Revestimento de parede, conheça os tipos

O revestimento de parede precisa ser bem escolhido, afinal ele faz parte da decoração da casa ou do estabelecimento empresarial.

Além da parte estética, é preciso entender que cada ambiente tem suas características e pode exigir alguns cuidados, como é o caso da cozinha e do banheiro.

Existem revestimentos para a área externa e revestimentos para a área interna, a seguir vamos falar um pouco sobre cada um e você vai conhecer quais são os tipos de revestimento mais utilizados.

Revestimento de parede externa

Quando falamos em revestimento de parede externa é preciso pensar além de fatores de decoração, não basta escolher um tipo de revestimento porque você o acha bonito, é preciso pensar no funcional.

O lado de fora de uma casa, prédio ou estabelecimento comercial fica exposto aos fenômenos naturais como vento, chuva e sol. Por isso, é extremamente necessário que o revestimento de parede dessa área seja resistente e próprio para ter contato com esses agentes.

Revestimento de parede interna

Já no lado interno, não há essa exposição citada acima. Porém, ainda sim os revestimentos de cozinha e banheiro precisam de atenção devido a umidade desses locais.

Tirando isso, existem várias opções de revestimento para paredes internas, desde os mais decorativos até os mais simples. Vamos conhecer um pouco sobre esses revestimentos? Continue a leitura!

Tipos de revestimento de parede

A seguir você vai conhecer quais são os principais revestimentos de parede utilizados, tanto opções de lado externo quanto de lado interno. Confira:

Pintura

A pintura é o revestimento mais conhecido por todos, ela pode ser utilizada nas paredes, no teto ou até mesmo no piso. Tanto no lado de fora, quanto dentro do ambiente.

Para quem busca um revestimento de parede barato, a pintura é uma opçãobem econômica e oferece diversas possibilidades de cores. As tintas mais usadas nas pinturas são as de acrílico e a de látex PVA.

Além disso, elas podem ser com acabamento brilhoso, acetinado ou fosco, dependendo da vontade e necessidade da pessoa.

Papel de parede

O papel de parede ganhou muitos adeptos devido a sua versatilidade, baixo custo e fácil aplicação. Esse tipo de revestimento não exige tanta manutenção, o que facilita o dia a dia.

É ideal para quem deseja decorar o ambiente interior, podendo ser usado como revestimento para quartos, revestimento para salas e demais espaços.

Uma loja de papel de parede possui estampas das mais variadas, desde as mais delicadas até as mais chamativas, dependendo do gosto de cada um.

Pastilha

O revestimento de pastilha costuma ser utilizado na cozinha e no banheiro, isso porque as pastilhas possuem alta resistência a umidade, sendo ideais para esses lugares.

Trata-se de um revestimento um pouco mais caro, mas como forma de economizar pode ser instalado apenas em pequenas partes do local, para dar um charme à decoração sem gastar muito.

Grafiato

Esse tipo de revestimento é mais usado para decorar a parte externa das casas, prédios ou demais estabelecimentos. Embora não seja uma regra, já que algumas pessoas ainda utilizam em salas de estar, por exemplo.

O revestimento de grafiato cria uma certa barreira contra a umidade, impedindo que entre no ambiente, por isso os proprietários optam por esse estilo.

Tijolinho

Os tijolinhos, ou materiais que imitam tijolinhos, formam um revestimento bem legal para as paredes. São uma ideia de decoração mais rústica que quando alinhada a demais tipos de revestimento traz um destaque ao ambiente.

Eles podem ser usados tanto do lado de fora, como dentro. Muitas pessoas optam por mesclar os tijolinhos com outras texturas, criando um aspecto mais sofisticado.

Porcelanato ou cerâmica

Esses tipos de revestimento são os mais indicados para áreas de umidade como o banheiro e a cozinha. Isso por sua impermeabilização que permite além de tudo uma boa lavagem do espaço.

Porém, não é regra, o porcelanato e a cerâmica podem ser aplicados em demais ambientes. Por exemplo, são muito utilizados para decorar halls de entrada prédios empresariais, pois possuem muita elegância e passam um tom de seriedade.

Esses são só alguns dos tantos revestimentos possíveis para o seu espaço, a dica é pensar nos detalhes aqui comentados e descobrir qual melhor se encaixa na sua necessidade e desejo.

Revestimento de parede