Segurança residencial, 11 dicas para ficar protegido

No texto de hoje vamos dar incríveis dicas úteis para maior segurança residencial, afinal, o seu lar é o seu templo, seu local de descanso e conforto. E manter esse local desprotegido é arriscar toda a paz que sua cabeça precisa.

Quando se fala em segurança residencial, vem a mente cerca elétrica, lanças, muros altos… mas isso nem sempre é suficiente e muito menos o foco total de todo problema.

Vamos ver abaixo algumas dicas para melhorar a segurança da sua casa, deixando toda a sua família segura e tranqüila.

COMO MELHORAR MINHA SEGURANÇA RESIDENCIAL?

As pessoas pensam apenas no básico… um assalto, não é mesmo? Mas saiba que a segurança está muito além disso… Vamos falar de todos os pontos sobre segurança residencial nesse post

GRADES SÃO UMA OPÇÃO SEGURA

Um quintal com vista para rua inibe invasores, já que eles ficam visíveis dentro do imóvel enquanto tentam arrombar portas ou janelas. Por isso, as grades acabam virando boas aliadas de sua residência. Dê preferência aos modelos com poucos pontos de apoio, para dificultar ainda mais que alguém escale e pule sua grade.

MUROS ALTOS, MAS COM CERCA OU CONCERTINA

Os muros escondem o interior do imóvel, por isso eles devem ser altos (acima de 2,5 mts) e devem ter cerca elétrica ou concertina na parte de cima. Isso dificulta bastante a escalada dos meliantes. Evite saliências ou cantos cegos, principalmente perto das portas e portões de acesso do imóvel.

UMA BOA ILUMINAÇÃO É ESSENCIAL

A luz é sempre uma boa amiga do morador, já que os gatunos preferem agir no escuro e na penumbra. Por isso, coloque lâmpadas que não sejam retiradas e que tenham sensor de presença. Assim você economiza e mantém o quintal bem iluminado caso tenha qualquer movimento. Isso vale para as áreas internas e externas do imóvel. Ilumine também sua calçada e acessos. Aliado ao muro ou uma boa grade, a iluminação vai fazer você dormir melhor durante a noite.

ALARMES E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE SEGURANÇA

Se você optou por colocar sensor de movimento nas lâmpadas, pode também agregar um alarme nesse mesmo sensor. Instale também sensores em portas e janelas, assim qualquer arrombamento será noticiado.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

A maioria dos alarmes também tem acesso de câmeras de segurança. Hoje em dia você pode optar pelos modelos WiFI que vão lhe dar acesso via celular, podem gravar todas as imagens e o mais importante, vão te dar uma noção de como está a rua antes de sair.

USE TRANCAS E FECHADURAS ROBUSTAS

Fora as fechaduras convencionais, se possível, instale trancas auxiliares. Todo impecilho é seu aliado, já que o ladrão analisa quanto tempo ele vai levar para arrombar o imóvel e todos esses itens de segurança vão fazer ele pensar duas vezes antes de tentar invadir sua casa, garantindo sua segurança residencial.

JANELAS TAMBÉM DEVEM ESTAR SEGURAS

Instalar trancas extras também vale no caso das janelas. Janelas com vidros grandes são mais seguras, pois fazem mais barulho para quebrar. Os ladrões costumam escolher vidros pequenos para estourar. Considere também colocar grade em suas janelas, mas sempre se certifique que elas não são facilmente removidas por fora do imóvel

SACADAS TAMBÉM PRECISAM DE SEGURANÇA

Residências com pavimento superior devem conter sensores de barreira instalados no alarme. Assim, qualquer invasão será noticiada. Aqui, temos outro perigo (fora o de roubos) que é o de uma queda acidental.

Crianças, idosos e animais de estimação são os mais afetados em caso de quedas. Para evitar isso, um item de segurança básico como uma tela de proteção resolve bem o problema, fora que é um item à mais na hora do ladrão tentar invadir, já que ele vai ter que cortar a rede antes de acessar a sacada.

CUIDADOS COM A GARAGEM

Se possível, tenha um portão eletrônico, com aquele dispositivo de abertura e fechamento rápido. Parar para abrir e fechar deixa você e seu imóvel muito exposto. Certifique-se de manter sua garagem sempre bem trancada, mesmo que você for sair e voltar rapidamente.

NÃO DEIXE OBJETOS NO QUINTAL

Lembre-se que às vezes suas coisas podem ser usadas contra você. Então evite deixar objetos e ferramentas à vista no quintal. Evite também ar condicionado de janela, já que ele pode ser removido e facilitar a entrada do meliante.

FAÇA A POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA PARA TER UMA BOA SEGURANÇA RESIDENCIAL

Ter um bom relacionamento com seus vizinhos é fundamental na hora de um problema. Isso porque um acaba vigiando a residência do outro, acostumando com os seus hábitos e na hora de um assalto, ele pode chamar a polícia, caso tenha visto algo estranho em sua casa.

Em média, os ladrões demoram apenas 60 segundos para invadir um imóvel. Por isso, quanto mais trabalhoso a entrada e mais à vista seu imóvel, menor a chance da sua casa ser escolhida. Analise sempre as vulnerabilidades da sua casa. Se imagine sem chave e veja se é possível entrar em casa sem ela.

Conhecendo os pontos fracos do seu imóvel, fica mais fácil para você fortalecê-los, colocando em prática alguma das dicas sobre segurança residencial que deixamos acima, assim sua casa vai ficar mais segura. Se você pensou em algo que não entrou em nossa lista, deixe um comentário abaixo… até a próxima dica de segurança!

Créditos da imagem: House photo created by jcomp – www.freepik.com

segurança residencial