Como as franquias estão se impulsionando com marketing digital?

Já ouviu falar em marketing digital para franquias? O marketing digital é uma ferramenta primordial para que as franquias possam impulsionar os seus resultados. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, investir em estratégias de marketing digital não é uma opção, mas sim uma realidade ou necessidade que muitos estão inseridos.

Isso porque o investimento em estratégias de marketing digital auxilia na expansão de uma franquia no que se refere à prospecção de franqueados. Assim, vemos que a marca se fortalece diante do cenário que está inserida, logo, as ações digitais devem ser consideradas imprescindíveis para a sua franquia.

Por que investir em marketing digital para franquias?

O marketing digital em franquias não serve apenas para expandir a rede ou novos franqueados, mas também a fortalecer a marca, além de prospectar clientes. Ademais, destaca-se que essas estratégias possuem um custo menor, bom posicionamento no meio digital e maior possibilidade para mensurar os resultados obtidos.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre as vantagens que o marketing digital envolve, analise o atual cenário das mídias e como ocorria antes. Sem o marketing digital, a divulgação das empresas era feita através da televisão, rádio, panfletos, revistas e afins.

Isso tudo dependia de um investimento muito alto, e nem todos os empreendedores que estão no início tem essa disposição financeira. Além disso, as estratégias de marketing digital trazem consigo uma previsão melhor do público atingido.

Como aderir às estratégias de marketing digital para franquias?

Os primeiros passos para aderir às estratégias de marketing em franquias é o planejamento e a organização.

Trace os seus objetivos

Para saber o que fazer, é necessário definir onde você deseja chegar, e por isso trace os seus objetivos. Esse direcionamento tornará mais fácil de colocar em prática o que você deseja fazer, focando melhor as estratégias.

Uma dica interessante é que você defina um objetivo que possua relação com a necessidade principal da franquia, encontrando as prioridades e as colocando em primeiro lugar.

Alguns objetivos como exemplo são:

  • Prospecção de clientes;
  • Engajamento com o atual público;
  • Fortalecimento da marca;
  • Construção de autoridade; e
  • Expansão da rede, de modo a conquistar franqueados.

Crie metas para atingir os objetivos

A fim de alcançar os seus objetivos, você deve criar algumas metas, que são pequenos passos que te aproximam do objetivo final. Dessa maneira, essas metas devem ser mensuráveis e claras.

Portanto, caso a franquia tenha como objetivo maior a expansão da rede, é necessário traçar estratégias que trazem resultado para isso. Por exemplo, quantos franqueados seriam prospectados em 6 meses? Por mês? Como melhorar as vendas?

Analise as suas personas, concorrentes e o mercado que está inserido

Outra etapa primordial é analisar as personas, o mercado e a concorrência que a sua empresa tem. Afinal, para que as estratégias de marketing digital sejam eficazes, é preciso direcioná-las para um público em específico, e não de forma aleatória.

Nesse sentido, antes de colocar em prática alguma ação, faça uma análise sobre as suas personas, isto é, os clientes que a sua franquia considera como ideal. Além disso, faça também uma pesquisa do mercado de sua franquia, analisando todos os concorrentes e como eles agem.

A partir disso, é possível entender o que os seus clientes gostam de ver, ou não, e melhorar ou remover das suas estratégias.

Monte o seu plano de marketing

Por fim, monte o seu plano de marketing, contendo as personas da franquia, o estudo dos concorrentes que você encontrou, as metas e os objetivos. Com o plano marketing em mãos, será possível ter todas as estratégias bem delimitadas.

Exemplos de marketing digital para franquias

Após a contextualização feita acima sobre como você pode aderir às estratégias de marketing digital para a sua franquia, conheça alguns exemplos a seguir:

Mídias sociais para franquias

Hoje em dia, as mídias sociais são utilizadas pela maioria da população, isso envolve consumidores, clientes em potencial, empresas e franquias. Por isso, ter presença digital é primordial para a sua franquia.

Nesse sentido, você deve decidir sobre a criação de um perfil único da franquia ou distribuir em relação às unidades dos franqueados. Definir isso é essencial para seguir com as estratégias e mensurar os resultados obtidos com as mídias sociais.

Comunidades e parceria com influenciadores

No mundo digital, a criação e manutenção de comunidades é muito eficaz para divulgar a sua franquia. Além disso, considere ainda as parcerias com influenciadores, que estão em alta atualmente.

A comunidade serve para unir os seus franqueados, com o intuito de discutir as estratégias e as dificuldades enfrentadas, solucionando dúvidas que contribuem para o crescimento da franquia.

Inbound marketing

O inbound marketing é um pilar do marketing, e a sua metodologia pode ser definida como a atração de clientes, conversão de leads e oferta de conteúdo. Isso tudo com foco na qualidade.

A lógica do inbound marketing é acompanhar um cliente na sua fase inicial até o atendimento pós-venda, por exemplo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia incrível para quem deseja focar em tráfego orgânico, pois é uma maneira de educar com excelência os seus clientes. Com essa estratégia, você deverá desenvolver conteúdo que atrai, converte e se relaciona com os clientes.

Por meio de um planejamento de conteúdo, a sua franquia irá construir uma ponte envolvendo os franqueados.

Criação de blogs com foco na conversão

Por fim, a nossa última dica sobre marketing digital para franquias é que você crie um blog com foco na conversão de clientes. Para isso, será necessário contar com as técnicas de SEO, ou o Search Engine Optimization.

Com o SEO, o seu site, página ou texto melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca, aparecendo na primeira página, por exemplo. Isso faz com que os clientes encontrem com mais facilidade a sua franquia.

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