Cuidados com o cabelo: 7 dicas para deixá-los mais bonitos

O cabelo costuma ser motivo de preocupação para muitos homens e mulheres, nas mais diversas idades. Isso porque é um verdadeiro símbolo da vaidade humana, desde que o mundo é mundo. Para comprovar isso, faça uma reflexão: você já ouviu a história de Sansão, certo?  O homem que perderia toda a sua força caso o seu cabelo fosse cortado.

Se desde as histórias bíblicas o cabelo tem um papel importante na autoestima e nas habilidades dos seres humanos, é evidente que ele demanda diversos cuidados específicos, principalmente entre as mulheres. 

Afinal, quem não ganha uma dose extra de confiança quando se olha no espelho e vê aquele cabelo cheio, hidratado e bem cuidado?

É por isso que, neste artigo, falaremos sobre cuidados com o cabelo, com 7 dicas incríveis para deixá-lo mais bonito. 

Você vai aprender um pouco mais sobre procedimentos, produtos adequados, cuidados específicos e, também, sobre tratamentos alternativos, como os feitos com óleos essenciais por meio de aromaterapia. Vamos começar?

Por que cuidar dos cabelos?

Você sabe a importância dos cuidados com o cabelo? Muito além da parte estética, cuidar bem das suas madeixas e do seu couro cabeludo pode fazer com que os fios cresçam com mais saúde.

Além disso, isso diminui a queda capilar e a aparição de problemas como, por exemplo, alergias causadas por resíduos de suor, poeira e odores.

O cuidado diário com os cabelos mitiga condições como a dermatite seborreica, popularmente conhecida como “caspa”. Esse problema ocorre devido ao acúmulo de oleosidade no couro cabeludo.

Se você criar uma rotina de lavagem e manutenção, dificilmente apresentará problemas nos fios ou no couro cabeludo.

Entendeu por que é tão importante manter, rotineiramente, os cuidados com o cabelo?

O que considerar antes de fazer quaisquer procedimentos nos cabelos

Uma dica valiosa aqui, para você nunca se esquecer: nunca faça nada sem a supervisão de um profissional adequado para isso. 

Não é saudável, por exemplo, utilizar química no cabelo sem o acompanhamento de um cabeleireiro. Isso porque, quando mal utilizada, a química pode agredir de forma exacerbada os fios do seu cabelo, podendo aumentar a queda ou resultar, inclusive, em um corte químico indesejado.

É importante, também, que você procure um salão com boa reputação, que cuidará dos seus fios de forma profissional. Dessa forma, você terá a certeza de que deixou o seu cabelo nas mãos de alguém que realmente sabe o que faz.

Você também deve prestar atenção na “vida” dos seus fios. Se eles estiverem quebrando muito, talvez seja prudente adiar qualquer processo químico. 

Se estiverem muito oleosos ou opacos, pode ser interessante trocar as linhas de Shampoo, Condicionador e Creme de Hidratação e esperar a oleosidade diminuir, ao invés de partir para a ação.

7 dicas de cuidados com o cabelo

Na web, você encontra várias dicas de cuidados com o cabelo, mas nem todas são tão confiáveis assim.

Pensando em disponibilizar um guia interessante para você, separamos 7 dicas de cuidados com o cabelo para você ter fios incríveis, brilhosos e extremamente hidratados. Confira:

Cuidados com o cabelo: comece por saber como lavar

Antes de mais nada, é importante saber como lavar o seu cabelo e o seu couro cabeludo. Muita gente não dá a devida importância para esse processo, mas ele é essencial para a saúde dos seus cabelos.

O jeito correto de lavar o cabelo é: molhe seus cabelos em água gelada ou morna, nunca quente. Assim, você preserva os fios.

O shampoo deve ser aplicado unicamente na raiz do cabelo, uma vez que o produto entrará em contato com as madeixas durante a lavagem. Não esfregue o cabelo com força, para não enfraquecer os fios.

