Sono e criatividade

Sono e criatividade: entenda porque ambos estão ligados

Se está com dificuldades para realizar uma tarefa, e falta aquela pontinha de criatividade, abandone tudo e vá tirar um cochilo! Segundo uma pesquisa, sono e criatividade andam de mãos dadas. Mas, vale ressaltar, que essa implicação só vale para o sono REM. Mas sem desespero, neste artigo você terá acesso a todas as informações necessárias sobre sono e criatividade para te ajudar.

O sono REM ( Movimento Rápido dos Olhos), caracterizado também pela presença dos sonhos, que muitas vezes são ótimos se forem com sentido, mas se não, eles podem nos dar uma dor de cabeça, principalmente se ficarmos nos perguntando qual a simbologia dele para nós.

Mas, ainda bem que temos o auxílio da internet, para solucionar esse pequeno problema, aliás, se você não sabe, existe um dicionário de sonhos, prontinho para você! Vou dar um tempinho a você, para dar um Google e pesquisar alguns sem sentido que já teve, como por exemplo: qual o significado de sonhar com rato ?

Talvez até tenha feito uma cara de surpresa ao ler o exemplo, mas garanto a você, poderá encontrar de tudo. Além disso, estudos indicam que o sonho pode auxiliar em nossa criatividade!

Ficamos por fora do mundo real, e durante nossos sonhos, nosso subconsciente tenta resolver os problemas que foram impostos em nosso dia.

Duplas para a inovação

Sabemos que, ter uma ótima noite de sono, pode nos proporcionar um dia cheio de motivação. Garanto que ao final do dia, poderá dar um ‘check’ em todos os afazeres dispostos em sua agenda.

O sono ainda é um mistério para muitos pesquisadores, mas certamente já deve ter escutado falar, que após uma noite bem dormida, a ideia para solucionar algum problema veio à mente. Isto acontece devido a formação de redes associativas que não foram previamente ‘computadas’ pelo cérebro.

Para que isso de fato ocorra, é necessário que tenha pelo menos oito horas de sono diárias em seu dia, horas a mais ou a menos podem te trazer problemas. A dica é que se possível, durma sempre o mesmo horário, assim, com o tempo seu corpo irá se acostumar e os benefícios serão notados de imediato. Seu sono e criatividade vão agradecer!

Sono e criatividade e sua relevância

Sabe-se que temos dois tipos de sono durante a noite, o sono REM e o não REM.

A principal diferença entre eles, é que durante o sono REM, seus olhos se movimentam rapidamente em diferentes direções, enquanto no sono não REM este fator não acontece.

Sono não REM

A partir do momento em que pega no sono, o sono não REM começa seu trabalho; nos primeiros 15 minutos, você passa por três fases que ele oferece:

  • A primeira fase consiste na hora em que você está quase cochilando, mas que por qualquer barulho pode acordar. Isso pode durar de 5 a 10 minutos;
  • A segunda fase, é quando você está com um sono mais leve; seus batimentos cardíacos diminuem e sua temperatura corporal também. É a hora em que seu corpo se prepara para a última fase.
  • Terceira e última fase, seu corpo apresenta um sono profundo, ela ocupa cerca da metade de todo seu sono durante a noite.

Esta é a fase em que o corpo fortalece seu sistema imunológico e regeneram tecidos, ossos e músculos.

Sono REM

Normalmente, ela acontece após 90 minutos da terceira fase do sono não REM. O primeiro período é o menor, com apenas 10 minutos; as fases posteriores ocupam todo o restante do tempo, no qual estamos dormindo.

Durante todo esse período, seu ritmo cardíaco e respiração se manterão acelerados, por isso, é nesta fase em que seus sonhos acontecem.

Sua criatividade ganha mais influência no sono REM, pois seus neurotransmissores passam por mais mudanças nesta fase, fazendo com que suas memórias sejam reconstruídas.

Mas não significa que ele não tenha uma pequena influência do NREM, afinal, ambos não acontecem sem um nem o outro. Por isso, alguns pesquisadores acreditam que a junção dos dois sonos podem ajudar nossa criatividade, porém, ainda é algo a se descobrir.

Criatividade X Insônia

É provável que já tenha ouvido falar, que pessoas mais criativas possuem mais dificuldade para dormir, mas não significa que elas dormem menos tempo. Estudos comprovam que somente após um sono profundo, sua criatividade é ‘acionada’.

É fato, que pessoas criativas dormem mais, porém elas apresentam mais dificuldade para chegar ao sono; pesquisadores explicam que este fator acontece, pois pessoas criativas têm tendência a pensarem demais.

A insônia é um fator bem comum entre pessoas que trabalham com a criatividade. Mas não deixa de ser um fato, que pessoas com potencial altamente criativo dormem as horas necessárias. Como sabemos, um cérebro cansado, não trabalha!

Por isso, sono e criatividade são uma excelente dupla para que efetue com exatidão as tarefas de seu dia, use das horas disponíveis para ter uma ótima noite de sono!