Simulado Detran no seu estado

Simulado Detran no seu estado

Hoje, falaremos do simulado do Detran. Esse, referente à prova teórica do órgão, visto que a prática não pode ser simulada.

Esse simulado pode, inclusive, ser encontrado no site do Detran de vários estados. Mas não de todos, como você verá mais abaixo.

Assim, parte de nosso objetivo, aqui, hoje, é mostrar em quais estados você tem essa possibilidade e em quais, você deve recorrer a meios externos. Além de destacar qual é a importância da prova e de seu simulado. Saiba mais abaixo.

​O Que é o Simulado Detran?

Dentre as etapas para a obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação, está a prova teórica do Detran. Essa é importante para aferir os conhecimentos do futuro condutor acerca de diversos assuntos técnicos referentes à prática de direção.

Por ser tão importante, é necessário que se pratique essa prova. Aí, entra o simulado do Detran. Esse, inclusive é disponibilizado pelo site do Detran de diversos estados.

E, fora dele, existem sites (muitos deles confiáveis) em que você pode simular a sua prova teórica. Essa pode ser feita gratuitamente e quantas vezes você desejar. E, assim, garantir uma nota melhor na hora da prova.

Alguns desses sites permitem, inclusive, que você simule, até mesmo, o teclado virtual utilizado na prova. E definir outras condições, de acordo com o Detran do seu estado, como a quantidade de questões ou de alternativas.

Abaixo, vamos, também, mostrar quais estados disponibilizam, ou não, os simulados do Detran. Veja quais são.

Acre

O Detran do Acre, infelizmente, não possui simulado da prova teórica do Detran. No entanto, é possível encontrar simulados de suas provas em sites gratuitos, com facilidade.

Alagoas

O estado do Alagoas, através do seu Detran, não possui um simulado da prova teórica. Mas, assim como no estado do Acre, simulados gratuitos estão disponíveis online, com facilidade.

Amazonas

Felizmente, o estado do Amazonas, pelo site do Detran, possui um simulado da prova teórica. E ele vale tanto para a 1ª habilitação quanto para a renovação.

Amapá

A exemplo de outros estados, o Detran do Amapá não oferece simulados em seu site. Porém, faz indicações de simulados externos.

Bahia

O site do Detran da Bahia não só oferece um simulado próprio, como possui 3 simulados diferentes. Tanto para a primeira habilitação, quanto para a renovação. Isso pois tratam-se de provas diferentes.

Ceará

O Detran do Ceará não possui simulado da prova teórica. Mas, por outro lado, oferece várias orientações para quem vai fazer a prova.

Distrito Federal

O Distrito Federal não possui simulado da prova teórica, no site do seu Detran. Mas modelos gratuitos estão disponíveis online, com relativa facilidade.

Goiás

A exemplo doo Distrito Federal, o Detran de Goiás não possui um simulado de sua prova. Porém, esse é facilmente encontrado online em outros sites.

Espírito Santo

O simulado da prova teórica do Detran do Espírito Santo é uma prova com 30 questões, com 4 alternativas cada. A mesma prova é disponibilizada para a primeira habilitação e para a renovação de carta.

Maranhão

Não é possível encontrar um simulado para a prova teórica do Detran do Maranhão, em seu site. Mas isso não significa que você não possa encontrar simulados confiáveis fora dele.

Minas Gerais

Não existe opção de simular a prova do Detran, no estado de Minas Gerais. Mas, sendo um dos maiores estados da Federação, não faltam simulados externos, para você praticar.

Mato Grosso

Não existem simulados próprios, no site do Detran do Mato Grosso. Porém, o órgão indica um site particular de simulados, para os interessados.

Mato Grosso do Sul

O estado do Mato Grosso do Sul não oferece simulados ou indicações em seu site. Mas a facilidade em se encontrar simulados não-oficiais, porém confiáveis, é grande.

Pará

No estado do Pará não existe simulado da prova teórica, no site do Detran. Mas os condutores do estado podem recorrer, sem problemas, a sites que disponibilizam simulados gratuitos.

Paraíba

Não existe simulado oficial da prova teórica do Detran, no estado da Paraíba. Porém, não difícil encontrar sites confiáveis simulando o teste.

Pernambuco

Não exite um simulado no site do Detran de Pernambuco. Mas é, relativamente, fácil, encontrar simulados online, gratuitamente.

Piauí

Não existe um simulado para a prova do Detran no site do estado do Piauí. Porém, o órgão oferece orientações, bastante completas, para os que estão se preparando para o teste.

Paraná

É possível encontrar um simulado oficial da prova teórica, no site do Detran do Paraná. Ele é composto por 30 questões e é diferente para a 1ª habilitação e para a renovação de CNH.

Rio de Janeiro

O site do Detran do Rio de Janeiro possui um simulado próprio de sua prova teórica. Esse é destinado tanto para quem vai renovar a carta quanto para quem busca a primeira habilitação.

Rio Grande do Norte

Infelizmente, o site do Detran do Rio Grande do Norte não possui um simulado oficial de sua prova teórica. Porém, você o encontra, facilmente, em outros sites.

Rondônia

Não existe um simulado oficial, no site do Detran de Rondônia. Porém, esse não é difícil de achar, em sites gratuitos e confiáveis.

Roraima

No site do Detran de Roraima, é possível, encontrar um simulado, de sua prova teórica. As questões do simulado são as mesmas que caem na prova.

Rio Grande do Sul

No site do Rio Grande do Sul, é possível encontrar 2 simulados de sua prova teórica. Ambos possuem 30 questões, com 5 alternativas cada uma.

Sergipe

Para os que estão procurando tiara a 1ª habilitação, existe um simulado no site do Detran de Sergipe. Porém, essa prova diferente da aplicada para a renovação de CNH.

São Paulo

O site do Detran de São Paulo possui um simulado para a primeira habilitação. O mesmo pode-se dizer para os que buscam a renovação.

Tocantins

Não existe um simulado para a prova teórica no site do Detran do Tocantins. Mas não é difícil encontrá-lo fora dele.

Como é possível notar, existem diversas opções para aqueles que buscam se preparar para a prova teórica. Seja dentro dos sites dos Detrans ou fora deles. O importante é não deixar de estudar.