Oversizing: o que é e a sua importância em um sistema solar fotovoltaico

Originário da língua inglesa, o termo oversizing pode ser traduzido para “sobredimensionamento” e diz respeito ao superdimensionamento das placas fotovoltaicas em um sistema de geração de energia solar. Isso ocorre quando há mais placas do que o inversor suportaria, de acordo com sua potência.

Também chamado de overpaneling, overloading ou overbuinding, o oversizing pode ser utilizado nos casos em que se pretende gerar mais energia, sendo até considerado benéfico em alguns casos. Porém, é necessário atenção quando há superdimensionamento excessivo, pois ele pode reduzir a vida útil dos equipamentos que compõem o sistema solar fotovoltaico. 

Entenda o que é dimensionamento de um sistema solar 

O dimensionamento consiste na realização de estudos que analisam as especificidades do local onde o sistema de geração de energia solar será instalado, possibilitando a identificação dos equipamentos que serão utilizados para garantir a produção da energia solar. Em outras palavras, podemos dizer que o dimensionamento é a etapa de planejamento do sistema. 

Dimensionar um sistema de geração de energia não é uma tarefa simples, demandando conhecimento especializado e qualificação profissional. Quando feito de maneira adequada, o dimensionamento garante um melhor aproveitamento do espaço disponível para instalação do sistema e eficiência de produção.

Inversor e oversizing do sistema

O que limita a potência de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica é a potência do inversor, um dispositivo que se responsabiliza por converter a corrente contínua gerada pelos painéis solares em corrente alternada, possibilitando o uso doméstico e industrial da energia produzida. 

Isso significa que a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos fica limitada à potência de saída do inversor. Caso um sistema esteja dimensionado e instalado com potência inferior à do inversor, sua produção fica limitada. Por outro lado, quando há mais painéis do que a potência do inversor, é possível maximizar o desempenho do sistema. 

O oversizing faz com que o inversor tenha que operar em capacidade máxima com maior frequência, sobrecarregando-o. Essa é uma prática que potencializa a saída de energia em condições de baixa luminosidade, por exemplo. 

Qual a importância do superdimensionamento?

Embora não seja uma técnica obrigatória em sistemas de geração de energia solar, o oversizing é um recurso que pode ser muito útil no momento de fazer o dimensionamento. Dessa forma, é possível alcançar benefícios como:

  • Maior eficiência do sistema;
  • Maximização da saída de energia em condições de baixa luminosidade;
  • Redução dos custos do projeto de geração solar, uma vez que possibilita a aquisição de um inversor menor;
  • Melhor relação custo-benefício do sistema como um todo. 

A maioria das fabricantes de inversores já considera a possibilidade do oversizing em seus produtos, mas isso não significa necessariamente que o ideal é sempre trabalhar com os dispositivos no máximo que conseguem suportar. Em alguns projetos, é necessário trabalhar com um sobredimensionamento mais baixo, evitando um efeito chamado clipping — que consiste na limitação de potência. O overzising máximo permitido varia de acordo com o aparelho, sendo necessário conhecer as especificidades do modelo antes de sua instalação.

Oversizing