Como decorar uma área externa

Para aprender como decorar uma área externa, você não precisa de muita coisa. Na verdade, poucos itens geralmente já conseguem criar um ambiente dinâmico, elegante e muito propício ao bem-estar.

Além dos itens de decoração externos, você pode apostar em um gramado bonito, pedrinhas decorativas, canteiros de flor e por aí vai. A criatividade é o que deve falar mais alto nesse caso e, portanto, não há uma “regra” de como decorar uma área externa.

Veja as nossas dicas para começar a colocar a mão na massa!

Dicas de como decorar uma área externa

A decoração de uma área externa pode acontecer de maneiras muito criativas e dinâmicas. E na verdade você não precisa, sequer, comprar um montão de coisas – o que deixa tudo ainda mais barato.

Antes de mais nada, você precisa entender o objetivo da área externa. Ela será apenas decorativa ou você vai querer usá-la no dia a dia? Os itens e o estilo de decoração mudam, nesse caso. Portanto, veja como construir um ambiente elegante e criativo.

Escolha o revestimento

Não é por ser um ambiente externo, que ele pode ficar “desleixado”, não é mesmo? Portanto, a escolha do revestimento para esse espaço é muito importante. Inclusive, escolher um revestimento elegante e criativo já é mais do que suficiente para dar um up no espaço. 

Uma estrutura de pedras ou cerâmica geralmente é uma boa ideia. Evite revestimentos como piso laminado ou piso em manta. Eles são muito bonitos, só que para áreas externas, não são indicados. A não ser que você tenha um pergolado ou uma área externa coberta. Nesse caso, vale a pena.

Plantas são essenciais

Não há como pensar como decorar uma área externa, sem uma boa combinação de plantinhas, não é mesmo? As plantas são muito bonitas e com certeza devem fazer parte desse ambiente – que é um ambiente mais leve e descontraído.

Palmeiras e plantas verdes são boas alternativas. Principalmente para ambientes maiores. Mas se o espaço for menor, você pode apostar em flores e plantinhas de menor porte. O importante é deixar o verde tomar conta do espaço.

Até mesmo um espaço com grama é indicado. Afinal, querendo ou não, a grama é um tipo de planta, não é mesmo? E caso você queira uma grama que não precisa cuidar, poderá usar uma grama sintética decorativa, que dura muito e deixa o ambiente sempre elegante.

Iluminação de jardim

Luz é decoração. E para aprender como decorar uma área externa, não há como abrir mão de uma iluminação criativa e que gere conforto. Pode ser aquelas luzes de jardim, que refletem a decoração, ou pode ser uma iluminação com pisca-pisca de natal, que também fica bem legal.

Aposte em pontos de luz de led. E no muro, você pode instalar algumas lâmpadas centrais e que tenham sensor para ligar sozinhas. A luz traz um preenchimento bacana que outros objetos não trazem.

Cadeiras de descanso

Como decorar uma área externa sem boas cadeiras de descanso, não é mesmo? Esse tipo de objeto é indispensável em ambientes que tenham piscina. Até porque as cadeiras ajudam a criar um conforto ainda maior e deixam o espaço bem bonito.

No entanto, não pode ser qualquer cadeira. Precisa ser uma cadeira com tela sling. Esse é um material feito exclusivamente para ser usado em ambientes de piscina. A tela sling dura muito, é confortável e não estraga com o tempo (sol e chuva).

Se você optar por cadeiras diferentes, lembre-se que elas precisam ser feitas de tecido impermeável. Além de que o pé para sofá que será instalado na cadeira deve ser alto para a água escoar por baixo.

Almofadas com capa impermeável

Já que você vai colocar cadeiras de descanso ou para piscina, por que não colocar algumas almofadinhas também, não é mesmo? Como decorar uma área externa é também um projeto criativo. Por isso, você pode usar almofadas de acordo com o estilo do ambiente.

No entanto, lembre-se que o tecido da almofada precisa ser impermeável. Caso contrário, a almofada vai molhar, absorver água e terá fungos em poucos dias. Além de que o tecido em si pode apodrecer rapidamente.

Acabamentos em madeira/rústico

Uma área externa geralmente terá uma boa combinação de elementos naturais e rústicos. Afinal, é uma área de descanso e natureza tem tudo a ver com isso. Portanto, explore alguns acabamentos em madeira para que o espaço fique ainda mais bonito e elegante.

Madeiras trazem um charme rústico que deixa o ambiente incrível. Os banquinhos de madeira, por exemplo, são a prova disso. Você pode mantê-los no quintal, eles podem molhar e, mesmo assim, terão uma ótima durabilidade.

Aproveite as nossas dicas de como decorar uma área externa e comece ainda hoje a colocar a mão na massa. Lembre-se de comprar itens que sejam adequados para ambientes externos e mãos à obra

como decorar uma área externa