Sua empresa investe em diversidade

Sua empresa investe em diversidade? Saiba como começar essa iniciativa

A diversidade é essencial dentro dos ambientes e investir na pluralidade de perfis faz toda a diferença

A diversidade nas empresas tem sido tema cada vez mais abordado e importante no mundo corporativo e, contar com os mais diferentes perfis de profissionais e incentivar a pluralidade de pessoas é um grande diferencial no mercado.

Olhar para a diversidade é muito mais do que ter uma cota de contratações, mas investir verdadeiramente em ações e processos para que ela seja promovida e respeitada. Como seu negócio está olhando para a diversidade? Saiba como começar e crescer com essa iniciativa.

Diversidade: muito mais do que a nova moda no mercado

É fato que a diversidade está “na moda”, ou seja, muitas empresas estão olhando para ela e criando uma agenda para tal. Toda ação que beneficie a diversidade é um grande ganho, mas é crucial saber que ela é muito mais do que um processo para ganhar likes ou tornar a marca da empresa mais legal.

A diversidade no ambiente de trabalho significa o desenvolvimento por parte da organização, de uma postura madura diante da pluralidade da nossa sociedade. Isso significa acolher os colaboradores nas suas diferenças e apoiar a inclusão e a tolerância com as multiplicidades culturais.

Podemos definir diversidade como um conjunto de pessoas com características e qualidades diferentes e que fazem parte de grupos culturais também distintos. 

Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes idades, etnias, necessidades especiais, religiões, crenças variadas, orientações sexuais, classes sociais, gêneros, culturas, entre outros.

Contar com pessoas diversas, que vivenciam diferentes situações e compõem muitas amostras do mundo faz com que os colaboradores tenham ideias amplas e contribuam para o sucesso do negócio.

Vale dizer que existem leis, como a Lei Nº 8.213, de 1991, que determina que as empresas com mais de 100 funcionários tenham em seu quadro de profissionais determinado percentual de pessoas com deficiência.

Porém, diversidade é muito mais do que um simples número para cumprir leis. Diversidade nas empresas tem a ver com os valores pregados pelas instituições e seu compromisso com a igualdade social, ou seja, ser uma empresa diversa é acolher pessoas, acreditar nos valores de inclusão e ter papel atuante no compromisso com a igualdade social.

Como investir e garantir a diversidade nas empresas?

Para promover e garantir a diversidade é preciso entender o que é ela e ter atitudes reais dentro do ambiente organização. Para isso, é essencial respeitar pensamentos, opiniões, crenças, valores e pessoas diferentes.

A diversidade deve ser uma preocupação de todos na empresa, afinal, de nada adianta contratar diversos perfis e não existir aceitação do grupo, afastando os indivíduos e prejudicando a experiência do novo profissional.

Portanto, antes mesmo de iniciar processos seletivos e buscar diversidade dentro da empresa, é preciso entender quem já está por lá, conhecer seus perfis e trabalhar na cultura organizacional dentro do negócio. É interessante investir em diálogo, treinamentos, dinâmicas e experiências entre equipes, líderes e gestores.

A partir daí, é preciso ter processos que foquem em capacidades técnicas e comportamentais e que insiram os mais diferentes tipos de perfis de pessoas no negócio.

É essencial lembrar também que não basta contratar pessoas para aumentar a diversidade e deixá-las apenas em ambientes operacionais. É importante ter os mais diferentes tipos de pessoas nas posições de lideranças e de estratégia para que a diversidade realmente esteja presente em toda a estrutura organizacional.

Quanto mais diverso todo o quadro de colaboradores, mais incentivada é a diversidade no ambiente e somente com diferentes perfis é possível garantir que ela seja respeitada e valorizada em seu ambiente.

Lembre-se também que é preciso ter atenção às pessoas e ações educativas para que a diversidade seja de fato respeitada. Não permita comentários inadequados e faça com que o preconceito e qualquer tipo de julgamento fique longe dos seus grupos e negócios.

É essencial ter ações do RH e lideranças atentas e presentes para esse tipo de acompanhamento.

A diversidade deve ser uma cultura do negócio e é essencial que ela seja incentivada e preservada nos ambientes. Ter diferentes tipos de pessoas dá apenas vantagens para os negócios e certamente coloca a empresa um passo à frente no mercado.

Como sua empresa está olhando para a diversidade? Pense nesse tema e faça com que ele seja cada vez mais presente em seus negócios!