Benefícios da Toxina Botulínica

Os tratamentos injetáveis, como a aplicação da toxina botulínica, são comumente usados ​​como soluções antienvelhecimento.

Por um lado, você tem preenchimentos dérmicos. Esses injetáveis ​​contém soluções que são injetadas sob a pele para adicionar mais plenitude, sumir com as rugas, reduzir os sinais de envelhecimento e suavizar marcas de expressão.

Por outro lado, você tem neurotoxinas, que funcionam de maneira diferente. A neurotoxina mais comum é a toxina botulínica, que geralmente é chamada de Botox, nome do produto que a tornou mais famosa.

Este é um dos tratamentos injetáveis ​​mais populares do mercado e tem sido usado por muitos anos. Como uma neurotoxina aprovada pela FDA, apresenta muitos benefícios quando usada em seu rosto.

As injeções de toxina botulínica fazem os músculos relaxarem, assim, aumentando a amplitude de movimento na articulação.

Também causando o efeito de rejuvenescimento ao ser aplicado no rosto, pois torna as linhas de expressão mais suaves.

O que é a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é uma neurotoxina que é injetada em seu rosto durante o tratamento com produtos como o Botox.

Geralmente, há uma associação com ‘toxinas’ sendo algo negativo que você não quer em seu corpo. Na verdade, uma quantidade excessiva desta toxina pode ser perigosa e até letal dependendo da forma que for ingerida, mas quando ela é injetada em quantidades pequenas ela não representa mal algum para o nosso organismo.

A própria toxina ajuda a retardar os sinais de envelhecimento e ajuda a eliminar rugas e linhas finas moderadas a graves.

Isso ocorre porque ela inibe os músculos faciais de contrair e fazer movimentos repetitivos, causando uma paralisia temporária do músculo.

A aplicação do botox tem como alvo pequenos músculos responsáveis ​​pelas expressões faciais, reduzindo sua capacidade de enrugar.

Ao fazer isso, ela impede que os músculos puxem a pele, amassando-a e criando linhas que levam a rugas dinâmicas. Deixando a região com um ar mais juvenil.

Quais os benefícios do Botox?

Já está muito mais que comprovado que o Botox funciona perfeitamente bem, o que é um grande benefício para quem precisa do mesmo para tratar outras doenças ou até para tratamentos faciais.

A ciência por trás disso não pode ser contestada: ao evitar que seu rosto faça expressões repetitivas, você pode impedir a formação de rugas. Isso faz com que sua pele pareça muito mais lisa e mais jovem.

Os resultados podem durar de 4 à 6 meses antes que os tratamentos de retoque sejam necessários, o que é bastante impressionante para uma neurotoxina injetável em quantidades mínimas.

Você não tem que se preocupar com a segurança e confiabilidade do Botox. É aprovado pela FDA e passou por vários testes para garantir que é seguro para uso.

Você pode desfrutar dos benefícios antienvelhecimento sem se preocupar com os efeitos colaterais que poderiam vir a surgir ao utilizar qualquer outro produto genérico.

As injeções de aplicação do Botox bloqueiam certos sinais químicos dos nervos do seu corpo, principalmente sinais que fazem os músculos se contraírem ou tremerem.

O uso mais comum dessas injeções é relaxar temporariamente alguns músculos faciais que causam rugas na testa e ao redor dos olhos, principalmente.

As injeções de Botox também são usadas para tratar doenças que afetam o funcionamento do corpo. Exemplos incluem:

  • Distonia Cervical: É uma condição que causa muita dor, pois os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, fazendo com que a cabeça gire ou vire para uma posição desconfortável indesejada.
  • Olho Preguiçoso: A causa mais comum de olho preguiçoso é um desequilíbrio nos músculos responsáveis ​​pelo posicionamento e movimento dos olhos.
  • Contraturas Musculares: Algumas condições neurológicas, como paralisia cerebral, podem fazer com que seus membros se contraiam em direção ao centro. Em alguns casos, esses músculos contraídos podem ser relaxados com injeções de Botox.
  • Hiperidrose: Nessa condição, a sudorese excessiva ocorre mesmo quando a temperatura não é alta e você não está se esforçando.
  • Enxaqueca Crônica: Se você tiver enxaquecas por mais de 15 dias por mês, as injeções de Botox podem ajudar a reduzir a frequência da dor de cabeça.
  • Disfunção da Bexiga: As injeções de Botox também podem ajudar a reduzir a incontinência urinária causada por uma bexiga hiperativa.
  • Estremecimento dos Olhos: As injeções de Botox podem ajudar a aliviar a contratura ou espasmos dos músculos ao redor do olho.

Riscos da Aplicação do Botox

As injeções de Botox são relativamente seguras quando realizadas por um médico experiente na aplicação da mesma. Tendo efeitos colaterais mínimos ou até mesmo inexistentes. 

Porém, nem tudo são flores, e os possíveis efeitos colaterais e complicações que a aplicação de Botox poderia causar incluem:

  • Dor, inchaço ou hematoma no local da injeção;
  • Dor de cabeça ou sintomas semelhantes aos da gripe;
  • Pálpebras caídas ou sobrancelhas tortas;
  • Sorriso torto ou babando;
  • Secura dos olhos ou lacrimejamento excessivo.

Embora muito improvável, é possível que a toxina da injeção se espalhe pelo corpo e cause efeitos negativos em outras áreas do mesmo.

Caso note isto, ligue para o seu médico imediatamente se você notar qualquer um desses efeitos algumas horas ou até semanas depois de receber Botox:

  • Fraqueza muscular;
  • Problemas de visão;
  • Dificuldade em falar ou engolir;
  • Problemas respiratórios;
  • Perda de controle da bexiga.

Os médicos geralmente não recomendam o uso de Botox durante a gravidez ou amamentação. E o Botox não deve ser usado em pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca.

Por isso fique atento(a) a todas as possíveis consequências da aplicação do Botox e veja se vale ou não a pena correr o risco.

Benefícios da Toxina Botulínica