O que é governança de TI? – Entenda em detalhes!

O que é governança de TI? Como funciona a governança de TI? Como posso criar uma boa estratégia de governança de TI para minha empresa? É possível evitar todo tipo de problema graças a uma boa gestão de escolha de princípios e leis que serão utilizados para a criação da governança de TI? Quais soluções em TI são apresentadas?

A internet já está enraizada em nosso cotidiano. Acontece que não podemos mais retroceder, aos tempos em que a comunicação era feita via internet com conexão de rádio, ou ainda mais, quando possuíamos somente a tecnologia de telefone fixo. Já imaginou voltar a esses “tempos sombrios”?

Dificilmente isso acontecerá, somente se vivenciarmos um verdadeiro apocalipse. Até lá, podemos aproveitar. Quem também pode aproveitar – e muito – o mundo da tecnologia, são as empresas. Através de tecnologias de qualidade, as empresas podem aumentar sua produtividade, e, consequentemente, seu lucro ao final do mês ou ao final de ciclos previamente estabelecidos.

Isso acontece através da tecnologia da informação, setor que aumenta de tamanho a cada ano que passa, melhorando todos os setores subjacentes da empresa, entre outros detalhes. Independentemente do nicho de sua empresa, é possível contratar um bom serviço de TI, e é sobre isso que falaremos.

No conteúdo de hoje, queremos explicar a você o que é governança de TI. Dessa forma, você compreende melhor a dinâmica desse tipo de serviço prestado, podendo aumentar também a produtividade de seus colaboradores. Portanto, acompanhe-nos até o final deste conteúdo e saiba mais detalhes, vamos lá!

O que é TI?

Antes de explicarmos a você o que é governança de TI, primeiro precisamos que você entenda o que é TI, dessa forma, pode compreender melhor sobre o assunto. Caso já saiba exatamente o que é TI, então recomendamos que pule para o próximo tópico, onde já falamos sobre os papéis da governança de TI.

Em suma, TI significa Tecnologia da Informação. Em inglês, a sigla fica ao contrário, sendo mais conhecida ao redor de todo o globo, assim, chama-se IT, sigla utilizada para definir Information Tecnologhy. Trata-se do serviço feito por especialistas, dentro de uma empresa, buscando melhorar todo o sistema de rede web e computadores de uma empresa.

Uma corporação sem um setor de TI é completamente perdida em relação à concorrência que possui um setor de TI. Dizemos isso porque sua produção aumenta e, consequentemente, seus lucros também disparam. Tudo isso ocorre, principalmente, pela rápida resolução de problemas que demorariam horas se tentassem ser solucionados por pessoas não especialistas.

Além disso, a tecnologia da informação ajuda a melhorar a imagem de uma marca: colaboradores e talentos mais capacitados do mercado desejam trabalhar em uma empresa que forneça melhores computadores, melhores softwares de trabalho, entre vários outros benefícios inexplicáveis.

Ainda sim, algumas empresas preferem não investir nisso. O resultado? Ficam para trás em relação a sua concorrência, que possui nem que seja apenas um profissional de tecnologia de informação, mesmo que seja somente para organizar a documentação dos colaboradores ali presentes. Continue lendo conosco para saber o que é governança de TI.

O que é governança de TI?

Afinal, o que é governança de TI? Como funciona? Chegamos então ao tópico principal de nosso conteúdo, onde explicamos a você, de uma vez por todas, o que é governança de TI, como ela funciona, de que maneira ela pode ser definida e, principalmente, de qual forma ela pode ser construída.

De antemão, afirmamos que a montagem de uma boa governança de TI não é tão fácil quanto imagina. Pelo contrário, seu processo de criação pode ser bem complicado, além de que algumas alterações podem ser necessárias com o decorrer do tempo, principalmente no início, quando muitas dúvidas surgem em relação a alguns pontos negativos, necessitando de mudanças.

A governança de TI, portanto, de forma geral pode ser definida em duas formas: o quanto o serviço é bem feito em relação ao que é solicitado pela empresa, e em segundo lugar, como pode aumentar a resolução de problemas. Explicamos cada um dos dois casos logo abaixo. Leia:

O valor do serviço prestado

Esse primeiro ponto é o mais importante, pois representa o quanto a empresa de tecnologia da informação se preocupa com os resultados apresentados. É o resultado de longas reuniões estratégicas entre o líder de RH e o líder do setor de tecnologia da informação, visando organizar, dessa forma, um caminho a seguir que seja proveitoso para ambos os lados, mas é claro, com a palavra do líder do RH sempre sendo a principal.

Mitigação de problemas

Por fim, respondendo a sua dúvida sobre o que é governança de TI, trata-se da organização de regras e valores que serão seguidos na hora da prática, buscando não somente resolver problemas que aparecerem, mas também realizar diagnósticos constantes, buscando antecipar possíveis problemas futuros. Até a próxima!

O que é governança de TI