Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

Pessoas portadoras de obesidade grau 2 ou grau 3 (com IMC maior a 35 e a 40, respectivamente) são potenciais pacientes de uma cirurgia bariátrica. A intervenção cirúrgica é uma das possibilidades existentes para obesos que não conseguem perder peso através de uma dieta alimentar ou de exercícios físicos.

A cirurgia bariátrica consiste em uma redução de parte do estômago ou do intestino do paciente. Como consequência, ele passa a sentir uma menor necessidade de consumo de alimentos, absorvendo menos calorias e assim emagrecendo. 

É importante frisar que a cirurgia não é uma promessa de emagrecimento eterno, mas continuado através de bons hábitos.

Como é realizada a cirurgia bariátrica?

O pré-operatório da cirurgia bariátrica requer uma série de exames clínicos e laboratoriais como em qualquer caso. O acompanhamento deve ser feito junto a outros profissionais, como cardiologistas, psicólogos, nutricionistas e psiquiatras — quando for o caso de pacientes acometidos por problemas psíquicos mais graves.

Além disso, é recomendado que, na véspera da cirurgia, o paciente se adeque a uma alimentação extremamente leve e balanceada. Se possível, consumindo apenas líquidos, tais como:

  • Chás;
  • Sucos;
  • Sopas;
  • Caldos;
  • Água de coco;
  • Iogurtes.

Fumantes também precisam interromper o consumo de cigarros cerca de 30 dias antes da data marcada para a cirurgia bariátrica, de modo a evitar complicações pulmonares na hora da intervenção cirúrgica.

Os procedimentos atualmente adotados podem ser divididos em três. O primeiro é conhecido como restritivo, em que há a diminuição da quantidade de alimento que o estômago consegue receber, induzindo a sensação de saciedade precoce.

O outro tipo é a disabsortiva. Ela altera o tamanho e a capacidade do estômago em receber alimentos. Também modifica a absorção do intestino delgado.

Existe também técnicas mistas — as mais populares e bem-sucedidas cirurgias. Além de contribuir na redução de peso, é também uma cirurgia metabólica, que ajuda no controle de doenças como hipertensão e diabetes.

Pós-operatório da cirurgia bariátrica

A recuperação completa de quem faz uma cirurgia bariátrica compreende o tempo de seis a 12 meses. No período inicial, o paciente pode perder 10% a 40% do peso.

O repouso absoluto dura cerca de um mês. Depois dos primeiros 30 dias, algumas atividades físicas podem ser feitas com cautela e orientação médica. É comum que o paciente seja acometido por náuseas, diarreia e vômito. Exercícios respiratórios e cuidado redobrado com alimentação são fundamentais nesse período.

O pós-operatório da cirurgia bariátrica requer cuidados com a nova alimentação, que deve ser acompanhada por um nutricionista. 

Depois da cirurgia, o paciente precisa ser alimentado com soro na veia. Apenas após dois dias do procedimento ele poderá consumir chás e água. Depois de cinco dias, alimentos líquidos e pastosos estão liberados. O consumo dos alimentos sólidos costuma ser liberado depois de um mês.Se você sente que uma cirurgia bariátrica poderia trazer alterações significativas e positivas na sua rotina, na sua saúde e no seu bem-estar, entre em contato com um especialista e faça uma avaliação médica detalhada do seu perfil, compreendendo da cirurgia e o procedimento é o mais indicado para o seu caso.

Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica