Como derrubar a parede da forma certa

Como derrubar a parede da forma certa

Com as tendências de reforma dos últimos anos, os ambientes com maior espaço e mais iluminação têm se tornado a preferência nacional. Para que isso seja possível, é preciso derrubar algumas paredes e, até mesmo, realocar alguns móveis. 

Ainda que seja recomendado ter um profissional ao seu lado, há a possibilidade de fazer com as próprias mãos, mas isso exige um pouco mais de cuidado e preparo, principalmente com os materiais que serão usados. Confira, abaixo, como derrubar a parede de forma correta.

Por que derrubar uma parede?

Antes mesmo de derrubar uma parede, é importante saber o porquê disso ser necessário. Algumas pessoas acabam optando por tirar algumas dessas estruturas para deixar o ambiente um pouco mais amplo, conectado ou, simplesmente, para melhorar a circulação, seja de ar ou de pessoas.

Em ambientes que possuem crianças, é necessário retirar algumas paredes para ganhar mais espaço para as brincadeiras. Além disso, também será preciso para conseguir encaixar mais móveis no cenário e, consequentemente, guardar mais objetos, como os brinquedos ou, até mesmo, os armários para as roupas.

Também há a vantagem de derrubar uma parede para trazer uma maior iluminação para o cômodo. Uma menor quantidade de divisões na casa irá favorecer a entrada da luz, fazendo com que ela se espalhe cada vez mais longe. Assim, da mesma maneira que a iluminação, o ar terá maior chance de chegar a novos ambientes.

No entanto, antes de começar a derrubar uma parede, que tal fazer um planejamento? Essa simples atitude faz com que haja menos chances do processo dar errado, além de possibilitar a avaliação do ambiente. Se necessário, procure a ajuda de um profissional para que ele dê as devidas orientações.

O que é necessário saber antes de derrubar uma parede?

Uma das principais recomendações para aqueles que estão pensando em derrubar uma parede é entender qual a funcionalidade dela na estrutura de uma casa. São muitos tipos de divisórias existentes e, com certeza, elas possuem funções completamente diferentes, o que pode resultar em um acidente por falta de conhecimento.

Sendo assim, antes de começar a derrubar qualquer coisa que tenha visto pela casa, saiba diferenciar uma parede de alvenaria e uma parede estrutural. As paredes comuns são muito simples de derrubar, veto que só possuem vigas e pilares de sustentação. Basicamente, são compostas por tijolos e cimento.

Para quem possui alguma parede com tijolo ecológico, a derrubada também será simples. Ainda assim, é importante ressaltar que as vigas e pilares não devem ser removidos de maneira alguma do ambiente, até porque fazem parte da estrutura da sua casa ou apartamento e a remoção poderá causar problemas.

No entanto, quando falamos de paredes estruturais, é necessário ter um cuidado redobrado. Isso porque elas são feitas com blocos de concreto e possuem a função de estruturar a casa. Em casos como esse, é necessário fazer uma consulta à planta antes de pensar em derrubá-la para evitar um desmoronamento.

Quais materiais devem ser utilizados?

Outro ponto necessário para derrubar uma parede é o material que será utilizado no processo. Tenha a certeza de que você terá, sob sua posse, todas as ferramentas precisas para não sofrer qualquer acidente e obter êxito em seu objetivo.

Confira, abaixo, quais são as principais ferramentas para derrubar uma parede.

Martelo demolidor

O martelo demolidor pode ser definido como um equipamento essencial para derrubar uma parede. Ele nada mais é do que uma ferramenta capaz de demolir e quebrar concreto e tijolos. Visualmente falando, ele se parece com uma britadeira, principalmente por causa de seu tamanho e peso.

No mercado, é possível encontrar os mais variados tipos de martelo demolidor, variando de acordo com o peso, entre 10kg e 30kg. O martelo de 10kg é o mais leve de todos e, por isso, pode apresentar um manuseio mais simples. Ainda assim, pode não ser o suficiente para derrubar uma parte da estrutura.

Martelete rompedor

Muito parecido com o material mencionado anteriormente, o martelete rompedor é uma versão um pouco menor do martelo. Ainda assim, esse equipamento é muito poderoso e pode ser essencial na hora de demolir. Seu manuseio é muito mais simples, principalmente por causa da leveza do equipamento.

Você pode encontrá-lo na versão de 5kg, sendo um equipamento extremamente indicado para a retirada do reboco e do revestimento das paredes. Suas principais características estão atreladas com a precisão, rapidez, economia e pouquíssimo esforço físico aplicado na hora de operar.

Cortadora com disco

A cortadora manual com disco não pode faltar na sua lista se estiver desejando derrubar uma parede. Isso porque ela é excelente para a realização de cortes em tijolos, alvenaria, concreto e cimento. Além disso, precisa ser utilizada com as duas mãos firmes, sendo bastante versátil e utilizada nos mais variados ambientes.

Passo a passo para derrubar a parede

Para que você possa derrubar uma parede corretamente, é necessário seguir alguns passos. Só assim será possível colocar a área indesejada abaixo, mas sem prejudicar a estrutura geral do cômodo. Veja, abaixo, como fazer isso da forma correta.

Passo 1

Antes de tudo, é preciso inspecionar todas as paredes da casa. Antes de derrubá-la, é preciso comprovar que a parede selecionada compõe a estrutura básica da sua casa. Sendo assim, não a derrube se ela fizer parte do apoio dos alicerces.

Passo 2

Após descobrir qual o tipo de parede que irá derrubar, faça uma delimitação da zona onde precisará trabalhar nos próximos dias. Deixe o cômodo vazio e guarde tudo o que estiver em seu interior. Assim, será possível evitar a quebra de objetos e, também, sujar tudo.

Passo 3

Antes de começar a demolir a parede, é importante desligar toda a corrente elétrica da casa. Caso não faça isso, muito provavelmente sofrerá com algum curto-circuito ou causará um acidente grave.

Passo 4

Agora é hora de separar. Não faça a demolição com roupas comuns. Lembre-se de se proteger dos pedaços de parede que serão arremessados no ar, assim como todo o pó produzido. Então, use máscara, óculos, capacete e luvas. Hora de colocar a mão na massa!

Quer mais dicas como está? Venha conhecer o site da Eco Máquinas!