7 cidades para viver em meio às montanhas

Com dimensões continentais, o Brasil é um lugar extremamente diverso, abrigando os mais diferentes lugares para variados públicos e gostos. Além de litoral incrível com praias paradisíacas, nosso país também conta com infinitas montanhas e ideais para quem prefere um clima mais ameno.

Sabemos que escolher uma cidade para morar não é uma tarefa fácil, visto que é necessário levar em consideração diversos fatores importantes, como economia, saúde, educação, entre outros. Contudo, a qualidade de vida também é importante e já foi comprovado que morar perto da natureza contribui significativamente para tal.

Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com 7 cidades brasileiras pra viver em meio às montanhas.

1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Jaraguá do Sul é uma cidade localizada próxima do litoral catarinense, possuindo diversas montanhas para serem exploradas em seu entorno. Inclusive, a cidade recebeu esse nome por conta de uma montanha que se destacava no horizonte.

Mas, além de muita natureza e verde para apreciar, o município é a quinta maior economia do estado, destacando-se nos setores de confecção e metal mecânico. Sendo assim, justamente por combinar desenvolvimento e natureza, oferece aos moradores uma excelente qualidade de vida, fazendo com que cada vez mais pessoas procurem um apartamento em Jaraguá do Sul a fim de instalar-se de ver na região.

2. Serra Negra, São Paulo

Com características de cidade do interior, o município de Serra Negra está localizado no interior paulista, na região do circuito das águas e relativamente próxima da capital. É um lugar bastante limpo e tranquilo, não possuindo trânsito, além de clima ameno e muito verde ao redor.

Inclusive, atrai muitas pessoas que desejam descansar e sair da rotina estressante do dia a dia. Em finais de semana, a praça central costuma ficar cheia de turistas, que vêm principalmente dos grandes centros para aproveitar as padarias, restaurantes e bares charmosos.

3. Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

No meio da Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro, Visconde de Mauá é uma cidade pacata e considerada um dos principais destinos de inverno de serra e montanha do Brasil. Isso não é para menos, situado a 1300 metros de altitude, o município conta com diversas opções gastronômicas, como os deliciosos fondues, trutas e pinhão.

Inclusive, esse último é responsável pelo famoso Festival do Pinhão, que costuma atrair chefs de cozinha de todo o Brasil. Além disso, durante os finais de semana, você pode conhecer as diversas praias da região, assim como se banhar nas belas cachoeiras.

4. Monte Verde, Minas Gerais

Com arquitetura em estilo alpino, a cidade de Monte Verde é uma das mais charmosas do país, com densa floresta de araucária que forma um cenário aconchegante e romântico. Considerado um destino de serra e montanha perfeito para curtir o frio, Monte Verde está a 1300 metros de altitude, abrigando natureza exuberante e ideal para quem gosta de praticar esportes, como escalada, trekking e até mesmo cavalgada.

Com diversas pousadas e hotéis-fazenda, a região oferece extremo conforto para os turistas e moradores, além de abrigar restaurantes que promovem uma explosão de sabores mineiros.

5. Gramado, Rio Grande do Sul

Outra cidade que não poderia ficar de fora de nossa lista é Gramado, sendo a cidade de inverno mais conhecida do Brasil. Localizada na serra gaúcha, ela é uma pequena Europa no Brasil.

Inclusive, no mês de agosto sedia o famoso Festival de Cinema de Gramado, que atrai artistas e cinéfilos de todos os estados do país. Mas, além das montanhas, a cidade também chama atenção por sua arquitetura europeia e flores que deixam as ruas ainda mais bonitas no inverno.

6. Garanhuns, Pernambuco

Engana-se quem pensa que a região Nordeste é feita apenas de praia e calor. A cidade de Garanhuns, a pouco mais de 200 km de Recife tem média de 18 graus no inverno. Rodeada de montanhas, com diversas flores e muito tranquila, ela é conhecida como a Suíça pernambucana. Os parques Pau-Pombo e Eucaliptos são algumas das principais atrações.

7. Domingos Martins, Espírito Santo

Localizada na Serra do Espírito Santo, a cidade de Domingos Martins é um dos principais destinos de serra e montanha do Brasil. Conhecida por suas belezas naturais, ela é reduto do ecoturismo e tem como cartão-postal a grande rocha de cerca de 2 mil metros de altura, a Pedra Azul, na qual abriga um lagarto gigante de pedra, esculpido pela própria natureza ao longo dos anos. Além disso, ela também possui grande variedade de piscinas naturais e cachoeiras.

Então, agora que você conhece algumas cidades brasileiras para viver junto das montanhas, é hora de avaliar outras questões importantes, como economia local, oferta de comércio, qualidade de serviços, cultura, lazer e índices de saúde, segurança e educação. Dessa forma, poderá analisar com calma e assim escolher a melhor cidade para suas necessidades e estilo de vida.

cidades para viver em meio às montanhas