Como montar uma Serralheria? Tudo oque você precisa saber

Montar uma serralheria não é tão difícil quanto se imagina, basta ter em mente que você está iniciando um negócio que requer um espaço amplo e muitas ferramentas para se trabalhar com metal.

Hoje em dia se tem uma crescente pelo sonho do empreendedorismo, montar um negócio próprio e não depender mais de ninguém para ter seu próprio sustento.

Com isso, alguns vêm se perguntando como montar seus negócios e o que é necessário para tal. Assim, hoje nós iremos lhe ensinar como montar uma serralheria e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é uma serralheria?

Primeiramente precisamos começar pelo começo, afinal, o que é uma serralheria? Uma Serralheria é um espaço onde se trabalha exclusivamente com metal.

O metal é moldado e transformado em produtos diversos, como portões, janelas e outros produtos de metal no geral.

O ramo da serralheria é uma excelente alternativa para quem tem interesse em ingressar em uma nova profissão ou iniciar seu próprio negócio. Bastando apenas entender bem os processos técnicos que são necessários para se desenvolver bem essa profissão.

Também é muito importante ter noção de como anda este mercado, para não ingressar nisto em uma área onde não se tem demanda desse tipo de serviço, ou que se tem muitos concorrentes próximos, já que estamos falando de um negócio local.

Como está o mercado para uma Serralheria?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber e entender muito bem como está o mercado ligado aos setores que se beneficiam da serralheria. Afinal, de nada vale abrir uma serralheria se não tiver clientes.

O setor que mais precisa de produtos de uma serralheria é o de Construção Civil, de fato eles são os maiores compradores de janelas, portas e vigas de aço. Todos os produtos que se compra em uma serralheria.

Não há dúvidas que acompanhar o mercado de construção ao seu redor pode ser um excelente ponto positivo para o seu negócio, afinal, mesmo em meio a crise, o setor de Construção Civil nunca para de funcionar completamente.

Citando exclusivamente neste ano que estamos vivendo, 2022, apesar do setor ter sofrido uma leve desaceleração em suas operações, o ramo da construção civil ainda vai crescer muito com tudo o que está ocorrendo.

Existem dezenas de novos condomínios sendo levantados a cada dia e isso é muito interessante para quem é serralheiro ou está pensando em montar uma serralheria, pois assim é possível fazer produtos tanto em pequena quanto em larga escala, e consequentemente movimentar a economia do seu negócio.

Por estes motivos, não tenha medo de montar uma serralheria, mas também é muito importante focar em vários setores para manter o caixa girando e não em apenas um.

Também é muito importante ter uma mente aberta e analisar algumas tendências de mercado para se planejar com antecedência e ter sucesso.

Como administrar uma Serralheria?

Para abrir qualquer negócio que vá prosperar é preciso saber administrar o mesmo, para montar uma Serralheria em BH não é tão diferente assim.

Compreender todos os processos de produção é um ponto muito importante, entender a entrada e saída de produtos pode evitar desperdícios, e causa impacto direto na parte financeira do seu negócio.

  • Antes de começar a montar uma serralheria, primeiro comece se perguntando e anotando todos os pontos das seguintes perguntas:
  • Qual o investimento total?
  • Com quantos vou precisar para iniciar?
  • Vou contar com funcionários?
  • Qual o tamanho do espaço que irei precisar?
  • Quais equipamentos vou precisar?
  • Como escolher o espaço que será a minha serralheria?

Fazendo essa análise geral do que será necessário, você com certeza já vai ter uma noção boa do quanto irá precisar para montar uma boa serralheria.

Em uma média, nós mensuramos que para montar uma serralheria, com o espaço, equipamentos e funcionários já inclusos, fica por volta de 140 mil reais.

Esse investimento é um valor muito alto para ser feito de qualquer forma, por isso batemos na tecla de que isto precisa ser muito bem planejado para evitar grandes prejuízos futuros.

A sua serralheria também precisará de funcionários para atender aos seus clientes sem problemas e sem prejuízos.

Com quanto posso iniciar?

O valor que foi citado logo acima é uma média, mas pode variar.

Claro que todos os equipamentos são importantes, porém é possível dar prioridade aos mais essenciais e adquirir os outros com mais calma.

Vou contar com funcionários?

Sim, é sempre necessário ter pessoas para ajudar durante o longo processo de fabricação das peças.

Ter mais de uma pessoa trabalhando, além de deixar o trabalhos menos pesado para um único, torna o processo mais rápido e ágil.

Entenda que nem tudo se é possível fazer sozinho, principalmente se você quiser se destacar nesse negócio para atender grandes demandas sem se preocupar.

Qual o tamanho do espaço que irei precisar?

Isto só é possível dizer com certeza depois de contabilizar todos os equipamentos, produtos e funcionários que se terá no local.

Contudo, em uma média feita por especialistas, estima-se que seja por volta de 300 metros quadrados.

Este espaço será suficiente para comportar todos os equipamentos, produtos, matérias primas e etc que serão utilizadas.

Lembre-se que também deve separar uma sala para o setor administrativo do seu negócio.

Quais equipamentos irei precisar?

Nós separamos uma lists contendo os 10 equipamentos essenciais para montar uma serralheria. Veja:

  • Furadeira de impacto;
  • Lixadeira de cinta;
  • Serra tico tico;
  • Multicortadora;
  • Esmerilhadeira;
  • Moto esmerilhadeira;
  • Transformador de solda;
  • Máscara de solda;
  • Tesoura faca;
  • Torno de bancada.
Como montar uma Serralheria