Qual o melhor sistema médico para consultórios ginecológicos?

A gestão de um consultório médico é desafiadora e exige bastante organização e clareza nas informações.

É preciso estar atento para não confundir um paciente com outro, não fazer agendamentos incorretos, entre outros erros. Afinal, quando falamos de saúde, todo cuidado é pouco.

Para facilitar, muitas clínicas adotam sistemas médicos que catalogam informações dos pacientes e permitem rápido acesso a elas. 

Boa parte desses softwares são instalados e armazenados nas máquinas utilizadas pelo consultório, podendo ser acessados apenas por elas. Embora essas características possam passar uma sensação de segurança, também podem trazer problemas. 

Imagine ter um dano causado a alguma dessas máquinas e perder todos os dados de uma paciente gestante, por exemplo? Isso teria um impacto muito grande no tratamento dessa mulher e também na confiança que ela deposita na clínica. 

Para evitar esse e outros tipos de imprevistos, a melhor solução é adotar um software na nuvem!  Esses sistemas são capazes de receber e organizar muito mais informações, as armazenando de forma segura e muito mais tecnológica. 

Tais programas trazem muitas vantagens para clínicas médicas de diversas especialidades, mas são especialmente interessantes para consultórios ginecológicos. 

A saúde feminina é bastante complexa e tratá-la de forma linear e integrada é muito importante para prevenir problemas de saúde e entender como aquele organismo ciclico tem funcionado. 

Isso é relevante para as gestantes, que fazem acompanhamento mês a mês do bebê que vai nascer, mas também para mulheres no tratamento de endometriose, que tentam engravidar, que tenham passado por um câncer de mama ou ovário, etc. 

Não se pode ignorar o processo do corpo, e sem ter uma forma confiável de fazer esse mapeamento e acessá-lo a cada consulta, é impossível fazer essa análise cuidadosamente.

Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre como funciona o sistema médico na nuvem e quais suas vantagens. Acompanhe!

O que é armazenamento na nuvem?

O cloud storage ou armazenamento na nuvem é um sistema que guarda os dados diretamente na internet, em servidores externos, sem a necessidade de um dispositivo físico, como computadores, HDs, unidades móveis, entre outros.

No dia a dia, lidamos com essa tecnologia principalmente com o iCloud e com o Google Drive, que armazenam documentos, fotos e vídeos para que possamos acessá-los em qualquer dispositivo, apenas fazendo login em nossa conta.

Com isso, diversas pessoas podem ter acesso às mesmas informações, mesmo que estejam em lugares totalmente distantes, basta que tenham o link ou a liberação do acesso. Assim, baixar, editar e visualizar arquivos ficou muito mais fácil.

Em um consultório ou clínica médica, essa tecnologia facilita o gerenciamento das informações recebidas, com a segurança de que estarão seguras contra perdas e acessos indevidos. 

Um sistema médico adequado permite que cada funcionário possa acessar as informações que precisa, sem perder a integração de cada uma delas.

Ou seja: no mesmo cadastro, a recepção pode adicionar informações cadastrais, dados de pagamento, data da próxima consulta, etc. Já o médico consegue ver os diagnósticos, tratamentos anteriores e outros históricos relevantes para aquele paciente. 

Quais são as vantagens?

Além da praticidade e da segurança, um sistema médico permite que o estabelecimento esteja adaptado à realidade tecnológica em que o mundo está inserido. 

Com ele, também é possível facilitar a vida do paciente, que pode agendar, remarcar e cancelar consultas de forma 100% online.

Existem funções voltadas também para a telemedicina, emissão de prescrições médicas, atestados e assinatura digital, que podem ser enviadas por mensagem de texto ou WhatsApp para o celular do paciente, de forma bastante discreta e prática.

Tudo isso está adequado às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados, que protege e regulamenta os dados dos cidadãos para que não haja vazamentos que violem a privacidade. Desse modo, você consegue garantir que seus pacientes estarão seguros.

Além disso, o sistema médico também permite que outros aspectos da clínica sejam acessados e geridos, como controle de entradas e saídas de dinheiro, pagamentos de funcionários, controle de compras de insumos e muito mais. 

Com isso, é possível ter uma visualização melhor da realidade financeira do negócio, garantindo que sua manutenção seja sustentável e rentável.

Então, que tal aderir ao uso de um sistema médico na nuvem e se beneficiar de todas essas facilidades? Consulte uma empresa responsável, tire suas dúvidas e contrate o melhor pacote para seu estabelecimento!

sistema médico