Importância de colchão e travesseiro de qualidade para seu sono

Importância de colchão e travesseiro de qualidade para seu sono

Modelos errados podem ser os responsáveis por você não descansar corretamente à noite

Dormir bem é essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Quando você não descansa, sente dificuldade para cumprir suas atividades (sensação de estar mais lento), sem contar a possibilidade de abusar do café e dos doces.

Até porque, para compensar a baixa de energia, o organismo precisa de glicose, por isso é normal ter mais fome depois de uma noite mal dormida. O que você não imagina é que um colchão e um travesseiro de qualidade podem ajudar a resolver o problema e garantir oito horas de sono tranquilo. 

Sim, talvez você esteja indo dormir sempre no mesmo horário e cumpra o mínimo de horas necessário para o corpo se sentir descansado. Ainda assim, no outro dia se sente com a bateria zerada. Surpresa! Talvez isso seja culpa do seu colchão. Entenda agora a importância deste item e do travesseiro para a qualidade do sono.

Função do travesseiro

O travesseiro tem uma missão simples, a de apoiar a cabeça e alinhar a coluna enquanto você está deitado. Para isso é importante se atentar a alguns fatores, como o tipo, a altura e a posição em que você dorme.

Tipos de travesseiro e a escolha do modelo ideal

Existem diferentes tipos de travesseiro: de penas, de espuma, de microfibra, de molas e de bambu. Os de espuma são os mais comuns, enquanto os de penas ou plumas são tidos como mais nobres. 

Os de bambu e os de molas são menos conhecidos, sendo o último uma versão de espuma mais resistente, pois alia espuma com molas. Para escolher o modelo ideal é preciso prestar atenção na altura e na posição que você dorme.

Travesseiro alto

Se você gosta de dormir de lado, o melhor é apostar no travesseiro alto. O objetivo é formar 90 graus entre o pescoço e o ombro, garantindo o conforto durante o sono. Os modelos espuma de viscoelástica ou de bambu são os mais indicados.

Travesseiro médio

O travesseiro médio é indicado para quem gosta de dormir de costas, com o objetivo de preencher o espaço entre a nuca e coluna. Podem ser de espuma látex ou plumas/penas.

Travesseiro baixo

O travesseiro baixo ou muito baixo é recomendado para pessoas que dormem de bruços. Essa posição não é ideal, mas se você se sente confortável assim, o melhor é que o travesseiro te ajude a ter uma boa noite de sono. O material indicado é a espuma.

Função do colchão

O colchão tem a função de relaxar o corpo e permitir que você durma confortavelmente. Deve ser adequado à sua altura e ao seu peso. Além disso, pode ser de espuma, de molas, de molas ensacadas, de látex ou viscoelástico.

Colchão de espuma

Um dos modelos mais conhecidos e mais vendidos. Tem várias densidades e precisa ser trocado com mais frequência, porque se adapta ao formato do corpo e deforma.

Colchão de molas ou molas ensacadas

Os colchões de molas contam com molas envolvidas por uma camada de espuma. Os de molas ensacadas envolve um conjunto de molas envolvidas uma a uma, o que deixa o colchão mais estável. De um dos lados, conta com uma camada de espuma por cima.

Colchão de látex

Modelo durável que se adapta ao formato do corpo, é mais confortável e antialérgico. É recomendado para quem tem rinite e lida com muitas dores musculares e nas costas.

Colchão de viscoelástico

Trata-se de um colchão com espuma moderna, com tecnologia usada pelos astronautas. Ele se molda ao corpo durante o sono, mas retorna ao formato normal, sem deformar. É mais caro, mas suporta todos os pesos e alturas.

A importância do colchão e do travesseiro

Depois de conhecer os tipos de colchão e travesseiro, você percebeu que a importância de ambos está no conforto. A coluna precisa manter-se reta, para evitar dores lombares e na cervical. Então, sempre pesquise e veja o modelo que melhor se adapta ao seu jeito de dormir.