O condicionador deve ser usado somente nas pontinhas do cabelo, e nunca no couro cabeludo.

E aí, copiou?

Faça cortes regularmente

Pode parecer óbvio, mas fazer cortes regularmente ajuda o seu cabelo a crescer de forma mais saudável, acabando com as pontas duplas e gerando um movimento incrível para os seus fios.

Por isso, aquela frase de “corta só as pontinhas”, apesar de ser levada com muito amor em algumas sátiras, é essencial para quem quer ter um cabelo cheio de vida e de “saúde”, também.

É ideal, em questões de periodicidade, que você procure um cabeleireiro, no mínimo, de 6 em 6 meses. Assim, você cuida da sua autoestima e, também, dos seus fios!

Evite o excesso de produtos químicos

Se você gosta de mudar o visual com frequência, principalmente com diferentes tinturas, você pode estar fazendo mais mal do que bem para o seu cabelo!

Isso porque submeter o cabelo a diversos produtos químicos, sem uma janela de “hiato”, pode fazer com que o cabelo fique com um aspecto “morto”, quebradiço e sem vida. 

Em alguns casos, inclusive, pessoas relatam o surgimento de alergias no couro cabeludo, devido ao uso desses produtos.

Por isso, tenha atenção e, caso seja realmente necessária a utilização de química no cabelo, procure um profissional especializado. Assim, as chances de algo dar errado são muito menores!

Tenha cuidado com o calor excessivo no couro cabeludo e fios

É importante ressaltar que, além de todos os cuidados já citados neste artigo, você também precisa se preocupar com a aplicação de calor excessivo no couro cabeludo e nos fios.

Por exemplo: a água quente tira, do cabelo, a umidade natural. Esse também é o impacto no couro cabeludo. Isso faz com que o cabelo fique mais ressecado e quebradiço.

O calor do secador também é um fator prejudicial para a fibra capilar, uma vez que pode deixar os fios mais frágeis e propensos à queda.

Evite penteados apertados

Fazer um coque ou um rabo-de-cavalo mais apertado uma vez ou outra é super elegante, mas não pode fazer parte da sua rotina.

Qualquer penteado que seja excessivamente apertado pode ser capaz de predispor os fios à alopecia por tração. 

Caso você ainda não saiba, alopecia é uma condição em que a pessoa portadora acaba perdendo os pelos em qualquer parte do corpo. É mais comum, entretanto, na cabeça, acelerando a queda do cabelo.

O distúrbio de alopecia por tração pode ser definitivo ou transitório. Caso perceba algum sintoma, procure imediatamente um médico dermatologista. Ele certamente poderá indicar o tratamento adequado para deixar os seus cabelos novamente saudáveis.

Cuidados com o cabelo demanda massagens no couro cabeludo

Uma forma de garantir que seu cabelo esteja sempre lindo e deslumbrante é massagear, periodicamente, o couro cabeludo. Essas massagens melhoram o fluxo sanguíneo do local e contribuem para que o seu cabelo cresça de forma saudável.

Ah: com massagens no couro cabeludo, você ainda ganha um bônus! Esse tipo de cuidado diminui, consideravelmente, as queixas de enxaqueca.

Utilize shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo

No mercado, atualmente, prateleiras de shampoos e condicionadores têm estado cada vez mais cheias, com uma variedade infinita de produtos para os mais diversos tipos de cabelo. Entretanto, você pode cair em alguma cilada e acabar comprando um produto que não é adequado para você!

Então, a dica aqui é procurar sempre shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo. 

E se você não souber defini-lo, ou encontrar o que é melhor pra ele, cabe uma conversinha com o seu cabeleireiro. Ele certamente passará dicas que manterão o seu cabelo um verdadeiro arraso!

Conclusão

Viu como é fácil, a partir dessas 7 dicas, cuidar bem do seu cabelo? Conta pra gente, nos comentários abaixo, o que você achou!

Cuidados com o cabelo