtos da gastronomia também é uma das oportunidades oferecidas aos profissionais que se capacitam. O desenvolvimento de produtos consiste em seguir fatores comerciais e  técnicos. 

Nessa área, o profissional deve ser habilitado para criar produtos conforme matriz nutricional, permitindo que eles sejam saudáveis para o consumo, além de saborosos e com o uso de técnicas inovadoras. 

Como se chama o profissional que se especializar em Gastronomia?

Há alguns nomes que designam os profissionais que atuam na gastronomia. Os formados em cursos superiores de gastronomia são conhecidos como gastrólogos. Já os profissionais que se formam e atuam em cursos voltados para culinária e gastronômicos são conhecidos por gastrônomos. 

Qual a melhor área de Gastronomia?

Há muitas áreas de gastronomia que o profissional pode atuar, com boas oportunidades e que podem ser escolhidas de acordo com o perfil e interesse, como:

  • Administração aplicada à gastronomia
  • Enologia
  • Enogastronomia
  • Confeitaria
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha típicas: oriental, indiana, árabe
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Nutricional

Essas são apenas algumas das opções e áreas que você pode atuar, além da gastronomia faculdade e curso técnico, há opções de formações rápidas para ingressar no mercado de trabalho, montar seu próprio negócio ou se especializar em um ramo. 

Cursos nas áreas da gastronomia

As opções para cargos da gastronomia são variados, sendo necessário formações específicas para atuar de forma correta e que atenda às exigências do mercado e clientes. Não basta apenas gostar de cozinhar, entender como funciona a preparação dos pratos e querer ingressar na área, é preciso buscar formação para melhorar e aprender habilidades profissionais. 

Curso superior em gastronomia

A faculdade é uma das opções para atuar nas áreas da gastronomia, sendo indicado para quem deseja seguir seus estudos em nível superior. 

O tempo de formação da gastronomia faculdade costuma ser de 3 anos, em média, sendo oferecidos pelas universidades e faculdades do país, nas modalidades presencial e a distância. 

Curso técnico 

O curso técnico nas áreas da gastronomia também é uma opção para ingressar no mercado. Com uma formação que leva de 1 ano e meio a 2 anos, o profissional se torna apto a desenvolver suas atividades profissionais de forma exemplar em diversos ramos.

Para ter uma boa formação, procure instituições confiáveis e que ofereçam boa grade curricular nas áreas da gastronomia. 

Cursos livres nas áreas da gastronomia

Os cursos livres nas áreas da gastronomia são uma das melhores opções para ingressar no mercado, pois sua carga horária costuma ser bem menor, já que os conteúdos são direcionados para um ramo específico.

Por meio dos cursos livres, o aluno tem bons conhecimentos e aprimora habilidades específicas para atuar em empresas, eventos e por conta própria, como prestador de serviços e empreendedor. 

Nos cursos livres é possível realizar uma formação básica em gastronomia, para conhecer e desenvolver as bases dos preparos culinários até formações mais avançadas e específicas, como a panificação e confeitaria. 

Com isso, além de atender às diversas demandas desse mercado, há maiores oportunidades para desenvolver mais serviços nesta área e no empreendedorismo, que possui cada vez mais possibilidades e crescimento. 

Lembre-se: a paixão pelas áreas da gastronomia não deve ser a única motivação para atuar e empreender, é necessário buscar conhecimento constante de outros ramos e técnicas de cozinha. 

Agora que você já conhece as áreas da gastronomia e as oportunidades, não deixe de seguir as nossas dicas para ingressar em um dos setores que mais crescem na economia brasileira.